Duelo de nomes - Francisco vs Lourenço

em 06/11/20


Não tenho esperança de vir a conhecer a lista completa de nomes registados em Portugal em 2020 e já ficaria felicíssima se vos pudesse trazer o top 50, como fiz no ano passado, mas a verdade é que este ano está a ser tão horrível que bastaria um top 10 para me dar algum ânimo! Tenho curiosidade para saber se Rodrigo & Tomás abandonam finalmente a lista dos dez nomes masculinos mais escolhidos e, nesse caso, se seriam substituídos por Vicente & Salvador ou se Lucas se transforma numa das grandes surpresas dos últimos anos. Também me pergunto se Santiago aguentará muito mais tempo no top 3 ou se cede a posição a Gabriel - e este duelo está já agendado para daqui a 15 dias... Não sei o que é que vocês acham, mas não ficaria espantada se Afonso saísse já do top 5, dando lugar a Lourenço, que, a meu ver, é um dos nomes do momento. Em 2018, escolhi-o como Nome do Ano e acho que tem mesmo tudo para fazer um assalto ao top 3 num futuro próximo. Por último, estou também curiosa para perceber se Francisco consegue manter a primeira posição do ranking... Mas agora o que quero saber é a vossa opinião: entre Francisco & Lourenço, qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!


Resultado da sondagem:



10 comentários:

  1. sinto que Lourenço se intensificou, nos últimos seis-sete anos. não é o meu eleito masculino, mas não desgosto.
    Francisco, no meu ciclo de familiares e amigos, é muito, muito recorrente e com os anos, cansei-me absolutamente do nome (e seus diminutivos). voto em Lourenço, sem dúvidas.
    relativamente a Salvador e principalmente, Vicente, espero que não aumentem. acredito que Tomás, Afonso e Santiago desçam, mas o mesmo não imagino para Rodrigo.

    ResponderEliminar
  2. Aiii, não consigo escolher...ambos têm coisas que adoro e que detesto...
    Cabe dizer que gosto dos nomes ditos betinhos, influências de ter vivido muitos anos em cascais, julgo eu,
    Lourenço soa-me sempre bem, mas aquele "ç" é coisa para me fazer embirrar (tenho o mesmo problema com Constança, adoro, mas aquele ç tira-me a vontade), Francisco é o nome de um ex-namorado e durante muitos anos não gostei do nome...actualmente, cada vez que o oiço vou gostando mais, se bem que a alcunha "chico" estraga um bocado o nome, continuo mais fã de Francisca, que detestei até há coisa de 2 anos e hoje amo de coração.

    ResponderEliminar
  3. Filipa, dada a dificuldade que se prevê em encontrar a lista de nomes 2020 deixo uma sugestão: um post onde pudéssemos partilhar os nomes de bebés que conhecemos que nasceram este ano :)

    ResponderEliminar
  4. Gostos dos 2. Apenas escolhi Francisco porque tento evitar nomes com acentos ou cedilhas.

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui um comentário um pouco fora do tópico: sei que há muita gente que implica com cedilhas e acentos nos nomes. Já eu acho que sou o contrário! Acho que inconscientemente tenho tendência a gostar desses nomes. Entre os meus favoritos estão nomes como, Lourenço, Simão, Cristóvão, Sebastião, César, Estêvão, Cecília, Amélia, Salomé e Ângela. Nunca reparei muitos nos acentos e cedilhas mas pensando bem até me dá a sensação de que deixam os nomes mais fortes, doidice minha provavelmente eheh
    Contudo, não dou grande valor a isso, e inclusive há nomes que não aprecio muito que efetivamente têm cedilha ou acento,como Constança por exemplo...

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Francisco, apesar de não ser a maior fã desse nome. De Lourenço não consigo gostar.

    Penso que Rodrigo se irá manter no top 10, Tomás talvez desça um pouco.

    Concordo com a sugestão da Inês, podíamos comentar os nomes dos bebés nascidos este ano, de que temos conhecimento.

    Mas já agora só uma pergunta, porque acha difícil ter acesso à lista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, nos últimos anos, o acesso à lista completa implica a sua compra, coisa que não farei! :(

      Eliminar
  7. Gosto dos dois, apesar de me parecerem nomes muito ouvidos ultimamente, são nomes elegantes e um menino com esse nome fica sempre bem. Votei em Francisco :)

    ResponderEliminar
  8. Francisco! Sempre gostei do nome. Este nome nunca passa, é intemporal. Já de Lourenço não gosto minimamente. Não me atrai em nada

    ResponderEliminar
  9. Rupert Grint, o Ron de Harry Potter, foi pai pela primeira vez. A bebé chama-se Wednesday.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)