Duelo de nomes - Samuel vs Tomé

em 12/03/21


Tenho consciência de que há nomes que praticamente não se abordam aqui no blog e isso acontece pelos mais variados motivos mas, na maioria das vezes, acontece por desinteresse - da minha parte ou da vossa. Depois, há outros nomes que não aparecem porque eu não lhes dou o devido valor. Esse parece ser o caso de Samuel, um nome que não sai do top 50 desde, pelo menos, 1990 e que, só por isso, lhe deveria valer uma presença nos meus rankings de clássicos contemporâneos. Por outro lado, também há nomes que se vão repetindo nas minhas listas e que até costumam ter um bom feedback mas que depois não correspondem às minhas expectativas, como Tomé, que tarda a chegar aos cem registos anuais. 

Em termos de popularidade, Samuel sairia claramente vencedor deste duelo, já que tem mais do dobro dos registos de Tomé mas eu acho que vale a pena pensar nos dois em conjunto, primeiro, porque os acho um par perfeito e, segundo, porque os colocaria na linha da frente da nova tendência de nomes simples que já se reflete nos nomes masculinos. 

O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:



12 comentários:

  1. O meu marido chama-se Tomé. Confesso que quando o conheci uma coisa que me chamou logo a atenção foi nome :) conhecemo-nos na escola, e no meio de tantos Pedro, André, João, Tiago, etc. que eram sempre distinguidos pelo apelido, toda a gente sabia quem era o Tomé por ser o único. É um nome que gosto muito, porque apesar de ser distinto e pouco usual, é um nome que toda a gente reconhece e com história.

    ResponderEliminar
  2. O meu filho é Samuel (nascido 2016). Espero que se mantenha pouco popular em Portugal :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito, muito de Tomé. O meu nome masculino de eleição, sem dúvidas. Curto, simples, suficientemente conhecido, mas pouco ouvido. Próximo de Tomás, mas com a sua individualidade. E a meu ver, par perfeito para inúmeros nomes, principalmente, os mais clássicos.

    ResponderEliminar
  4. Tenho vindo a amar Tomé!

    ResponderEliminar
  5. Continuo a rezar para que Tomé não fique popular e se mantenha bem baixinho no ranking... O meu Tomé tem 3 aninhos 😉 agora à espera de ser o mano mais velho, continuamos na luta pelo par perfeito. 35 semanas e o/a bebé ainda sem nome. Ahahah

    Bárbara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomé e ....

      Matias
      Artur
      Jaime
      Romeu
      Xavier

      Aura
      Carmo
      Elisa
      Ester
      Dalila
      Eva

      Eliminar
    2. Gosto de Tomé e Artur

      Eliminar
    3. Conheço um par de irmãos Jaime e Tomé. Resulta muito bem :)

      Eliminar
    4. Tomé e......

      Bento
      Santo

      Eliminar
    5. Eis que o meu Tomé se tornou irmão mais velho de uma Sancha. Obrigada pelas sugestões ☺

      Bárbara

      Eliminar
  6. Parecem mesmo um par perfeito! Dois nomes bíblicos, conhecidos mas não demasiado populares e sem estarem associados a nenhuma década em particular... Gosto dos dois, qualquer um deles poderia ser uma hipótese para um filho, se não houvesse já tantos nomes de menino de que eu gosto ainda mais!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)