Pares Perfeitos para Alice

em 28/02/18


Querem um par perfeito para Alice? Não vamos mais longe, é Graça! Mas, como sei que os portugueses ainda não despertaram para o potencial de Graça, apesar da súbita popularidade de Carmo, aqui fica uma listinha com outras sugestões: 


Meninos


  • Abel
  • Álvaro
  • André
  • António
  • Artur
  • Duarte
  • Estêvão
  • Gael
  • Gaspar
  • Gil
  • Inácio
  • Jaime
  • Joaquim
  • José
  • Luís
  • Manuel
  • Marcelo
  • Mário
  • Matias
  • Nicolau
  • Noé
  • Octávio
  • Óscar
  • Samuel
  • Simão
  • Tomás
  • Tomé
  • Valentim
  • Vasco
  • Xavier


Meninas

  • Aida
  • Amélia
  • Camila
  • Cecília
  • Celina
  • Clara
  • Dalila
  • Edite
  • Ema
  • Emília
  • Eva
  • Flora
  • Helena
  • Isabel
  • Isabela
  • Jacinta
  • Júlia
  • Julieta
  • Laura
  • Lídia
  • Matilde
  • Maude
  • Olívia
  • Rosa
  • Salomé
  • Victória


Na vossa opinião, que nomes são os Pares Perfeitos para Alice?

28 comentários:

  1. Conheço uma Alice, com 7 meses gémea de um Dinis e irmã de uma Carmo e uma Ester. Ester, Carmo, Alice e Dinis soam-me bem: curtos, mas bonitos

    ResponderEliminar
  2. Alice, Clara e Eva fica uma excelente combinação!

    Também gostei de Alice Vitória e sugeria Alice e Beatriz!

    Para mim gostei de Jaime, Samuel e Joaquim!!

    E não acrescentaria nada à lista masculina ;)

    Deixo à Filipa a sugestão de PARES PERFEITOS PARA PETRA!
    Um nome que não desgosto e que raramente se ouve por aqui!
    Está um post muito bem conseguido e que vai ajudar muitos pais já que Alice é moda :)

    Parabéns
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Acho Alice um nome interessante no sentido que, tal como Carolina e Camila, são nomes antigos do tempo das nossas avós mas ao mesmo tempo juvenis. Enquanto que, por exemplo, Amélia, Deolinda, Elvira , todos nomes que tb considero de igual forma do tempo das nossas avós são nomes com o seu peso que parecem ter sido feitos apenas para adulto e nao para crianças. Ao passo que Alice já não tem algo de doce e fresco em si que parece transcender a questão da idade. Posto isto os pares que eu sugeria para Alice seriam:

    Alice e Carolina
    Alice e Sofia
    Alice e Celina

    Alice e José
    Alice e Diogo
    Alice e Tomé

    ResponderEliminar
  4. Acho que fica bem com quase todos os nomes. Alice e Luísa, por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. A minha priminha chama-se Alice, e o irmão mais novo Guilherme. Não desgosto do par mas acho que há melhores. Mantendo a inicial G gosto muito de Alice & Gaspar, Alice & Gil e Alice & Glória :)

    (E agora que penso, para quem gosta de ver irmãs/irmãos com a mesma inicial, Gaspar, Gil & Glória até ficava um trio engraçado!)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho Alice e Gaspar um excelente par! Parece uma dupla de um livro de aventuras!

      Eliminar
  6. Eu sou Alice e a minha irmã Matilde :)

    ResponderEliminar
  7. Meninas: Sofia, Clara, Helena, Eva, Beatriz, Estela e Olívia.
    Meninos: Francisco, Hugo, Bento, Vinícius e Lucas.

    ResponderEliminar
  8. Alice tem a virtude de ser um nome doce e literário, que muitos pais terão a tendência de conjugar com outros favoritos dos nossos dias. No entanto, concordo com a Filipa: a delicadeza de Graça torna fácil imaginá-la para uma mana de Alice.

    Quanto à falta de popularidade, parece-me (ou, pelo menos, espero) que a crescente popularidade de nomes virtuosos voltem a tornar Graça numa opção viável para os portugueses.

    P.S.: Já agora, Filipa, já foi publicada a lista completa dos nomes registados em 2017? É que não encontro e gostava de saber como é que Mercês se portou - e Lopo, já agora... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana, publiquei sim, no início de Janeiro:
      Nomes populares em Portugal - Top 100 de 2017

      O link para as listas completas está no final do post!

      Mas posso já adiantar trabalho: Lopo foi registado 8 vezes, Mercês foi registado 6!

      Eliminar
  9. Obrigada, Filipa, não tinha visto o link!

    Lopo foi registado oito vezes? *Arrepios* Mais alguém sente o perigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei.

      Pensava que com a actual tendência de usar nomes antigos portugueses que podia ser uma hipótese para este filhote na barriga.
      Mas não, quase ninguém conhece o nome e pensam sempre que é algo estrangeiro! (O facto de estar a viver fora de Portugal não ajuda) E é demasiado diferente para o gosto português "normal" do meu marido. :(

      Por um lado até gostava que subisse só um bocadinho no ranking. Desde que li Lopo num livro em criança que é uma das minha paixões secretas e assim talvez para um segundo filho já fosse aceite! ;)

      Eliminar
  10. Filipa, aproveitando a abordagem à lista dos nomes registados em 2017:

    Presumo que a contagem diz respeito apenas ao número de registos como primeiro nome. Estou certa?

