Duelo de nomes - José vs Manuel

em 18/12/20


Ao longo dos últimos onze anos, já publiquei aqui mais de duzentos duelos, quase todos entre nomes populares em Portugal, porque o objetivo dos duelos sempre foi o de me aproximar o mais possível das escolhas reais dos portugueses. Às vezes, sinto que este trabalho está mais do que feito e que se calhar está na altura de começar outra abordagem mas, depois, noto que me faltam duelos tão básicos como este entre José & Manuel. E acho que é um duelo que faz cada vez mais sentido, porque com a grande popularidade de Francisco, acho que poderá haver quem procure outra alternativa entre os clássicos e, além disso, estes dois nomes poderão ser equacionados para futuros irmãos. 

Então, entre estes dois nomes, qual é o vosso preferido? E, pensando então na perspectiva de pares perfeitos, qual vos agradaria mais junto de Francisco? E transformando isto num dois-em-um, se o duelo fosse entre José Maria & Manuel Maria, mantinham o mesmo sentido de voto? 


Resultado da sondagem: 




14 comentários:

  1. o duelo dos duelos, um clássico! entre José e Manuel, voto em José, mas o diminutivo Zé não me agrada. prefiro assim mesmo, José. mesmo com o composto Maria mantenho, mas curiosamente, se fosse ao contrário, preferiria uma Maria Manuel. pensando em pares perfeitos, Francisco & José.

    ResponderEliminar
  2. Por muito clássico que seja não aprecio nenhum dos dois. No entanto, acompanhado de Maria, prefiro José... mas que tal João para o par de Francisco?

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de José nem por nada. Manuel é bem mais bonito e meiguinho. Conheço um Manuel Maria!

    ResponderEliminar
  4. Voto em Manuel. Acho José muito "sem sal" e parece-me sempre que fica "incompleto" sem composto, tal como João, Ana, Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se forem compostos com Maria, já prefiro José Maria, por me soar mais "simples". Acho Manuel Maria demasiado... pomposo?

      Eliminar
  5. Prefiro José mas, tal como o anónimo do primeiro comentário, não gosto dos diminutivos. Prefiro o nome tal como é.

    Também prefiro José Maria a Manuel Maria.

    ResponderEliminar
  6. Ui... Conheço pessoas com todos esses nomes: José Maria, Francisco Maria irmão de um João Maria, Francisco Manuel, Francisco José, João Francisco, Manuel Francisco, José Manuel, Manuel José, até João José e José João... Se escolhemos um clássico podemos tentar combinar com algo um pouco menos clássico?
    Nada de extraordinário, só por exemplo José Duarte ou Francisco Lucas.
    Há uma blogger que tem um Manuel Maria e um José António...
    Adoro Manuel e prefiro a José.
    Mas para par de Francisco, prefiro António.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O irmão do meu pai (que se chama Henrique) chamava-se José Duarte. Sempre adorei essa combinação, apesar de não gostar particularmente desses nomes fora do composto.
      Prefiro Manuel a José e ainda Eduardo a Duarte.

      Eliminar
  7. Confesso que não consigo chamar José nem Manuel a ninguém, sai sempre Zé e Manel - e por isso implico com ambos os nomes.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de nenhum, mas entre os 2, Manuel.

    Na minha turma da escola tinha 3 Ze's, portanto acho um nome super sobrevalorizado

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito, muito, muito de ambos os nomes. Mas, nem pensar em juntá los, como José Manuel ou vice versa. Não gosto nada de os ver juntos. Gosto deles com outros nomes.
    Pensar em colocar Maria no composto, nem por sonhos. Não gosto de ver nomes masculinos e femininos juntos.
    Com Francisco, acho que fica bem com qualquer um deles.

    ResponderEliminar
  10. Engraçado ter lido alguns dos comentários anteriores. Fizeram-me recordar que tenho 3 tios com os nomes:

    José António
    Luis Manuel
    Manuel Francisco

    Nunca tinha pensado na combinação José Duarte. Preferem assim ou Duarte José?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, pessoalmente, prefiro Duarte José, mas vá com o seu instinto.

      Eliminar
  11. Ambos tem sonoridades demasiado antiquadas para o meu gosto e não têm significados que me agradem o suficiente para usar. No entanto, a escolher, iria por Manuel, uma vez de ser o nome de uma pessoa bastante importante para mim, mais do que os Josés que conheci. Manuel também tem a vantagem de ter o diminutivo fofíssimo Manu, que soa bem mais fresco que já tão gasto Zé.
    A minha resposta mantém-se para as restantes perguntas. Acho que Francisco e Manuel dariam um par mais harmonioso que Francisco e José. E Manuel Maria soa-me muito melhor que José Maria, aliás, até acho que o acréscimo de Maria ao nome o faz soar mais jovial. E isto são tudo nomes que eu não ponderaria usar, rs... Com a exceção de Francisco, um dos meus preferidos que, por muita pena minha, teve um surto de popularidade.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)