Marlene

em 21/08/19


É provável que Marlene seja o nome de várias grávidas que estão agora a consultar este blog e é bem possível que nenhuma delas pretenda passar o nome à filha que aí vem. Marlene, nome que se ouvia bastante na década de 80 e que atravessou os anos 90 no nosso top 100, caiu em desuso e não há previsão para o seu regresso. 
Tal como outros nomes de origem francesa que vingaram em Portugal, acredito que naquela época Marlene fosse uma lufada de ar fresco face, por exemplo, a Maria Madalena, que lhe dá origem, e a Irene, que tem uma sonoridade aproximada. Na teoria, Marlene até  teria tudo para poder continuar a ser usado: é um nome internacional e bastante delicado, mas creio que sofreu um duro golpe ao ser associado a uma cantora pimba, que é uma coisa que a nossa geração simplesmente não consegue tolerar. 

8 comentários:

  1. Não. Marlene é daqueles nomes que que me desagrada totalmente.. E se Marlene provem de Maria Madalena, prefiro mil vezes este último (mesmo não gostando da conotação ultra religiosa que este nome carrega. Dentro do mauzinho (Maria Madalena Vs. Marlene), sem dúvida que o pior e Marlene.

    Carla

    ResponderEliminar
  2. Que curioso, ainda o mês passado conheci cá fora uma Marlene nascida em 1990... Filha de pais portugueses criados no estrangeiro e criada no estrangeiro ela própria, não me surpreenderia nada que não esteja a par da "associação pimba" ao nome!

    ResponderEliminar
  3. O meu primeiro nome é Milene, mas perdi a conta ao número de vezes que o trocaram por Marlene. Acabei por ganhar aversão a todos os nomes quw acabam em ENE. Marlene, Milene, Irene. E o mais incrível, é que toda a minha família me trata por Filipa. Poderiam muito bem ter deixado só o Filipa.

    ResponderEliminar
  4. Não sou fã de Marlene, mas o caso mais irónico de associação a cantores pimba é o de Micaela, nome da aristocracia/realeza, que ninguém se atreve a usar hoje em dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só conheci uma Micaela na minha infância (bem antes da cantora pimba ser famosa) que era de uma família rica. Atualmente é nome que nunca mais ouvi.

      Eliminar
  5. "que sofreu um duro golpe ao ser associado a uma cantora pimba, que é uma coisa que a nossa geração simplesmente não consegue tolerar." - AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)