A lista de nomes populares em Portugal tem vários nomes fortes, bem ao meu estilo. Adoro Constança, mas infelizmente está muito popular. Benedita, Mafalda, Vitória, idem. E, claro, Leonor. Mas, dentro do género, há opções menos comuns e, a meu ver, muitíssimo interessantes, como é o caso de Caetana e Pilar, que estão no top 100 há poucos anos [Pilar está desde 2012, Caetana desde 2013]. Os dois aparecem muitas vezes juntos nas listas que as leitoras me enviam e são várias as que me perguntam se os nomes são demasiado "espanhóis". Pois é, Santiago não é o único a passar por esse drama! Para mim, não são, porque estou habituada a encontrá-los nos livros de registos antigos, mas nem que fossem, nunca veria isso como algo negativo, sobretudo quando o nosso ranking tem vários nomes que remetem primeiramente para outras culturas. Fortes, marcantes e diferentes. É assim que eu os vejo!
Não coloco Mafalda neste grupo!
ResponderEliminarNão são nomes que goste muito! Mas foto em Pilar! Mas voto com alguma dificuldade!
Bom fim de semana
Não são os meus preferidos...mas entre os 2 Caetana. Gosto mais de ouvir Caetano do que Caetana
ResponderEliminarPilar, que é a mãe do meu namorado e é espanhola. :) Caetana acho pedante. E um pouco duro.
ResponderEliminarPilar. É forte mas ao mesmo tempo tem doçura.
ResponderEliminarJá de Caetana não consigo gostar... acho rude, pesado.
Caetana e Pilar são ambos nomes de vilãs da Alexandra Lencastre.
ResponderEliminarGosto muito de Caetana, já Pilar não me enche as medidas.
ResponderEliminarReconheço as virtudes de ambos =) Apesar de não os considerar espanhóis, não me incomoda que outros os façam.
ResponderEliminarCom muita pena minha, não conheço nenhuma Caetana, mas Caetanos até conheço alguns. Já Pilares conheço, e com idades diferentes =) O meu voto recai nesta última!
Constança é o nome da minha irmã mais nova e só não foi o meu porque a família não gostou na altura. Se tivesse sido assim, a minha irmã seria Sancha, o que não sei se seria bom... Por acaso, gostava de saber o que acham de Sancha. Também é um nome forte e pouco comum, mas nunca o vi aqui no blog.
ResponderEliminarAssocio Caetana e Pilar a Vitória, mas não tanto aos outros nomes referidos. É-me um bocado difícil avaliar estes nomes só por si, porque sempre que ouvi alguém dizer que gostava deles pareceu-me uma tentativa de arranjar um nome “queque” que não fosse muito batido (como Leonor, Madalena, etc.). Portante, quase numa lógica de arranjar um novo nome exclusivo, para não recorrer aos nomes mais democratizados; uma espécie de tentativa de preservar o privilégio e o pedigree. Não levem a mal este comentário: não estou a generalizar, estou apenas a basear-me na minha experiência, que é naturalmente limitada.
Se fizer um esforço para avaliar os nomes, acho que prefiro Pilar porque, percebi agora, não gosto de nomes com vogais fechadas (como Caetana). Mas mesmo assim é só numa lógica de “o que desgosto menos”.
Ontem quando estava a falar sobre estes nomes com o meu namorado, ele lembrou-se de Penélope. Acho que talvez se enquadre nesta lista. É forte e comprido. Apesar de ser poético e diferente, o que funciona bem numa criança, vejo-o como um nome adulto e, portanto, forte.
Até aos 8 meses de gravidez, a minha Frederica era para ser Penélope. Os motivos da escolha eram os mesmos, nome forte, que me trazia uma sensação de independência, determinação e cheio de vida. Nunca houve vontade de preservar estatutos que não tenho nem pedantismo 😌
EliminarSim, sim, eu não estava a insinuar isso e sei que não houve esse critério! Quando muito, até estava a criticar-me a mim por me relacionar com pessoas que ligam ao estatuto em vez de à beleza dos nomes! Além disso, parto sempre do princípio que as pessoas que frequentam o blog estão mais interessadas nos nomes do que na conotação social, por isso não queria de todo ofender.
EliminarNão ofendeu! 😁 Eu é que aproveitei dois comentários bem educados para explicar o meu ponto de vista!
EliminarGosto tanto de Penélope! E considero que fazia um bom par com Frederica! A Filipa acha que voltaria a considerar Penélope se tivesse outra menina?
EliminarContinuo a gostar muito, mas neste momento não seria uma das minhas primeiras opções!
EliminarQuais seriam as opções Filipa? Curiosidade ;)
EliminarPilar só conheço uma, agora com 13 anos. Caetanas conheço várias, desde dos 2 aos 20 anos. Não desgosto de Pilar mas prefiro Caetana, apesar de gostar muito mais ainda de Caetano!
ResponderEliminarJá não vou a tempo de votar mas, nunca é tarde para deixar o meu comentário!
ResponderEliminarO meu voto teria sido sem pensar: Caetana!
É o nome da minha filha que chegará em breve =)
Beijinhos
Bom Sábadp
Alice Abreu
Minha mulher gosta muito do nome Pilar. Sou brasileiro, ela franco-canadense e devemos em breve morar em Portugal. Gostamos de nomes clássicos e tradicionais. Como soa Pilar em Portugal?
ResponderEliminar