Duelo de nomes - Aurora vs Luz

em 30/10/20



Os nomes literais não agradam a toda a gente, o que me parece muito legítimo, e percebo sobretudo as razões de quem me diz que prefere um nome próprio que seja unicamente um antropónimo e que não remeta para mais do que isso. Mas quando ouço dizer que os nomes literais são modernices, reviro logo os olhos, porque o seu uso está bem documentado ao longo dos séculos. Hoje, por exemplo, trago aqui dois nomes que podem ser rapidamente encontrados numa pesquisa aos arquivos da Torre do Tombo. Talvez lhes falte Maria como primeiro nome, e talvez para alguns isso lhes dê mais legitimidade, mas se as tendências nos nomes vão variando, que mal há em variar também a forma como usamos os nomes? 

Eu gosto muito de vários nomes literais e neste grupo incluo Luz e Aurora. E o que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:



23 comentários:

  1. Voto em Aurora porque é nome de princesa =D
    Não, agora a sério, gosto muito de Aurora, é bonito, internacional, moderno mas ao mesmo tempo, clássico.

    De Luz não gosto, sorry. A leoa que há em mim não consegue gostar deste nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, adorei, também sou leoa e “sofro” o mesmo com o nome Vitória 😅

      Eliminar
    2. Vitória é outro nome de que não gosto 😁

      Eliminar
  2. Já agora, Filipa, a votação está ainda com os nomes do último duelo, não dá para votar.

    ResponderEliminar
  3. Difícil escolher. Acho Aurora mais elegante mas talvez goste mais do conceito de Luz. Sou da opinião de que há literais e literais, acho uns perfeitamente aceitáveis e bonitos e outros muito questionáveis. Já sei que há muita gente que adora mas não consigo conceber Concha ou até nomes como Safira ou Cristal 🙅‍♀️ Mas há outros que são muito bonitos mesmo como Clara, Rosa, Alma, Jasmim, Violeta... acho que é muito pessoal.

    ResponderEliminar
  4. Entre Aurora e Luz, escolho Luz. Acho Aurora difícil de dizer e não me soa bem em inglês.

    Respondendo à questão, acho que depende muito do nome mas tendo a gostar de literais por me parecerem poéticos. Daí a usar numa criança vai um longo caminho.

    Para o nosso bebé, caso fosse menina, por acaso, tínhamos escolhido um literal. Há uns anos atrás estava a falar ao meu marido de vários nomes que eu gostava e quando eu disse Céu ele interrompeu-me disse: “Céu! É tão perfeito!” A partir desse momento que é o nome favorito dele. Eu adoro-o por isso nem pensei duas vezes quando engravidei.

    Calhou não ser menina mas fica guardado para uma próxima vez! :)

    ResponderEliminar
  5. Entre estes dois nomes, prefiro Aurora. Conheço uma pequenina com este nome e cai-lhe na perfeição. Confesso que tenho um carinho especial por este tipos de nome, como Vitória, Glória, Rosa, Flor, Salvador, Fausto ...

    ResponderEliminar
  6. Gosto de ambos. Luz é meu último sobrenome, durante antes não gostava muito, mas hoje em dia sou apaixonada. Aurora é um dos meus preferidos começando com a letra A. Nome feminino com A sempre são leves ou maduros na minha opinião. Difícil de escolher.

    ResponderEliminar
  7. Clara, Esperança, Jasmim, Maria da Luz, Maria do Mar, Margarida, Mercês, Pureza, Rosário são alguns dos meus nomes femininos favoritos, portanto, sou adepta de nomes literais. A minha mãe é Aurora, irmã do meio de cinco meninas, duas mais velhas, duas mais novas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por curiosidade, como se chamam as irmãs??

      Eliminar
    2. Alice, Luisa, Aurora (a minha mãe é de '64), Leonor, Teresa. Todas com Maria, como primeiro nome. Segundo as minhas contas, têm 62, 58, 56, 54, 50 anos

      Eliminar
    3. Eu gosto de Jasmim para rapazes

      Eliminar
    4. Sim, por acaso, coloquei Jasmim na lista feminina, por estarmos a falar de nomes femininos. Mas gosto de Jasmim tanto em meninas, como em meninos. O género não é relevante, para mim. E na mesma lógica de Jasmim, Carmim como nome masculino :)

      Eliminar
  8. Gosto taaaaanto de Aurora. Está em que posição no ranking? Estou de 16 semanas e é um forte candidato 😁

    ResponderEliminar
  9. O nome Aurora é o meu nome feminino favorito e que, se fosse possível, usaria sem hesitar. Infelizmente, nunca poderei usá-lo como nome próprio. Tenho muita pena.

    Não gosto do nome Luz. Com significado similar, adoro Lúcia e até gosto de Luzia.

    Ainda não consigo votar, a poll está fechada.

    ResponderEliminar
  10. Neste duelo escolho Aurora. É elegante, tem um significado lindo e é internacional!
    Filipa, no duelo não está a dar para votar.

    ResponderEliminar
  11. É o nome da minha sobrinha mais nova.. Tem duas irmãs (Alice e Eva.)

    ResponderEliminar
  12. Acho que a votação está finalmente a funcionar, obrigada pelos alertas! <3

    ResponderEliminar
  13. Prefiro Luz :) Nunca fui à bola com Aurora.

    ResponderEliminar
  14. Aurora, sem dúvida! Luz é também um nome lindo, mas é demasiado usado no dia a dia, o que dá azo a muitas confusões. Tenho notado isso com uma bebé da família chamada Luz: frases como "chegou a Luz", "falta aqui a Luz", "já vimos a Luz", "a nossa Luz" soam esquisitas... Aurora é mais nome de princesa, sendo pouco usado no seu sentido literal funciona melhor como nome de menina.

    ResponderEliminar
  15. A minha bisavó chamava-se Aurora. Só gosto de Maria da Luz, apenas Luz não me diz nada.
    Votei em Aurora :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)