    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A colega leitora aponta para uma questão importante: se bem me lembro, a Filipa mencionou que, a data altura, lhe pediram dinheiro para ter acesso à lista dos nomes compostos atribuídos.

      Para além de não me parecer coerente (se a lista dos primeiros nomes é do domínio público, porque é que a dos compostos não pode ser também?), prejudica a leitura adequada da lista. O caso mais evidente é o de Maria: com o reinado de Leonor, Inês e Francisca, quantas das nossas Marias têm estes nomes como segundo? E esses números estarão a aumentar ou a declinar - ou seja, os pais portugueses continuam a querer conjugar os nomes da mods com Maria ou optam mais por ter "apenas" uma Carolina ou uma Rita?
      Outro exemplo é o caso de Carminho: os pais portugueses optam mais pelo nome ou pelo diminutivo? Adorava ter acesso aos números para comparar a quantidade de Marias do Carmo às Carminhos.
      Pessoalmente, o caso que a mim me dá mais curiosidade é o de Mercês (Deus me ajude, se tivesse uma filha amanhã era esse o nome dela XD) porque há três opções tradicionais - Mercês, Maria Mercês ou ainda Maria das Mercês - e, no entanto, só temos acesso aos números da primeira...

      Eliminar
    2. Sem dúvida, uma questão importante, que a Mariana C. expôs muito bem.

      Desconhecia que o acesso à lista de nomes compostos dependia de pagamento! Para além de incoerente, como referiu a Mariana, nos tempos que correm nem sei até que ponto isso é legal, se não viola o princípio da transparência e do acesso à informação administrativa. Se, simplesmente, não fosse facultada não me chocaria tanto, mas facultar a troco de pagamento já me parece mais grave! Mas, estou a falar sem conhecer verdadeiramente o assunto, sendo que a Filipa é quem conhece bem estes meandros e saberia com certeza como resolver, se fosse caso disso.

      No entanto, conhecer a lista dos nomes compostos faz toda a diferença! Só assim, é possível ter a noção exacta do número de registos que cada nome recebeu, facto esse que influenciaria as escolhas de muitos pais.

      Digamos que, ao não disponibilizar a dita lista, o IRN apresenta-nos uma realidade antroponímica absolutamente deturpada e ilusória!

      Eliminar
    3. Helena, sim, a lista diz respeito aos primeiros nomes! E confirmo que da última vez que pedi o acesso aos nomes compostos foi-me autorizado o acesso, mas ser-me-ia cobrado um valor emolumentar, nos termos do artigo 18 do Regulamento emolumentar dos Registos e do Notariado. Não avancei com o processo até porque a análise aos compostos de 2013 e 2014 já me tinha ensinado muito e permitiu-me perceber que tipo de nomes compostos eram usados, confirmar quais os segundos nomes mais populares, entre outros pormenores... Vejam esses posts [logo deixo aqui os links], porque creio que não deve haver grandes alterações!

      Eliminar
    4. Muito obrigada, Filipa!
      Logo que disponibilize os links, prontíssima para dar uma espreitadela!

      Eliminar
    5. Obrigada por elaborar, Filipa =) Lembro-me dessas listas, foi muito interessante lê-las!

      Suponho que, no IRN, devem ficar surpreendidos por alguém ter curiosidade em saber os dados relativos aos nomes conpostos... Só nós, os aficionados da onomástica XD

      Eliminar
  11. Obrigada, Filipa. As listas dão, de facto, uma boa panorâmica dos segundos nomes mais populares. Mas quanto aos que tenho em mente (pouco populares), com sorte :) talvez conseguissem ter lugar numa lista top 100 da totalidade de vezes que cada nome foi efectivamente registado, quer como primeiro, quer como segundo nome.

    De qualquer forma, o meu muito obrigada pela dedicação e disponibilidade com que sempre responde às inúmeras e diferentes questões que aqui lhe colocamos.

    ResponderEliminar
  12. Conheço uma Alice com 3 anos que vai ter uma irmã no próximo mês de Maio e vai ser Laura.
    Alice e Laura acho lindo

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma prima amiga Alice que tem um irmão mais novo chamado Artur. Alice e Artur, faz parte da lista. Ela também tem um irmão e uma irmã mais velhos: o Marvin e a Margarida (o Marvin nasceu nos EUA). Então os nomes dos quatro irmãos são: Marvin, Margarida, Alice e Artur.

    ResponderEliminar
  14. Amo este nome: tenho três filhos:
    David & Alice & Matias 😍

    ResponderEliminar
  15. Olá.
    Alice, está no seu auge mas não leva o meu voto.
    Ainda não me conquistou :)

    Deixo aqui algumas sugestões de Pares Perfeitos para Alice:
    Beatriz
    Camila
    Clara
    Eva
    Isabel

    Artur
    Gil
    Mateus
    Matias
    Tomé
    Valentim


    Beijinhos,
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  16. Alice & Frederica, fica a sugestão! Dois nomes lindos de morrer!

    ResponderEliminar
  17. Eu já tenho uma Alice! Combinária com uma Olivia ou Luzia, no caso de meninas e Joaquim ou Mário, no caso de meninos (também de gosto de Gaspar).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)