Duelo de nomes - Arya vs Maya

em 26/02/21


Internacionalmente, Arya e as suas variantes estão em alta, muito por causa de Game of Thrones, série que entretanto já chegou ao fim. Por cá, Arya chegou aos 14 registos em 2018, o que me parece bastante razoável para um nome moderno e que, ainda por cima, se aproxima muito de área, um substantivo relativamente desinteressante, em termos de significado. Estes dois pormenores não me fariam desistir do nome, nem o Y me incomoda, e acho que Arya pode ser uma opção muito interessante, a par do uso recorrente de nomes como Aurora, Íris, Áurea e Yara. E se acho que Arya tem imenso potencial, penso que Maya ainda tem mais. O que não me afasta de Arya também não me afastaria de Maya, que me parece tão usável quanto Ema, Mara ou Mia. 

Arya & Maya não são nomes tradicionais, que é o que mais parece apelar aos meus leitores mas, dentro do estilo, são dos nomes que mais me agradam, possivelmente até mais do que alguns dos que constam da nossa lista de mais populares. O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:



7 comentários:

  1. O meu preferido é Maya, mas confesso que o Y me incomoda ligeiramente, portanto idealmente preferiria Maia.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Maya (e na grafia Maia). Não consigo gostar de Arya/Aria precisamente por causa da série.

    ResponderEliminar
  3. Maia é o nome da minha gata, já com 11 aninhos. :) Hoje entre Maia e Ária, prefiro Ária (nestas grafias)

    ResponderEliminar
  4. Não consigo gostar de nenhum, mas se tivesse de escolher, que fosse Maya.
    No entanto, não consigo deixar de associar à taróloga Maya e essa associação não abona nada a favor do nome.
    Por outro lado, a grafia Maia... Penso inevitavelmente na cidade da Maia, não penso em nome de gente.

    🤔 Difícil...

    ResponderEliminar
  5. Uma cantora brasileira, deu o nome Zaya à filha. Junção de Maya com Zara.

    ResponderEliminar
  6. São só super feios...
    Para portugueses não mesmo

    ResponderEliminar
  7. Sou do Brasil e Maya já está enjoado nos meus ouvidos, aqui vemos uma em cada esquina e só por isso votarei em Arya.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)