Duelo de nomes - Ema vs Mia

em 18/05/18


Esta semana, trago-vos um novo duelo entre dois nomes curtinhos, muito delicados e femininos, e que ainda há uma semana encontramos no top 10 norte-americano. Falo-vos de Ema & Mia, que neste momento estão entre os nomes preferidos dos portugueses, ainda que com níveis de popularidade ligeiramente distintas, já que, em 2017, Ema ocupava a 34.ª posição do ranking, enquanto que Mia estava na 66.ª. Apesar das semelhanças já identificadas, acho que também têm as suas diferenças, mas fico à espera das vossas sensações! Relembro ainda que agora já é possível registar a variante Emma - agrada-vos mais? O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem: 


15 comentários:

  1. Mia.

    Não gosto da grafia de Ema. Só gosto de Emma.

    ResponderEliminar
  2. Votei Ema, mas prefiro Emma. Mia, na minha opinião, não funciona bem em português.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Ema mas escrito como Emma! Acho uma grafia mais completa. Uma das unicas razões que me levaria a não escolher Emma é o conflito de grafias... Se Portugal fosse um país em que a grafia Emma fosse maioritária, talvez subisse mais no meu top pessoal.

    ResponderEliminar
  4. Quando a Mia... Nunca achei graça, e nao vejo isso a mudar num futuro próximo. Talvez conheça uma pequena Mia que me faça mudar de ideias...

    ResponderEliminar
  5. O meu voto vai para Ema, apesar de preferir a grafia Emma.
    Mia, para mim, é um verbo, tal como Lia. Não os consigo ver como nomes próprios.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de Mia, por ser "o gato que mia". Prefiro Ema mas acho que é um nome que dá confusão na pronúncia: Êma ou Éma.

    ResponderEliminar
  7. O meu voto neste duelo vai para Ema.
    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  8. O meu voto vai para Ema, de longe. Tem uma sonoridade linda, um significado misterioso ("todo", "universal") e é também o nome de uma ave parecida com a avestruz (o que para mim é bom porque adoro animais). Prefiro, no entanto, a variante Emma.
    Já de Mia, não gosto. Não gosto tanto de como me soa, muito menos do significado. Sei que é a palavra "minha" em italiano e que há fontes que lhe atribuem o significado de "estrela-do-mar", o que podia ser bom, não fosse o facto de também haver fontes que lhe atribuem o significado de "dor de quem quer muito mas nem pode ter filhos". Acho um significado bastante triste. A fácil associação ao miar do gato não me incomoda, mas também não ajuda.
    De qualquer das maneiras, Ema (ou Emma) está na minha lista de possíveis nomes para uma futura filha e, só por isso, estou disposta a ignorar a grande popularidade porque sou mesmo apaixonada por este nome.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  9. Quando estive grávida de gémeos e, pensava que seriam duas meninas, os nomes escolhidos eram Mia e Ema. Quando descobri que afinal seria um casal, optamos por Mia. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Mia parece-me incompleto. Chamaria Mia a uma Emília, Amélia ou, na loucura, a uma Margarida.
    Ema não tem um som bonito, na minha opinião. Prefiro Eva.
    Não votei em nenhum.

    ResponderEliminar
  11. Acho os nomes engraçados, mas não me enchem as médias. Não consigo desassociar Mia de miar dos Gatos. Enquanto a Ema prefiro a grafia Emma. Votei neste último.

    ResponderEliminar
  12. Optei por Mia, mas o nome "precisa" de um segundo nome comprido ou clássico ...por exemplo Mia Carolina, Mia Francisca, Mia Leonor...
    Gosto de Emma , e da proncuncia inglesa, o problema é que a maior parte das pessoas(penso) em Portugal lê "Êma" o que para mim faz com que perca todo o encanto.

    ResponderEliminar
  13. Claro que é Ema.
    A minha só tem um m porque na altura não se podia escrever de outra forma.
    Mas gosto de Emma

    ResponderEliminar
  14. Estou gravida e ja escolhi o nome Emma sem duvida. Lindo simples e com significado

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)