Gael

em 21/02/18


Há uns dias, estreou a quarta temporada da série Mozart in the Jungle, que é protagonizada por um ator mexicano de quem gosto muito, Gael García Bernal. Para além do imenso talento artístico, também tem talento a escolher nomes - é pai de uma menina chamada Libertad e de um menino chamado Lázaro. Se bem me lembro, foi através dele que conheci o nome Gael [a origem do nome é bastante incerta, vejo significados que vão de corajoso a selvagem, passando por galo! mas explorem-no no Behind the Name] e fiquei genuinamente feliz quando passou a ser aprovado em Portugal, em Junho de 2016. Apesar de me remeter para um artista, não estamos a falar de uma figura de proa do entretenimento, por isso acho que a associação se desvanece com facilidade. Sobretudo, parece adaptar-se bem à nossa língua, por aproximação a outros nomes masculinos terminados em -el, podendo ser uma alternativa aos muito populares Miguel & Gabriel. Na vizinha Espanha, por exemplo, Gael ocupa a 47.º posição do ranking de 2016, sendo até mais popular do que Rafael. Na minha opinião, é um dos nomes a ter em conta por todos aqueles que gostam de nomes curtos e ligeiramente diferentes! 

3 comentários:

  1. Gosto tanto deste nome! Teria sido o nome do meu Gabriel mas em 2013 ainda não era uma possibilidade. Durante bastante tempo tratei-o por Gael mas quando ele começou a falar dizia "Biel" e assim ficou :) Apesar de ter ido para nomes mais longos este encanta-me mesmo. E também sou fã do trabalho do Gael Garcia Bernal 😉

    ResponderEliminar
  2. Adoro ver o Gael trabalhar! :-D E o nome fica-lhe muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante do nome, mas se tivesse um filho não lho poria porque esse é o nome de um ex-namorado meu, dos tempos em que vivi na Argentina.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)