Duelo de nomes - Caetano vs Estêvão

em 19/06/20


A Joana vai ser mãe de um menino nos próximos meses e quando chegou aqui ao blog estava quase certa de que ia escolher Duarte. No entanto, foi-se deixando desencantar pela popularidade e acabou por acrescentar à lista Caetano Estêvão. A Joana e o marido ainda não desistiram de Duarte mas gostavam de ouvir a vossa opinião a respeito destes dois nomes. Consideram-nos apropriados para um menino nascido em 2020 e que se enquadraria bem nos nomes mais comuns nas escolinhas? O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:



24 comentários:

  1. Amo o nome Estêvão (está na minha lista) mas, se antes não gostava nem de Caetana nem de Caetano, agora já começo a gostar! Duarte gosto mas não acho nada de especial! Estêvão seria a minha escolha.

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  2. Acho os dois giros :) Hoje prefiro Caetano.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito dos dois nomes. Votei em Estevão.

    ResponderEliminar
  4. Voto em Estêvão!! Gosto muito ainda que haja muita gente que fica estupefacta com esta escolha... Também gosto imenso de Adriano, que também causa estranheza a muito boa gente... Felicidades aos futuros Papás e a escolha será a certa porque... é a VOSSA escolha! Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  5. Votei em Caetano, acho belíssimo e como sou brasileira, é ainda o nome de um cantor que admiro muito aqui.

    ResponderEliminar
  6. Voto em Estêvão! Caetano nunca me encantou

    ResponderEliminar
  7. Caetano funciona muito bem em 2020

    ResponderEliminar
  8. Entre Caetano e Estêvão, prefiro Estêvão (embora me soe a verbo?).

    Quanto a Duarte, penso que se é o nome favorito deve usá-lo, independentemente da sua popularidade. Porque depois pode vir a escolher um nome que não goste tanto, só porque não é popular.

    E se a popularidade é um factor tão importante, talvez possa usar um composto (talves nºao tão popular) para torná-lo mais único (acho que todos temos a experiência de ter colegas de turma que se distinguem pelos compostos ou apelidos).

    Eu não tenho interesse pelo nome Duarte, mas ao fazer pesquisas de árvore genealógica descobri um tetravô chamado António Duarte e acho um composto fantástico, que não me sai da cabeça. Isto para dizer que um composto pode mudar como vê um nome.

    -L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Se o favorito é mesmo Duarte, penso que os pais devem escolher o nome de que realmente gostam do que outro de que gostem menos. Além de que a popularidade dos nomes depende muito da zona do país. Por exemplo, aqui na minha região há muitos Santiagos, Franciscos e Matildes, mas não conheço nenhuma Alice ou Constança. É algo que varia muito.

      Eliminar
  9. Antes de mais, os parabéns aos novos papás!

    O meu voto vai para Caetano: acho muito mais elegante do que Estêvão (que não desgosto, mas não é nome que escolheria porque a sonoridade não me agrada).

    Se a sobrelotação do nome os incomoda, não aconselho Duarte pois é um nome que tenho ouvido muito.

    ResponderEliminar
  10. Votei em Estêvão!

    Filipa, achei muito interessante a questão de escolher um nome que se enquadre com os nomes dos outros meninos/meninas da escola! Essa é uma preocupação comum nos pais de hoje? As pessoas pensam nisso na hora de escolher o nome? Fiquei curiosa e acho que seria uma ideia interessante para um futuro post. É que mesmo hoje nas turmas se vê uma "miscelânia" de nomes: agora é moda os "qualquer-coisa Maria ou Maria qualquer-coisa" mas ainda existem as "Soraias Alexandras" e "Brunos Miguel".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escolhi o nome do meu filho a pensar nisso, não desfazendo dos nomes populares não é, mas adoro o facto do nome nos tornar únicos, por isso as minhas preferências recaem sempre por algo pouco ouvido. Eu chamo-me Bárbara, o meu marido Roberto e somos da geração das Anas, Inêses, Ricardos, Fábios e afins...

      Eliminar
    2. Diana, a maioria das pessoas que me contacta e que está a pensar em usar um nome fora do top 50 tem essa preocupação: querem um nome que não se repita na turma, mas que não destoe. É algo de que falo aqui com frequência e as minhas sugestões de nomes para os próximos anos têm quase sempre isso em mente!

      Eliminar
  11. Não gosto nada de Duarte, nunca vou perceber a sua popularidade, é um nome insonso, a versão original Eduardo, é muito mais interessante.
    Entre Caetano e Estêvão, gosto mais de Estêvão, mas ambos são cativantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Acho que Eduardo é muito mais interessante do que Duarte (que a mim só me lembra apelido de família). Caetano e Estêvão, acho ambos bonitos e elegantes e até fazem um par interessante para irmãos.

      Eliminar
  12. Gosto bastante de Caetano e de Estêvão ☺️ de Duarte não gosto.

    ResponderEliminar
  13. Não gosto de nenhum mas escolheria Estêvão, embora ache essa versão portuguesa um pouco triste comparada com o bonito Stefan - para não dizer até difícil de escrever.

    Prefiro sem dúvida Duarte ou, como sugeriram, Eduardo.

    Os meus parabéns aos pais!

    ResponderEliminar
  14. Votei em Caetano.

    Penso que Caetano será mais cativante e menos comum. Estêvão conheço 3, dois deles jovens e um adolescente, mas não é um nome que me desperte grande interesse ou simpatia, (peço desculpa). Já Duarte, é um dos meus nomes favoritos e, embora não goste de nomes muito populares, não deixaria de o usar dado gostar tanto dele! Optaria sim por um composto mais incomum, mas não exótico. Quem sabe se conjugar os dois...

    Muitos parabéns aos pais.

    Bárbara

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de Caetano e Estevão e acho que ficam muito bem nos tempos de agora. Já de Duarte nunca gostei. Hoje escolho Estevão.

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de todos os nomes aqui em falados, mas Duarte está demasiado na moda, o que é um ponto contra. Estêvão é muito bonito, mas a grafia muito pouco internacional. O meu voto vai para Caetano.

    ResponderEliminar
  17. Acho que Caetano é muito mais elegante que Estêvão, que me parece muito pesado e com uma ortografia atípica.

    ResponderEliminar
  18. Entre os dois, gosto muito mais de Caetano ! Foi um dos nomes que considerei na lista, mas o pai não gostou tanto. Gosto da sonoridade e acho que fica um máximo um pequenino Caetano! E em adulto, um nome forte! Duarte já não gosto, e a verdade é que está muito na moda,

    ResponderEliminar
  19. Entre os dois, gosto muito mais de Caetano ! Foi um dos nomes que considerei na lista, mas o pai não gostou tanto. Gosto da sonoridade e acho que fica um máximo um pequenino Caetano! E em adulto, um nome forte! Duarte já não gosto, e a verdade é que está muito na moda,

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)