Duelo de nomes - João vs Miguel

em 05/02/21


Já aqui falamos da popularidade de João Miguel mas, inacreditavelmente, nunca fiz um duelo entre estes dois nomes e está mais do que na altura. Em Portugal, João é o clássico dos clássicos e têm sido poucas as vezes que foi destronado no topo do ranking. Dele, já se disse tudo neste blog e pouco há a acrescentar. É o clássico jovial, intemporal, que nunca deixará de se usar entre nós. Miguel, por seu lado, é o rei dos segundos nomes, um nome super versátil, que parece adequado junto de qualquer outro nome. Não sei se vocês farão a mesma leitura mas, olhando para os rankings do passado, fico com a sensação de que Miguel poderá ter apelado a muita gente, a partir dos anos 80, como alternativa mais moderna a Manuel - que, para mim, é o nome mais tradicional da nossa sociedade. Miguel é também o nome masculino preferido dos pais brasileiros há vários anos e vai ser interessante acompanhar o resultado deste duelo! 
Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:



9 comentários:

  1. Prefiro Miguel, acho mais meigo!

    ResponderEliminar
  2. Esta escolha é fácil. Miguel é o meu preferido. Tenho um Miguel.
    Agora João é aquele nome que nunca gostei, nem me convence. Nem sequer tem lugar na lista de preferências.

    ResponderEliminar
  3. ambos demasiado populares, apesar de viver em Lisboa, sou do Norte e sempre ouvi João com "ão" fechado, o que faz com que o nome perca o encanto que poderia ter. portanto, voto em Miguel.
    relativamente ao nome mais tradicional da sociedade, a minha dúvida reside entre Manuel e José.

    ResponderEliminar
  4. O nome João não é feio, mas parece-me sempre incompleto. Lá está, precisa do segundo nome.
    Prefiro Miguel.

    ResponderEliminar
  5. Não consigo votar pois gosto mesmo muito dos dois.
    João sempre foi um dos meus nomes preferidos, talvez por ser o nome de um tio que me era muito próximo e que eu adorava, era uma pessoa muito especial. Apesar da extrema popularidade, continuo a achar que é um nome muito bonito e que não hesitaria em usar.
    Quanto a Miguel é um amor recente, que se deve à minha filha adorar este nome. Usa-o em todos os bonecos e diz que, de todos nomes dos amiguinhos da escola, os que têm o nome mais bonito são os dois Miguéis que tem na turma.
    De tanto ouvir o nome, comecei a reparar que realmente é um nome que me soa muito bem e hoje também usaria sem hesitar.
    Já a combinação João Miguel não me agrada.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Comecei a apreciar João recentemente, mas ainda não a ponto de o considerar se, eventualmente, tivesse um filho. Acho-o sobrevalorizado... E as combinações "João Miguel", "João Pedro"... São tão comuns que não me entusiasmam nada...

    Já Miguel é outra história. Adoro o nome e acho uma pena ser tão escolhido para segundo nome. Merecia maior destaque!
    Adoro alguns nomes compostos em que é segundo nome, mas na perspectiva de chamar a pessoa pelo nome composto - por exemplo, José Miguel está na minha lista caso algum dia tenha um menino.
    Mas também gosto de Miguel, sem nenhum outro nome. Acho-o doce mas simultaneamente poderoso. Penso num pequeno rapazinho traquina e irrequieto e num homem adulto inteligente, charmoso, bem sucedido.
    (Vá, há quem associe nomes a cores, como já aqui se falou, já eu imagino a versão criança e adulta de alguém com determinado nome 🤪).
    Já agora, há uns anos conheci um homem, Miguel de primeiro nome. Quando soube o Segundo nome, achei que era uma combinação muito bonita: Miguel Francisco.
    Mesmo não sendo a maior fã de Francisco, adoro a combinação.

    Um último apontamento... Felizmente, nunca associei Miguel a Manuel. Este nome - Manuel - é um dos meus nomes "não-nunca na vida-detesto", não consigo gostar mesmo!

    Pronto, está visto, voto em Miguel 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb adoro Miguel e não gosto nada de Manuel. É como Sara e Lara. gosto mt de Sara mas não de Lara. O meu nome é mIGUEL

      Eliminar
  8. Nome dos meus sobrinhos. Miguel é aquele nome que decide estar em todo o lado na minha vida e sinceramente gosto bastante.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)