Duelo de nomes - Carlota vs Mafalda

em 24/05/19


Mafalda é, possivelmente, o nome que melhor assenta no meu estilo; raízes portuguesas, medieval, forte mas divertido e jovial. Adoro-o e só não foi opção para a minha filha porque foi a escolha de uma das minhas melhores amigas para a sua pequenita, que nasceu um ano antes da Frederica. Curiosamente, acho que, de um modo geral, Carlota vai muito ao encontro da descrição que fiz mas assumo que não faz parte dos meus nomes preferidos e, dentro do estilo, gosto bem mais de Constança. Mas o que importa aqui não é a minha opinião, mas sim a vossa: o que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Atualização - resultado da sondagem:


14 comentários:

  1. Nunca simpatizei com Mafalda. Prefiro Carlota, embora não adore.

    ResponderEliminar
  2. Acho que votaria sempre qualquer que fosse o nome em duelo com Carlota - Lucrécia ou Carlota? Lucrécia sem hesitar! Eheheh não consigo ver nada de bonito ou agradável no nome, já Charlotte adoro. Mafalda é muito feminino e jovial, isto foi um verdadeiro KO!

    ResponderEliminar

  3. Carlota não consigo gostar,Mafalda gosto mas Constança é outra coisa... É lindo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa! Se fosse mãe novamente, Mafalda seria um dos nomes a considerar, sem qualquer dúvida! Já Carlota, associo sempre a Carlota Joaquina.... Não consigo gostar. Constança, realmente é outra coisa... É distinto, clássico, marcante (ninguém fica indiferente, ou se ama ou se detesta) e... é o nome da minha filha!! Parabéns, mais uma vez pelo Blog! Beijinhos para si e Frederica Jasmim!

    ResponderEliminar
  5. Não morro de amores por nenhum dos dois. Contudo, prefiro Mafalda a Carlota. Melhor mesmo é o mencionado Constança! Desse já gosto mais!

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de nenhum dos dois. Não consigo votar.

    ResponderEliminar
  7. Voto em Carlota. Não sou fã de nomes com uma só vogal: Mafalda, Sara, Amanda, Alma, Ana, Marta...

    Filipa, posso dar uma sugestão? Sabemos que em Portugal só podemos dar dois nomes, mas alguns nomes têm mais de um vocábulo (de São Luís, ou de Santa Maria). Não seria interessante uma lista destes nomes com vocábulos gramaticais compostos?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha visto isso dos nomes só com uma vogal. Interessante.

      Eliminar
    2. Maria Catarina, em 2011, listei os Conjuntos Onomásticos que podiam ser registados em Portugal, na altura:
      Conjuntos Onomásticos aprovados em Portugal

      Já se mencionaram aqui nomes só com uma vogal algumas vezes, pode espreitar um dos últimos posts onde listei alguns:
      Nomes só com a vogal A

      Eliminar
  8. Desta vez não consigo votar em nenhum. Já tinha dito em posts anteriores que não vejo encanto nenhum nestes nomes. Entendo o significado deles mas, não gosto. Constança, sim. Gosto bastante. Prefiro ouvir Carla,é mais seguro.

    ResponderEliminar
  9. Mafalda sem dúvida. Adoro esse nome. Acho um nome com personalidade e meigo ao mesmo tempo. Colocaria numa filha sem dúvida.

    Carla

    ResponderEliminar
  10. Mafalda. Não posso dizer que gosto, mas acho ok :)

    ResponderEliminar
  11. Prefiro Carlota. Nome de "ricos" lol
    Mafalda já há tantas e eu tenho horror a nomes repetidos.... Mas claro que não deixa de ser bonito. Estudei com uma Dora Mafalda mas todos chamavamos Dora.

    ResponderEliminar
  12. Pior é associar Carlota à Carlota cambalhota ����‍♀️
    Tenho 23 anos e havia um anúncio televisivo nos meus tempos de criança de um brinquedo com esse nome. Acho realmente muito feio e nada elegante. E de chique não tem nada. ��

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)