Duelo de nomes - Gonçalo vs Lourenço

em 26/10/18


O duelo desta semana coloca frente-a-frente dois nomes marcadamente portugueses e que, na minha opinião, se aproximam muito, quer em termos fonéticos, quer em termos de estilo. Gonçalo & Lourenço acompanham-nos desde os tempos medievais, estão nos livros de História, são nomes de santos, estão na nossa toponímia e este é o período de maior popularidade em muitos anos! Neste momento estão fora do top 10, mas apresentam percursos distintos: Gonçalo já está numa fase de menor popularidade [o seu melhor resultado ocorreu em 2007, quando ficou no 4.º lugar do ranking e Lourenço está em franca ascensão - em cinco anos, duplicou o número de registos, conseguindo ultrapassar a marca dos mil registos anuais, feito que, desde 1990, esteve apenas ao alcance de uma vintena de nomes masculinos. 
O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido?

Atualização - Resultado da sondagem: 















Siga-nos no Instagram

25 comentários:

  1. Olá!

    Votei em Lourenço que é o nome do meu filhote de 3 anos. ;)

    Um beijinho,
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.

    Gosto muito de Gonçalo e foi nele que votei =)

    Bom fim de semana
    Beijinhos,

    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Gonçalo, Gonçalito!!!

    Beijinhos, Fabiana

    ResponderEliminar
  4. Lourenço!!!

    Beijinhos
    Joana Paiva

    ResponderEliminar
  5. Para mim, sem dúvida nenhuma, Gonçalo vence!
    É um dos meus 5 nomes masculinos favoritos. Adoro!

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito dos dois nomes que fico dividida mas o meu voto vai para o nome que me soa melhor... Lourenço.

    ResponderEliminar
  7. Escolhi Lourenço.

    Combina muito bem com Constança e Mariana que são o nome das minhas bebés.

    Beijinhos
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  8. Duelo difícil porque também gosto imenso de Gonçalo mas Lourenço está no meu top 3 de nomes masculinos favoritos, adoro e hoje leva o meu voto.
    Beijinhos,
    Sofia.

    ResponderEliminar
  9. Gonçalo💙

    Beijinhos
    Patrícia Nunes

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde!!

    Lourenço!

    Beijinhos, Alice Abreu

    ResponderEliminar
  11. Gonçalo, o nome do meu rapazola :)
    Quando fiquei grávida pela segunda vez, se tivesse sido um rapaz seria Lourenço. Mas veio uma linda Catarina :) que esteve para se chamar Constança, que eu acho que é um par mais que perfeito com Gonçalo, mas como eu e o pai desde o tempo de namoro já diziamos que um dia que tivessemos uma filha seria Catarina, foi o nome escolhido e que lhe assenta na perfeição!

    ResponderEliminar
  12. Nenhum me consegue agradar. Desta vez nao da para votar.

    ResponderEliminar
  13. Filipa, já viu uma nova notícia do JN, parece que este ano José está em 4°!! Grande subida! É uma surpresa ou já estava à espera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi a notícia e fiquei muito espantada com Santiago fora do top 5!

      Eliminar
    2. Li o artigo mas creio que há ali algum erro, porque o número de registos apresentados para aquele top 20 é muito baixo, mesmo tendo em conta que se limita aos primeiros dez meses do ano. Não me parece possível que Matilde apenas tenha sido registado 252 vezes e que isso fosse suficiente para estar na 3.ª posição, tal como é indicado!

      Eliminar
    3. Olá.

      Não estou a encontrar a notícia alguém pode colocar aqui o link?!

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Boa tarde Filipa, agradeço imenso ter enviado o link da notícia mas infelizmente não a consigo ler porque não estou registado nem pretendo fazer o mesmo registo no JN, mesmo assim prefiro aguardar pela chegada do top 100 de 2018 em 2019 para o qual já não falta muito.

      Um grande beijinho

      Eliminar
    5. Também não consigo ter acesso à notícia, mas digo já que, se os números preliminares forem verdade, estou muito satisfeita por José (um nome que adoro) ter ultrapassado Santiago!

      Eliminar
  14. Votei em Gonçalo! Nome bonito e muito intemporal.

    Beijinhos
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  15. Votei em Lourenço!

    Acho que ambos são muito bonitos, mas nenhum seria opção para o nome de um bebé meu!

    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  16. Votei em Lourenço. Um nome que acho lindíssimo e muito elegante.

    Gonçalo é um nome que já me enjoa. Conheço imensos Gonçalos, desde bebés até homens crescidos. Pode não sair de moda mas, para mim, é um nome meio chato e repetitivo. E não podia ter um diminutivo pior do que Gonças...

    ResponderEliminar
  17. Gonçalo não se vê por aqui no Brasil, Lourenço vemos em alguns senhores ja de idade. Agora Lorenzo ,esta nascendo muitos Lirenzos. Mas tenho uma amiga que tem filho chamado Augusto, agora esta esperando outro que se chamará Lourenço.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)