Júlio & Camilo

em 09/09/20


Em Julho, partilhei uma lista com alguns nomes retro masculinos que foi muito bem recebida, o que parece reforçar a ideia de que alguns daqueles nomes podem regressar a curto prazo às nossas maternidades. Fora desse lote ficaram Júlio e Camilo, que hoje em dia enfrentam a grande concorrência das variantes femininas. Ora, eu não tenho problema nenhum com nomes que têm variante masculina e feminina, nem descartaria nenhum nome por esse motivo, mas sei que não é uma opinião consensual. Ainda assim, não estamos a falar de um cenário raro e no último top 100 que aqui publiquei, podíamos encontrar vários pares, tais como Francisco & Francisca, Gabriel & Gabriela, Valentim & Valentina, Luís & Luísa, Filipe & Filipa, Daniel & Daniela, Bruno & Bruna, Rafael & Rafaela, Vítor & Vitória, Eduardo & Eduarda, Frederico & Frederica, Alexandre & Alexandra. 

É claro que uma coisa é pensar em nomes tão clássicos como Luís & Luísa e que seria outra coisa pensar em Laura & Lauro, porque Lauro, ainda que sendo perfeitamente legítimo, nunca se usou com frequência em Portugal. E é nesse lote que insiro Camilo, nome legítimo, que até pertenceu a um dos nossos maiores escritores, mas que, face à popularidade da variante feminina, quase fica esquecido. 

Esse não é, no entanto, o caso de Júlio, que passou a década de 90 toda no top 100, só tendo saído em 2005. E é por esse motivo que, neste momento, descarto Júlio: porque sendo retro, acho que está no limiar do demodé, o que se torna ainda mais claro quando comparado com Júlia, que agora nos parece tão apetecível! 

O que é que acham de Júlio & Camilo? E dos nomes com variante feminina e masculina? 


7 comentários:

  1. Não encontro obstantes face à variação dos nomes, mas não aprecio ambas as versões em todos os nomes. Por exemplo, os meus nomes preferidos femininos são Júlia e Luísa, mas não aprecio Júlio nem Luís.
    O mesmo acontece com nomes como Camila, Francisca, Gabriela, Renata e António, Frederico, Manuel, Valentim - que não aprecio as versões contrárias dos mesmos.

    ResponderEliminar
  2. Catarino, Jacinto e Margarido são muito rebuscados? Associei logo a Camilo e Júlio

    ResponderEliminar
  3. Conheci um rapaz chamado Lauro quando andava na faculdade.

    Entre os dois prefiro Júlio.

    Camilo está muito associado ao escritor Camilo Castelo Branco e ao actor Camilo de Oliveira. E também não sou a maior fã de Camila.

    Gosto de
    Júlia / Júlio
    Antónia / António
    Eduardo / Eduarda
    Luís / Luísa

    ResponderEliminar
  4. Acho Camilo muito bonito. Júlio tb, principalmente Júlio César, Júlio Alexandre.
    agora... Catarino, foi impactante... acho que nem existe no Brasil.

    ResponderEliminar
  5. Puxa que surpresa (risos). Vou ser sincera amo meu nome, mas não gosto muito da versão masculina, Camilo. Tem versões de nomes(feminina e masculina) que não combinam bem. Exemplo: adoro Valentim, mas Valentina não. Eu ainda não entendo o motivo dessas variações e como elas surgiram? Por isso gosto tanto de nomes Unixes são mais tranquilos em relação a criança.

    ResponderEliminar
  6. Consigo ver beleza em ambos os nomes mas também acho que estão fora do radar.

    Sinceramente, era capaz de considerar Júlio para um filho (e até acho que faria um par interessante com Gaspar) mas é o nome do papagaio da minha avó e animais também são família 🤷🏼‍♀️ Por isso, ficou descartado.

    Nessa oposição de géneros, saliento Lourença, que é um nome que adoro mas está a anos luz de Lourenço (em termos de aceitação social). E Emílio, que acho muito amoroso.

    ResponderEliminar
  7. De Júlio não gosto, mas com Camilo até consigo simpatizar um bocadinho, apesar de não gostar. Das versões femininas já gosto muito mais, especialmente de Camila.

    Mais nomes que gosto numa versão mas não noutra: Antónia, Aurélia, Benedito, Luísa, Sebastião...

    Acho que os únicos nomes que gosto em ambas as versões são Caetana & Caetano, Emília & Emílio, Jacinta & Jacinto, Máxima & Máximo, Sancha & Sancho.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)