Nomes do tempo dos nossos pais

28.5.18


Depois dos bisavós e dos avós, chega agora a vez de partilharmos os nomes dos nossos pais e, aproveitando o momento, pergunto-vos se gostariam de usar esses nomes nos vossos filhos. Os meus pais, que nasceram por volta de 1950, têm nomes fortes. A minha maravilhosa mãe chama-se Maria Elvira, nome que herdou da madrinha. Mesmo que eu gostasse de o usar numa filha, a minha mãe seria a primeira a tentar demover-me, porque não gosta mesmo nada do seu nome. O meu fantástico pai chama-se António e penso muitas vezes na possibilidade de usar o seu nome num filho ou numa filha. Porém, também é o nome do meu sogro e do meu cunhado e acho demasiada gente com o mesmo nome! 

23 comentários :

  1. O nome da minha mãe é Izabel, do meu pai Flávio (in memoriam) e do meu paidastro é José!

    ResponderEliminar
  2. Os nomes dos meus pais são Argentina Cláudia e Luís Eduardo.

    A minha mãe detesta o seu primeiro nome, pelo que é conhecida por todos por Cláudia e só mesmo a família é que sabe do primeiro nome. Quanto a pôr o nome a uma filha minha está fora de questão, não gosto mesmo nada.
    Em relação ao meu pai, ele adora o nome, diz que é nome de rei ahah eu acho bonito, mas não gosto de passar os nomes dos pais e dos avós aos filhos, por isso se algum dia tiver um rapaz o nome não será nem Luís nem Eduardo, mas se tivesse uma menina até era capaz de ponderar o nome Luísa, não por ser a variante feminina do meu pai, mas sim por ser curto, simples mas forte e elegante, e acima de tudo, pouco utilizado :)

    Raquel

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe chama-se Maria Rosa e o meu pai Afonso (sem segundo nome). A avó do meu namorado tem o nome da minha mãe; se tivessemos tido uma rapariga, ele queria Flor em homenagem à avó. Nunca me convenceu, quanto muito Maria Flor ou outro nome de Flor: Margarida, Maria Jasmim, Açucena foram hipóteses que me passaram pela cabeça, mas tivemos um rapaz :), o assunto ficou resolvido. Não ponderei colocar Afonso, mas se colocasse seria como segundo nome (acho).
    TM

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe é Isabel Cristina e é chamada tanto por um como por outro, ela gosta dos dois. Gosto do nome Isabela para uma filha mas não sei se não seria demasiado.
    O meu pai é Antonio José.

    ResponderEliminar
  5. Os meus pais chamam-se Ilda dos Anjos e Tomás. Inicialmente não gostava de nenhum, hoje em dia gosto bastante de Tomás. Não colocaria nenhum dos nomes, mesmo que adorasse os 2, sou apologista que cada ser têm direito a sua individualidade, mas respeito quem coloca nomes para "homenagear" alguém querido.

    ResponderEliminar
  6. Os meus pais são Helena Cristina e João António. De todos, o que gosto mais é Helena, mas acho que nunca o usaria por ser o nome da minha mãe e da minha avó. É muita repetição. João é demasiado comum e Antónios há demasiados na minha família (como primeiro e segundo nomes)

    ResponderEliminar
  7. Minha mãe chama se Catarina e o meu pai Fernando!!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Luísa Maria e José Manuel :) gosto de ambos os nomes, mas não os daria a filhos, gosto que cada pessoa tenha um nome diferente e, a repetir, seria com um intervalo geracional maior.

    ResponderEliminar
  9. Eu acho o nome dos meus pais, Conceição e José, demasiado comuns por isso nao os daria a filhos meus. Alem disso na minha família há muita repetição de nomes, por isso quando for mãe quero optar por nomes que ainda nao existam na família.
    Apesar de ter uma família grande, há tanto nome tão bonito e original que nunca foi usado.

    ResponderEliminar
  10. Isabel da Conceição & António Pedro

    Daria Isabel a uma filha, acho um nome lindíssimo.
    Também gosto muito de Pedro mas como existem muitos na família seria pouco provável colocar a um filho.

    ResponderEliminar
  11. O meu pai, que nasceu nos EUA, chama-se Theodore Evelyn. A minha mãe, que é portuguesa, chama-se Tatiana Catarina.
    Pessoalmente, não usaria nenhum destes nomes para um filho, mas se tivesse de escolher um deles, o meu preferido é Evelyn.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o nome do protagonista de How I Met Your Mother................

      Eliminar
  12. Filipa, também tenho um António na minha família. Não é o nome do meu pai, mas é o do meu tio avô materno. Achei uma coincidência engraçada, por isso resolvi referi-la.
    Também tenho uma tia chamada Maria,já Elvira não conheço nenhuma.

    ResponderEliminar
  13. Ângela e Henrique

    Nao sou fã do nome da minha mae mas admiro o facto de não ser comum e de nao ser mais uma Maria, Isabel, Paula,etc. (sem querer ofender ninguém), no meio de tantas outras. Já o nome do meu pai adoro e é uma das potenciais escolhas para se um dia tiver um menino

    ResponderEliminar
  14. A minha mãe é Maria Inês (invejem-se lá um bocadinho 😘) e o meu pai e João Marcelo.
    Gosto muito do nome da minha mãe. Eu herdei "Inês" como segundo nome que adoro.
    No entanto não colocaria nenhum dos nomes a possíveis filhos.

    ResponderEliminar
  15. O meu pai chamava-se Manuel, a minha mãe é Olinda.
    Não coloquei o nome em nenhum filho pq eles não queriam

    ResponderEliminar
  16. A minha mãe têm o nome mais típico de Portugal Maria de Fátima, já o meu pai gosto muito Virgílio e acho um nome com forte potencial para um filho, mas não acho muita piada em colocar nomes que já existam em família, mas quem sabe, já agora Filipa nunca falou neste nome, fica a sugestão VIRGÍLIO.

    ResponderEliminar
  17. Os meus pais chamam-se Maria do Rosário e Raul. Quando era miúda detestava estes nomes porque os pais dos meus colegas tinham todos nomes muito mais comuns e "normais". Hoje em dia gosto precisamente por serem diferentes.

    Não os usaria nos meus filhos porque são ambos muito fortes e acho que a repetição ficava muito pesada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. (Cont) E hoje en dia são nomes que têm aparecido muito mais!

    ResponderEliminar
  19. Tisha d'Almeida6 de junho de 2018 às 10:03

    Por aqui temos uma mãe Maria Fernanda e um pai Adelino,
    O meu irmão mais novo herdou o Adelino do pai e o José dos avôs...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Os meus pais chamam-se Maria de Lurdes e Jose Manuel.
    Em pequena nao achava grande piada mas confesso que hoje em dia seria capaz de os usar em filhos como Maria e Manuel.

    ResponderEliminar
  21. Os meus pais chamam se Rosa e António e os pais do meu marido (Henrique) são Carlos e Carmo!

    Um beijinho,
    Sofia Menezes

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)