Duelo de nomes - Lavínia vs Teodora

em 31/07/20


Hoje trago-vos mais um duelo muitíssimo improvável, que coloca frente a frente dois nomes femininos cheios de personalidade mas que me transmitem sensações muito diferentes. Enquanto que acho Lavínia um nome bastante delicado, considero Teodora como um dos nomes mais intensos de que me poderia lembrar. Gosto muito dos dois e tenho pena que praticamente não se usem no nosso país, sobretudo Lavínia, que me parece perfeitamente usável e muito alinhado com os nomes do momento. Em 2016, disse-vos o quanto me custou eliminá-lo da minha listinha, referindo que "tem o charme italiano de Valentina e faz parte de um grupo de nomes que me remetem logo para o Império Romano como Júlia, Camila ou Olívia. Por outro lado, também se enquadra nos chamados nomes vitorianos, lado a lado com Alice, Clara, Amélia e, claro, Victória. Maravilhoso. Lavínia é maravilhoso!". Pois é, se isto fazia sentido em 2016, acho que faz mais ainda em 2020.  
Quanto a Teodora, também poderia ser uma boa adição ao grupinho de nomes femininos muito fortes que temos abordado aqui com frequência e ainda que tenha pouca tradição entre nós, não é totalmente desconhecido, até porque Teodoro é um apelido relativamente comum cá... mas o antropónimo não parece ter capacidade de vingar! Porém, Theo e as suas variantes agradam cada vez mais e, em 2018, ficaram no top 100... Ora, se nos familiarizarmos com Theo, Teodora será assim tão impensável? 
Bem sei que é improvável, mas digam-me lá... O que é que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar - e se o estiverem a fazer através da versão mobile, encontram a sondagem no final da página! 

9 comentários:

  1. Vou seguir a linha mitológica, escolho Lavínia, a mãe de Roma. Me chamo Camila e combina perfeitamente ao momento atual, um nome leve, retrô, moderno e antiquado. Teodora também combina muito, me lembrar a Imperatriz de Constantinopla. Mas acho muito voraz para uma criança, como primeiro nome pelo menos.

    ResponderEliminar
  2. Teodora, sem dúvida. Gosto muito. Consideraria como segundo nome; não usaria como primeiro, porque há nomes que gosto mais.

    Imagino compostos como:
    Eva Teodora
    Rosa Teodora
    Alba Teodora

    Nunca conheci alguém com o apelido Teodoro.

    No entanto, admito que a variante Doroteia convence-me um pouco mais do que Teodora.

    ResponderEliminar
  3. Nenhum dos dois me agrada muito... Tal vez Teodora, se tivesse a opção de usar o apelido Téa, que é meigo.

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha pensado em Teodora mas até o considero um nome interessante. Um pouco na onda de Vitória, Valentina.

    No entanto, prefiro Lavínia. Acho-o mais delicado.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de concordar com as semelhanças de Lavínia com nomes como Alice ou Olívia, há qualquer coisa que me faz sentir que não é um nome tão delicado como os outros. Não consigo explicar totalmente, mas não me agrada. Teodora transmite-me personalidade, associo a nomes como Carlota, Caetana, Eduarda ou até Frederica. E permite duas ou três alcunhas agradáveis. Voto em Teodora!

    ResponderEliminar
  6. Não desgosto de Lavínia mas não consigo abstrair-me do facto de me lembrar Lixívia... Voto em Teodora.

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente, não gosto de nenhum. Um remete para o Império Bizantino e outro para o Romano. O meu voto foi para Teodora mas acho muito pesado e não escolheria. Desta vez discordo com a sua opinião acerca de Lavinia, acho que não tem nada a ver com os nomes favoritos dos portugueses atualmente.

    ResponderEliminar
  8. Votei em Teodora.
    É forte e distinto, duas das minhas qualidades favoritas em nomes. O significado do nome é outro ponto a favor do mesmo.

    ResponderEliminar
  9. Prefiro Teodora e adoro o diminutivo Teo (mesmo para a versão feminina) :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)