Aida, Adelaide & Adelina

em 25/06/20


Há dias fiquei bastante surpreendida com as vossas reacções a Alfredo, porque genuinamente não imaginava que pudessem ser tão positivas! Alfredo está um pouco distante da estética vigente nos nomes portugueses do momento, mas as vossas respostas talvez mostrem que estou a ser demasiado conservadora face ao grupo de nomes que eu acho que têm efectivamente hipóteses de voltarem a ser usados. Seguindo esta linha de pensamento, gostava muito de vos ouvir a respeito de uma série de nomes e hoje começamos por Aida, Adelaide e Adelina. 
Dos três, qual vos parece mais apelativo? De alguma forma, acho que Aida talvez seja o nome com mais potencial, mais curto, mais próximo de Alice; Adelina parece-me ainda demasiado antigo face às colegas Carolina e Valentina... Admito então que, nos últimos tempos, Adelaide não me sai da cabeça. É um nome super tradicional mas internacional, muito melódico, e não tem uma terminação que possa ser considerada demodé, como a dos nomes terminados em -inda! Não é que o imagine a tomar de assalto o top 50, mas acho que podia bem chegar aos 20 registos anuais, juntamente com nomes do estilo de Gaspar, Augusto, Joaquim, Nicolau, Julieta, Amália e Cecília, ou até mesmo impulsionado pelo possível ressurgimento de nomes femininos fortes e sonantes! 

19 comentários:

  1. Julgo que Aida tem muito potencial para uma menina nos dias de hoje. É um nome curto e melódico, e foi o nome escolhido pela minha avó para dar à minha tia.
    Quanto a Adelaide, simplesmente adoro! Desde menina que o considero para uma filha, pois é um nome forte, sonante, melódico e internacional, o que para mim é um fator importante. Julgo que fica bem a uma irmã de uma Penélope, de uma Frederica, de uma Benedita ou até de uma Amália. A maior parte das pessoas julga-o um nome de velha, mas até à pouco tempo pensavam o mesmo de Benedita, que está a subir no ranking a olhos vistos.
    Adelina, perto dos outros dois, para mim perde o brilho.
    Filipa, muitos parabéns pelo seu magnífico trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Adelaide penso ser o que tem mais hipóteses de popularidade, com Aida de seguida. Adelina não me parece que seja muito apelativo aos pais de hoje porque é um nome antiquado.

    ResponderEliminar
  3. Sempre gostei muito de Aida :) E agora que escrevo isto, faz-me pensar em Heidi! Também acho Adelaide e Adelina giros.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma enorme estima por nomes femininos com forte sonoridade e carisma, pois fazem parte do meu património cultural e familiar.
    Dito isto, de entre os nomes aqui apresentados no post, o mais apelativo para mim é Adelaide; é o nome da minha irmã e da minha bisavó.
    Parabéns pelo seu trabalho Filipa!

    ResponderEliminar
  5. Sempre adorei Adelaide. Mas curiosamente hoje Adelina sou-me lindo, por isso hoje prefiro este. Aida é o que menos gosto, parece que falta qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  6. Aida é talvez o que mais gosto. Mas Adelaide é realmente muito bonito também, a minha madrinha tem esse nome então não consigo ter uma opinião muito imparcial...
    Nicolau e Cecília simplesmente adoro, tenho um top de 4 nomes de rapaz e 4 de rapariga, Nicolau e Cecília estão lá <3

    ResponderEliminar
  7. Adelaide era o nome da minha avó e dos três o meu preferido!
    é também o mais internacional fazendo lembrar a belíssima Adelaide Kane ou a cidade australiana.
    Seria uma excelente opção para quem gosta de um nome forte e antigo!

    ResponderEliminar
  8. Sou suspeita - este é o meu estilo preferido de nomes e tenho um Gaspar, nascido em Abril deste ano. :)

    Acho que dos três, Aida é mais apelativo para os dias de hoje e lembra-me sempre a lindíssima Aida Muharemovic, também conhecida por Idda van Munster. Acho que ela confere uma beleza intemporal ao nome.

    No entanto, para ser franca, Adelaide é o meu favorito. Acho-o muito elegante e bonito. Talvez não o usasse numa filha mas ficava maravilhada se conhecesse uma menina com este nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns, Gaspar é um nome fantástico! :) Eu também gosto de Ida, mas em português acho pouco viável... Acho que ia dar obrigatoriamente a Ida e volta! :(

      Eliminar
    2. Obrigada! :)

      Sim, é verdade. O mesmo acontece com Iria, que adoro.

      Eliminar
    3. Filipa por incrível que pareça o nome Ida não é assim tão moderno. Tive uma professora, actualmente na casa dos 50 anos, que se chamava Ida.

      Eliminar
  9. Nunca tinha olhado para o nome Adelaide com estes olhos... E não é que... Gostei!?

    ResponderEliminar
  10. Qual o significado do nome Adelaide? Não encontrei aqui no blog...
    Nunca lhe tinha dado muita atenção mas agora que o repeti algumas vezes em voz alta...gosto :)

    ResponderEliminar
  11. Por ordem de preferência:
    1- Adelina
    2- Adelaide
    3- Aida

    Gostava de Aline, mas depois encontrei uma trisavó chamada Adelina e passei a gostar imenso do nome e até a preferi-lo.

    Adelaide é o tipo de nome que gosto de ver nos outros, mas não escolheria. Este nome perde porque é usado normalmente com o composto Maria Adelaide, que na mminha opinião o torna muito pesado e envelhecido. Gosto muito de ouvir o nome em inglês.

    Não desgosto do nome Aida, mas a sonoridade acaba sempre por me chatear. Parece que estou a dizer "Ai da (...)"

    E muitos nomes começados por "A" padecem do mesmo mal. Parece que vou dizer "A de laide", "A de lina".
    Não sei, incomoda-me ligeiramente.

    ResponderEliminar
  12. Da lista o meu preferido é Aida e só conheço 3, todas de faixas etárias diferentes. No entanto, tenho um problema e não sei se mais alguém padece do mesmo, mas apesar de gostar do nome, não gosto de uma pessoa que tem esse nome e, por isso, o nome Aida perdeu pontos comigo. Também vos acontece de deixarem de gostar de um nome por o associarem a alguém com quem não simpatizam?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)