Duelo de nomes - Gabriela vs Helena

em 09/10/20



Para choque de muita gente, gosto muito do nome Micaela. E tenho andado a pensar bastante nele, porque estou a ver a maravilhosa série I may destroy you, escrita e protagonizada por Michaela Coel, que retrata um determinado momento da vida de uma jovem londrina chamada Arabella. Infelizmente, Micaela, esse nome longo, forte e medieval, tem deixado de cativar os pais portugueses [esteve no top 50 entre 1997 e 2000 mas agora anda pelos 20 registos anuais] e, ainda nesta terminação, também já não usamos Daniela com a frequência de outrora. Atualmente, o nome terminado em -ela mais popular da lista portuguesa é Gabriela, que também está na minha lista de favoritos, sendo, a meu ver, superior a Gabriel! E quando penso em Gabriela, o outro nome que me vem sempre à mente é Helena. Creio que fazem um par absolutamente perfeito e tenho dificuldade em escolher o mais bonito! O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!


Resultado da sondagem:




17 comentários:

  1. Adoro os dois, mas prefiro Gabriela pq gosto mais do diminutivo Gabi do que Leninha

    ResponderEliminar
  2. Adoro os dois. Votei em Gabriela mas gosto dos dois da mesma forma.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou suspeita, claro :D Mas por acaso, gostando obviamente muito de Gabriela, não adoro Helena. Não sei bem porquê. Tinha uma colega chamada Ana Helena e gosto muito da sonoridade - logo eu que não gosto de nomes 'muletas', mas Helena 'só' não gosto muito. Ainda em relação aos nomes populares, e falando um dia destes com duas colegas grávidas (uma de uma Luísa ou um Sebastião e outra de um Pedro-como-o-pai) apercebi-me que tenho conhecido várias bebés Luísas e isso está a desmotivar-me em relação ao que seria o nome da nossa eventual terceira filha :P Se/quando acontecer estamos feitos, entre o Pedro ODIAR as minhas opções masculinas e eu estar a desenamorar-me de Gabriela pela popularidade, vai ser outra vez o filme do costume :)

    Um grande beijinho Filipa. Leio sempre, nem sempre comento, mas toda a gente já sabe a minha pancada pelos nomes e pelo teu blog :P

    ResponderEliminar
  4. Adoro Micaela, o diminutivo mica é tão fofo e adoro que não seja 1 nome popular.

    É também o meu segundo nome ;)

    Gabriela gosto, e Helena era o nome de uma tia muito querida - Helena Margarida.

    ResponderEliminar
  5. Eu andei na escola com uma Miguela

    ResponderEliminar
  6. Amo Gabriela é o nome que demos a nossa filha que fará 3 aninhos em Janeiro.
    Gabriel acho que foi um dos nomes mais escolhidos para menino em 2018 eu até costumo brincar que mais tarde não me admiro nada que o namorado dela se chamará Gabriel

    Gabriela significa enviada por Deus, e quando descobrimos não hesitamos na escolha! Pq perdemos o primeiro bebé e rezei mt pels vinda dela.

    Helena não gosto. Mas pq já ha na família. E tenho 2 Madalena ou seja Léna e a Leninnha já temos mtas.
    Estudei com uma Helena e não foi das pessoas que mais gostei por isso..

    ResponderEliminar
  7. Prefiro Helena! Mas não gosto do diminutivo Lena.

    ResponderEliminar
  8. Gosto mais de Helena..filipa qual a sua opinião de um nome para um/a irmao/a de Guiomar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guiomar é um nome belo e mesmo não sendo a Filipa, sugiro:

      Guiomar & Alice
      Guiomar & Aurora
      Guiomar & Benedita
      Guiomar & Guadalupe
      Guiomar & Helena
      Guiomar & Margarida (o meu favorito)
      Guiomar & Mercedes
      Guiomar & Olivia
      Guiomar & Pureza

      Guiomar & Afonso
      Guiomar & Duarte
      Guiomar & Estevão
      Guiomar & Gaspar
      Guiomar & Guilherme
      Guiomar & Lopo
      Guiomar & Sebastião
      Guiomar & Vicente
      Guiomar & Xavier

      Eliminar
    2. Subscrevo quase todos os nomes acima sugeridos e acrescento apenas Diogo, Vasco,
      Constança, Frederica, Julieta, Pilar e Oriana!

      Eliminar
    3. Obrigada.. Para rapariga estou em dúvida entre Mercês, Assunção ou Augusta.. Para rapaz entre Lopo e Gastão

      Eliminar
    4. Guiomar & Mercês parece-me mais coeso, mas Assunção é maravilhoso. pessoalmente, prefiro Lopo.

      Eliminar
    5. Pois o problema é alguém da família gostar de Lopo.. Todos odeiam o nome.. O pai quer Caetano.. Mas eu pessoalmente já não consigo apreciar tanto por agora haver tantas caetanas

      Eliminar
  9. Gosto muito dos 2. Gabriela era para ser o nome da minha filha... Até que engravidei e ainda sem saber o sexo do bebé, Gabriela parecia já não fazer sentido... Continuo a adorar o nome.
    Helena é um dos nomes que mais gosto, acho-o simples e doce. Mas, pf, nunca Léna ou Léninha.
    Não consigo escolher entre Gabriela e Helena, gosto dos dois e, se tivesse outra filha, poderia muito bem escolher tanto um como outro.
    Já Micaela... Não consigo gostar. Talvez seja associação a nome de cantora pimba, mas não consigo mesmo gostar... Penso logo em Rebeca, Rute Marlene e por aí adiante...

    ResponderEliminar
  10. O meu voto vai para Helena, sem hesitações.

    Conheço mais Gabrielas, pelas quais tenho muito carinho. No entanto, a popularidade excessiva (especialmente no que toca a nomes femininos) é, para mim, um ponto negativo...

    Surpreende-me que os portugueses não se rendam mais aos encantos de Helena... Por outro lado, ainda bem XD

    ResponderEliminar
  11. Gabriela foi no que votei. Foi o nome dei à minha afilhada. Simpatizo com Helena, mas só de pensar que conheço uma menina Helena com 10 anos e toda, toda a gente a trata por Léninha, acho isso horrível. Ainda mais é a própria menina que pede que a tratem assim.

    ResponderEliminar
  12. Gosto bastante do nome Helena.
    Não me agrada muito o diminutivo “Lena” e conheço uma menina com 5/6 anos que é chamada assim. 😕

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)