Duelo de nomes - Caetano vs Martinho

em 01/10/18


Para esta semana, trago-vos dois nomes que não são muito mencionados aqui no blog mas que, na minha opinião, merecem alguma ponderação. Acho que Caetano & Martinho entram naquele lote de nomes que poderiam agradar aos pais que procuram algo diferente, mas reconhecível e, ao mesmo tempo, que pareça tradicional - basta uma rápida pesquisa nos livros de baptismo antigos para perceber que o que é muito possível encontrar Caetano e Martinho nas nossas árvores genealógicas. Ou seja, são nomes ao estilo dos leitores do Nomes e mais Nomes que, na sua maioria, conhecem as tendências, identificam-se com elas, mas também gostam de ter na sua lista nomes menos populares. 
Martinho pouco ou nada beneficiou da enormíssima popularidade de Martim, mas admito adoraria que Caetano ganhasse algum destaque graças ao mediatismo de Ana Rita Clara, que escolheu este nome para o seu pequeno em 2016! Para terminar, recordo que os dois nomes em duelo. que também são apelidos comuns em Portugal, foram escolhidos para cerca de vinte meninos em 2017. 
O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Atualização - resultado da sondagem:


26 comentários:

  1. Gosto de Martinho mas Caetano não!

    ResponderEliminar
  2. Caetano não gosto mas Caetana soa-me tão bem. Estranho?
    Martinho gosto da sonoridade, tal como Caminho, Rosarinho mas acho muito "inho" falta-lhe qualquer coisa para criar impacto.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de Caetano. Acho muito beto e não gosto nada da sonoridade. Quanto a Martinho, nunca tinha olhado para ele a sério e acho que isso foi um erro. Vai ao encontro do meu estilo: é suave e agradável aos ouvidos, é antigo, é inesperado mas reconhecível. Acho que vou conferenciar com o namorado para pôr na lista para o futuro, haha! Voto em Martinho, claro.

    ResponderEliminar
  4. Olá.

    A minha escolha é muito fácil.

    Caetano— nome do meu filhote.

    Beijinhos
    Raquel Faria

    ResponderEliminar
  5. Olá.

    A minha escolha foi Martinho.

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  6. Boa noite.

    Escolhi Caetano.

    Beijinhos, Mónica Seixas

    ResponderEliminar
  7. Olá a todas.

    Acho que vai ser renhido eu votei em Martinho.

    Um beijinho
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.

    Votei em Martinho.

    Beijinhos
    Joana Paiva

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!


    Votei em Caetano!

    Um grande beijinho,
    Lisete das Neves

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde.


    Martinho, gosto mas não adoro.

    Um beijinho
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  11. Caetano!


    Beijinhos, Sofia Menezes

    ResponderEliminar
  12. Olá! Votei em Martinho =)

    Beijinhos
    Elsa Veloso

    ResponderEliminar
  13. Caetano é um dos meus nomes prediletos daí ter o meu voto. Também não desgosto de Martinho no entanto prefiro Martim.

    ResponderEliminar
  14. Para mim, também foi difícil, porque não gosto muito de nenhum em especial.

    Mas votei em Martinho.

    Fabiana

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!

    Como muitas leitoras, também votei em Caetano.

    Beijinhos
    Alice Abreu

    ResponderEliminar
  16. Caetano!


    Beijinhos, Sofia Menezes

    ResponderEliminar
  17. Martinho =)


    Um beijinho

    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  18. Martinho =)


    Um beijinho

    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  19. Martinho


    Beijinhos
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  20. O meu voto foi para Martinho!


    Um beijinho,
    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  21. Para mim, difícil!

    Mas acabei por votar em Martinho

    Um grande abraço
    Nádia Ribeiro

    ResponderEliminar
  22. Votei Caetano.

    Beijinhos e boa semana
    Gabriela Mendes

    ResponderEliminar
  23. Martinho não gosto porque não gosto de nomes com -inho para adultos. Vou votar em Caetano.

    ResponderEliminar
  24. Caetano é um dos meus nomes masculinos favoritos!

    Já Martinho é uma variante de Martim, nome que detesto e que não consigo ver o apelativo, pelo que a minha escolha aqui é óbvia.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)