Nomes retro femininos para meninas portuguesas

em 10/08/20


Há dias, pedi-vos que me indicassem os vossos nomes retro masculinos preferidos e desta vez, proponho-vos o mesmo, em relação aos nomes retro femininos. Tendo em conta o regresso às maternidades dos nomes Júlia, Olívia, Julieta e Amélia, fui à lista dos nomes registados em 2018 e, focando-me nos que foram registados cinco vezes ou mais, cheguei a este lote: 


  • Amália
  • Angelina
  • Anita
  • Áurea
  • Carmen
  • Cecília
  • Celeste
  • Dalila
  • Elisa
  • Esmeralda
  • Esperança
  • Fernanda
  • Flora
  • Glória
  • Iolanda
  • Irene
  • Jacinta
  • Lígia
  • Luz
  • Manuela
  • Mercedes
  • Natália
  • Rosa
  • Simone


Conseguem escolher cinco nomes que vos agradem? Que outros nomes acrescentariam aqui?

20 comentários:

  1. Os que eu usaria numa filha:

    Carmen,
    Cecília,
    Elisa
    Irene
    Luz
    Rosa

    ResponderEliminar
  2. O único que pondero seriamente a usar numa filha é Amália!
    Goste também de Adelaide (que não está na lista), Dalila, Flora, Irene e Natália (é o nome da minha mãe).
    Adoro estes desafios!

    ResponderEliminar
  3. Nomes que se encontram na lista para uma futura filha: Áurea, Dalila, Esmeralda e Luz

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro Elisa e Elvira, mas já tenho uma Olívia, não sei se tivesse outra menina se escolheria algum desses nomes, por achar que soam demasiado parecidos (no meio de privação de sono ter de chamá-las corretamente ahah).

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, a lista feminina é ainda mais tentadora! Gosto tanto e de tantos! Escolho Luz, Irene, Mercedes, Elisa, Esperança. E acrescentaria Ester, Graça, Guiomar e Pureza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de mencionar que imagino qualquer um destes nomes como escolha da Luísa Sobral, caso o terceiro bebé seja menina :)

      Eliminar
  6. Os meus nomes favoritos para menina são Cecília e Eunice (que penso takbem se encaixar bem no grupo) :)

    ResponderEliminar
  7. Muito fácil: Luz, Flora, Dalila, Celeste e Áurea :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *Mas acrescentaria também na linha de Áurea: Aura e Aurora :)

      Eliminar
  8. Acrescentaria a esta lista Eunice, Ester/Esther, Guiomar (como anteriormente mencionado) e ainda Edite/Edith, Lídia/Lydia, Hilda/Ilda e Lígia.

    ResponderEliminar
  9. Amália ❤️
    Dalila (pena que seja mt parecido com a alcunha da minha adorada sogra 😂)
    Manoela (optaria pela escrita antiga)
    Mercedes é lindooooo
    E porque não Áurea (embora não desse um nome começado por A a uma filha gosto bastante desse nome)

    Acrescentaria aí Emília! Acho adorável!

    ResponderEliminar
  10. Há nomes românticos nesta lista e que são encantadores:
    Amália
    Carmen
    Celeste
    Dalila
    Simone

    Os que menos gosto são Irene e Lígia

    ResponderEliminar
  11. Os meus favoritos desta listagem sao: Amália, Elisa e Simone.Dos citados pela Filipa no texto:Amélia (inclusive mais do que Amália) e Julieta. Qualquer un deles ponderaria para uma filha.

    ResponderEliminar
  12. Amália
    Luz
    Mercedes
    Rosa
    Simone

    É não está na lista: Guiomar ❤️

    ResponderEliminar
  13. Os lindos da lista: Lígia, Cecília e Glória.

    Acrescentaria Anabela, Anastácia, Eulália, Regina, Aldara, Suzana e Sancha.

    ResponderEliminar
  14. Adoro Amália, Dalila, Esmeralda, Glória e Rosa, sendo os meus preferidos Esmeralda (tinha uma tia-avó Esmeralda, adoro o nome) e Rosa (madrinha do Pedro) :)

    ResponderEliminar
  15. Usaria numa filha minha:
    Amália
    Angelina
    Cecília
    Celeste
    Glória
    Irene
    Luz
    Manuela

    E acrescentaria Carmo, Aurora, Emília.

    ResponderEliminar
  16. sugiro: Sancha, Luzia, Guadalupe, Penélope, Zuleica, Úrsula, Silvana, Salomé, Jade, Salma.

    ResponderEliminar
  17. Tendo em conta o título do post, tenho tendência a pensar nos nomes que estiveram em voga por volta dos anos 40 do século XX, no pós Segunda Guerra Mundial.

    Assim, acrescentaria: Adelisa, Aldora, Ermelinda, Hilda, Guilhermina, Filomena, Piedade,Serafina, Perpétua, Ascensão, Umbelina, Ivone, Lourdes, Diamantina, Antónia, Augusta, Carmina, Ida, Iria, Sebastiana.

    Gosto de tantos dos nomes sugeridos que é difícil escolher!

    ResponderEliminar
  18. Simone o meu muito favorito nome feminino. Da lista também gosto de Dalila, Amália, Irene, Carmen e Mercedes.
    Acho que Fernanda ainda vai demorar a voltar.
    Acrescentaria Antónia, Lurdes e Aurora - se bem que neste momento não sei com quantos registos estão.
    Já temos lista dos bebés portugueses de 2019?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)