Jasmim

em 05/02/18



Quando vi a nova lista de nomes aprovados em Portugal, fiquei extremamente feliz por perceber que Jasmim já podia ser registado como primeiro nome em meninas. Sim, eu sei que se trata de um substantivo masculino e que há quem não consiga ultrapassar essas questões mas, se vivemos numa sociedade que aceita muito bem  atribuição de Maria a meninos, também podemos relaxar e aceitar que a antroponímia e a gramática nem sempre andam de braço dado. Para mim, estar na lista como nome masculino era irrelevante - já aqui revelei que Jasmim foi o segundo nome escolhido para a minha filha - mas fico satisfeita por saber que já não temos de pensar num plano B e que já só usa um nome composto com Jasmim quem quiser - e não quem for obrigado! 
Ainda assim, não estamos a falar de um nome propriamente popular nem em meninas, nem em meninos e também não me parece que o cenário se vá alterar muito. 












Iasmin * Iasmina * Jasmeen * Jasmim * Jasmin * Jasmina * Jasmine *Jazmin * Jazzmine * Yasmim Yasmin  Yasmina * Yasmine * Yásmine * Yasmini * Yasmmyn * Yassmin * Yazmin * Yazmine

22 comentários:

  1. Adoro a sonoridade de jasmim o que me faz adorar este nome,assim como benjamim. queria da-lo a uma filha mas sempre que digo que um dos meus nomes preferidos é Jasmim ou Maria Jasmim ou qql coisa jasmim as pessoas fazem comentários horríveis e até já houve quem chorasse de tanto rir, pelo que já nem digo nada. Frederica Jasmim é maravilhoso!!!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso continuo a gostar muito mais de Jasmim como segundo nome do que como primeiro, não sei porquê! Também gosto mais de Jasmim como nome feminino :) Talvez seja porque é dos poucos 'segundos nomes' que acho que ficam bem com o meu nome feminino preferido, que é Gabriela :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo totalmente com a Joana! Adoro Jasmim no feminino e especialmente como segundo nome! Eu duvido que alguma vez use um composto, mas se usasse, consideraria Jasmim como segundo nome.

    ResponderEliminar
  4. FIlipa, sigo o blogue há já algum tempo, mas nunca tinha comentado. Agora sinto que é a altura ideal, porque estou grávida e no preciso dia em que soube que Jasmim já era permitido, soubemos que vem a caminho uma menina! :) Se já andávamos a pensar em Maria Jasmim, passamos a ver a nossa bebé apenas como Jasmim e assim ficou. Será, provavelmente, das primeiras a ser registada! :) Na lista, para além de Jasmim, tínhamos (e temos, porque o futuro é incerto):
    Margarida, Camila e Aurora e ainda torcia por Luz, que não agradou tanto ao marido. :) Com isto, quais são os nomes que considera pares perfeitos para Jasmim? Alguns dos nossos enquadram-se? Bjs, continuação de muito sucesso, Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das minhas combinaçoes preferidas que adoro para o meu n.1 feminino é Camila Jasmim. Portanto, acho que Camila poderia se enquadrar com uma pequena Jasmim.

      Eliminar
    2. Camila Jasmim adoro!

      Eliminar
  5. Gosto do nome Jasmim mas quando "dito" , (por assim dizer), em ingles. Nao sei acho que por, desde criança ter sido habituada a ouvir a variante inglesa do nome Jasmim me soa um bocado estranho. Mas tal como a Joana e a Carolina não consigo ver Jasmim em Portugal como primeiro nome mas ja como segundo acho algo refrescante e, de certa maneira, luminoso. Gosto de Maria Jasmim, Flor de Jasmim e Heloisa Jasmim

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente, nem associo Jasmim a nome masculino, talvez porque a única pessoa com esse nome que conheci era uma mulher. E cada vez gosto mais do nome, para uma menina, e acho que se tiver uma segunda filha talvez tente convencer o pai 😉 embora ache que será uma luta perdida à partida, mas nunca se sabe. Soa bem, é delicado e musical, é doce. Finalmente foi aprovado.
    (Já agora, não gosto nada de Iasmin, Yasmin, e afins... vá-se entender!)

    ResponderEliminar
  7. Só tolero como nome masculino, como todos os nomes terminados em -im.

    ResponderEliminar
  8. Frederica nome forte e Jasmim nome delicado deu sonoridade ao nome.Parabéns conheci uma Yasmin na Universidade e minha sobrinha conhece outra a pouco tempo!Os nomes da primas do primo de parte paterna de minha sobrinha são :Maria Eduarda,Maria Fernanda e 2018 Maria Cecília. Tem três nomes que não colocaria numa filha:Mara significa amarga,Cecília ou Célia significa cega e Cláudia significa manca!
    Beijinhos pra si e pra Jasmim

    ResponderEliminar
  9. Tenho andado a pensar em Jasmim desde que vi a nova lista. Pensei em Carlota Jasmim (sim gosto de Carlota, crucifiquem-me! - digo isto porque quase ninguém gosta!) e ainda gosto deste composto, mas Jasmim só por si penso que brilha sozinho.

    ResponderEliminar
  10. Deste lado do Atlântico Jasmim ha aos montes. A professora da minha filha eh Jasmim. Eu gosto da sonoridade mas ainda estou por conhecer uma Jasmim que seja simpatica...

    ResponderEliminar
  11. A minha filha nasce em Agosto e já tem o nome escolhido. Jasmim ❤️

    ResponderEliminar
  12. A minha filha nasce no final deste mês e vai ser JASMIM😍

    ResponderEliminar
  13. Ola minha filha se chama jasmim santos das chagas
    Eu não curto outros nomes parecidos.
    Ela é simpática.
    Muito carismatica
    Muito inteligente.
    E carismática.
    Mas falando serio
    JASMIM É LINDO.

    ResponderEliminar
  14. Nossa filha se chamará JASMIM. Lindo nome, delicado e soa muito bem ❤️🌹

    ResponderEliminar
  15. Minha filha se chama Jasmim 🌹

    ResponderEliminar
  16. Jasmim é o meu nome preferido. 😍

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho uma linda menina chamada Jasmim 😍

    ResponderEliminar
  18. Por aqui haverá uma Jasmim só 💜

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)