Nomes do passado recente

em 17/07/18



Deixemos de lado um bocadinho a ideia de que estamos sempre à procura de nomes para bebés e procuremos a beleza que encantou as gerações anteriores: destes quatro nomes, que são tão fáceis de encontrar nas adultas portuguesas, qual é o vosso preferido? 


  • Cristina
  • Fernanda
  • Manuela
  • Paula


17 comentários:

  1. Manuela :) Gosto muito do composto Maria Manuela!

    ResponderEliminar
  2. Todas as "Paulas" e "Priscilas" foram pessoas alegres, boas comigo,mas quando vejo o significado desanimo.Fernanda minha irmã teve um namorado Fernando,Diego e Eduardo (pai da minha sobrinha)!Então não colocaria nenhum deles ,porque nunca conheci eles direito e não homenageria ex- namorado de ninguém!

    ResponderEliminar
  3. Estes para mim são nomes de mães e nem consigo avaliá-los de forma relativamente objetiva, mas Manuela parece-me ter a melhor sonoridade. Talvez Paula também tenha uma sonoridade interessante. Gostava de perceber porque é que estes nomes foram tão populares.

    ResponderEliminar
  4. Cristina é o segundo nome da minha mãe e o meu preferido dos 4. O primeiro nome dela é Helena (que está a ficar novamente na moda) mas em adolescente ela não gostava de Helena e por isso os amigos chamavam-lhe todos de Cristina. Cristina parece-me o mais jovial e moderno.
    Fernanda é o nome da mãe dela. Não gosto nem de Fernanda nem de Fernando, apesar de acreditar que seja um problema geracional porque eu consigo ver o potencial do nome. O mesmo se passa com Paula/Paulo.
    Manuel não é dos meus preferidos mas tem subido na minha consideração nos últimos anos (especialmente do meu primo mais novo, Manel, ter nascido). Pode ser que aconteça o mesmo com Manuela.

    ResponderEliminar
  5. Dos 4 prefiro Manuela. Apesar de ter Manuela como segundo nome e não gostar nada... Isto porque gosto apenas de Manuela e detesto os diminutivos, as nelas e nelinhas lol, mas tolero o Manú 😝
    Por fim acho que dos 4,é um nome que pode ter hipótese de voltar ser usado mas sem composto...

    ResponderEliminar
  6. Eu acredito que é apenas uma questão de tempo e que eles vão regressar, a médio prazo. São nomes muito consistentes, e tal como resgatamos Luísa, Júlia, Isabel, estes também passarão a fazer parte das escolhas! Talvez na geração dos meus netos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não aprecio nenhum, mas acho que não estão na mesma categoria dos nomes que referiu. Eu gosto de nomes clássicos como esses que disse, mas não gosto destes.

      Eliminar
  7. Bom dia.

    Como é óbvio os quatro nomes estão bem presentes na minha vida.
    Pode ser o nome de uma vizinha, de uma amiga, etc.

    Entre os quatro foi difícil de escolher e não estava à espera do desafio, parabéns Filipa!

    Mas escolheria Cristina, sendo que nenhum deles seria escolha para uma filhota.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Não me agrada particularmente nenhum, tem um gosto para nomes mais "modernos", se bem que também aprecio nomes mais clássicos como Olívia e Benjamim.
    Desta lista o meu preferido é Fernanda.

    ResponderEliminar
  9. Olá a todas.

    Parabéns Filipa, acho que é um desafio diferente e que me deixou a pensar!!

    Acho que Manuela, para quem é brasileiro é uma escolha devido à alcunha Manú- que acho amorosa!

    Acho que Fernanda, nunca gostei muito, prefiro a versão masculina.

    Entre Cristina e Paula, prefiro Cristina!

    Por isso, o meu voto iria para Cristina!

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  10. Manuela. Era um nome que poderia colocar numa criança sem hesitar.
    Também gosto de Fernanda, mas ainda está muito conotado com os anos 60/70/80 e, por isso, soa estranho e datado - até mesmo pesado, à semelhança de Fernando.

    ResponderEliminar
  11. Cristina! Segundo nome da minha mãe - Ana Cristina :)

    ResponderEliminar
  12. Realmente não tenho nenhuma Paula na minha família! Seria uma boa opção pra uma segunda filha! Daqui a uns 3 anos quem sabe..

    ResponderEliminar
  13. Desta lista só excluiria Fernanda, que não gosto mesmo. Manuela é um nome de senhoras líderes, com o doce diminutivo Nelinha, Paula é um nome de mulheres fortes e com personalidade e Cristina acho um nome mais doce.

    ResponderEliminar
  14. Penso que estes nomes foram bastante populares na década de 60/70 em Portugal. A minha mãe (nascida na década de 60) não tem nenhum destes nomes, mas a minha tia chama-se Paula (nascida nos inícios da década de 70). A irmã mais velha do meu pai (nascida nos inícios da década de 60) chama-se Fernanda. Não gosto de nenhum dos nomes, pessoalmente. Cristina também é um nome que não gosto, apesar de ter conhecido algumas ainda na minha própria geração, portanto acho que, dos quatro, foi o nome que mais permaneceu em uso. Gosto muito de Manuela. Sem dúvida o meu predilecto dos quatro.

    ResponderEliminar
  15. Cristina é o meu preferido

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)