A Joana foi a última do grupo de amigos a engravidar e, quando chegou a hora de decidir o nome para o seu bebé, deixou de lado os seus nomes preferidos, por já terem sido escolhidos por pessoas próximas. Já aqui relatei situações idênticas e eu também me identifico com o cenário, sobretudo se estivesse na iminência de escolher um nome masculino... Mas voltando à Joana: tendo descartado Henrique, Salvador e Duarte, está agora indecisa entre Bernardo e Gonçalo, dois clássicos contemporâneos, cujo pico de popularidade em Portugal já ficou para trás. Gonçalo foi extremamente popular entre 2000 e 2010, chegando ao 4.º lugar do ranking em 2007, ano em que ultrapassou os 2300 registos. Bernardo, por seu lado, nunca se usou tanto, sendo o melhor resultado o de 2002, quando chegou aos 750 registos.
Gonçalo com pico de popularidade que já ficou para trás??? Todos os dias ando no Porto e é dos nomes que mais oiço. Até nos bebés de colo. É nas paragens, é nos autocarros, é nas ruas. Não é pela popularidade, mas nunca gostei de Gonçalo, não me soa bem o nome. Gosto de Bernardo e votei nele. Mas, já tenho dito que Bernardim conquistou me. Assim muda um bocadinho para não ser sempre Bernardo.
ResponderEliminarNão tenho dúvidas que se ouve muito e em todo o lado: entre 1990 e 2019, já foram registados mais de 42.500 meninos com o nome Gonçalo, mas em 2019 foram "apenas" registados 796, o que contrasta com os tais 2300 de 2007 :)
EliminarBernardo, sem sombra de dúvida !!
EliminarGosto mais de Bernardo. ☺️
ResponderEliminarVotei em Gonçalo por gosto pessoal,apesar de ser mais comum, mas sinceramente acho que Bernardo vai mais ao encontro dos nomes da lista original.
ResponderEliminarJá agora deixo a sugestão de Eduardo, uma vez que penso ser o substituto perfeito para Duarte.
Felicidades Joana!
Débora
Gosto de Bernardo (e mais ainda de João Bernardo). De Gonçalo nunca gostei.
ResponderEliminarMas tentando ser um pouco mais objectiva, para talvez conseguir ajudar o casal a desempatar, diria que Bernardo tem pelo menos duas vantagens: é mais internacional, e não tem o "ç" (Bernardo vai ser sempre Bernardo, enquanto que Gonçalo pode virar Goncalo).
Olá Filipa! Parabéns, uma vez mais, pelo Blog!! Voto em Bernardo por ser menos popular, mas principalmente por ter uma sonoridade mais elegante. Parabéns aos futuros pais e muitas felicidades!
ResponderEliminarEu gosto mais de Gonçalo, mas tal como a PM, penso sempre em como o nome é dito e neste caso escrito no estrangeiro... Sairia um Goncalo ou Gonzalo o que faz cair uma nódoa sobre o nome.
ResponderEliminarTal como a Débora, apostaria em Eduardo, que me parece bem mais elegante (não sei porque é que acho que Bernardo cabe que nem uma luva a gordinhos!!! :DDD ).
Agora fiquei curiosa, Filipa! Em qual nome masculino você estava pensando (e que alguém ''roubou''?)
ResponderEliminarNão gosto de nenhum, por isso não vou votar...
ResponderEliminarPrefiro nomes menos da moda mas entre esses 2 acho Gonçalo mais bonito. Talvez pq ainda há imensas pessoas que não conseguem dizer Bernardo corretamente lol
ResponderEliminarEntre as duas opções, sem dúvida Gonçalo. Gosto imenso. De Bernardo não gosto.
ResponderEliminarE concordo com os comentários acima, porque não Eduardo?
Felicidades à Joana e família!
Bernardo. Tenho um em casa😊
ResponderEliminar