Amália ou Vitória?

em 20/02/18


A mãe da Laura está novamente grávida de uma menina e está num impasse relativamente à escolha do nome. O pai gosta muito de Vitória, um nome de família, que tem um belo significado e que, no entender do casal, é um nome poderoso para uma mulher, sendo por isso um Par Perfeito para Laura. Já a mãe está mais inclinada para Amália, que também tem um significado bonito [trabalhadora] e uma "sonoridade maravilhosa". A mãe salienta ainda a vantagem de se tratar de um nome pouco usado, que é algo que prefere face à enorme popularidade de Laura, mas reconhece que Vitória é mais bem aceite. Esgrimidos os argumentos, o casal não consegue desempatar e a vossa opinião é muito bem-vinda! 
Eu gosto mesmo muito dos dois nomes e acho que ambos funcionam muito bem com Laura. Admito que Vitória possa ser mais ao estilo de Laura [dois nomes de origem latina, cujos significados acabam por se entrelaçar, se pensarmos na simbologia das coroas de louro], mas acredito que a perfeição pode chegar-nos nas mais variadas formas e aqui, acho que a doçura do ritmo de Amália vale ouro. Além do mais, já que a mãe frisou que prefere um nome menos comum em crianças, o meu voto tem de ir para Amália. Queria ainda lembrar que nos aproximamos a passos largos do centenário do nascimento de Amália Rodrigues e que isso trará, certamente, o nome para a ribalta. Não quero insinuar um aumento de popularidade, mas antes um aumento de notoriedade!
Se estivessem no lugar destes pais, qual seria a vossa escolha?

Resultado da sondagem:



26 comentários:

  1. Parabéns aos pais! Eu não gosto de Amália mas Vitória é muito popular mesmo! Gostam de Emília? Acho mais moderninho...

    ResponderEliminar
  2. Amália e sem dúvida muito doce, mas preferia Amélia. Ou Olívia. Vitória é extremamente comum.

    ResponderEliminar
  3. Amália é sem dúvida amoroso e em simultâneo, elegante.

    No entanto, Vitória, já há muito tempo que figura entre os meus preferidos, daí ter o meu voto. Embora seja muito popular, é bonito, com um belo significado e na minha opinião com presença. Além disso, adoro vê-lo ao lado de Laura.

    Parabéns a toda a família e votos das maiores felicidades!

    ResponderEliminar
  4. Escolham Amália porque Laura & Vitória é previsível!

    ResponderEliminar
  5. Gosto mais de Amália, mas acho que me soa melhor Laura e Vitória, porque têm vogais diferentes - Laura e Amália fica com muitos “a”s. Ainda assim, como acho que o nome individual é mais importante do que a concordância perfeita com os irmãos, o meu voto vai para Amália, porque acho mais doce e original. Enquanto Vitória e Laura formam um par poderoso, Laura e Amália formam um par forte e presente mas um bocadinho mais leve e, na minha opinião, mais romântico. Simpatizo com o nome Vitória, mas é demasiado aristocrático para o meu gosto.

    ResponderEliminar
  6. Como brasileira, votaria em Amália. Aqui o nome Vitória já está saturado, tanto como primeiro quanto como segundo nome.
    Sei que aí em Portugal preferem Amélia a Amália, pela ligação com a Amália Rodrigues e o fado, então não sei o quanto isso influenciaria minha escolha se fosse portuguesa.
    Enfim, como até eu mesma estou em dúvida, diria aos pais que seguissem seu instinto e escolhessem o nome que mais tocasse seu coração, pois ambos são excelentes opções!

    ResponderEliminar
  7. Acho que não há como errar. Tanto Amália como Vitória são excelentes nomes. Contudo, e apesar de considerar Victória como uma escolha mais "natural", estou a torcer por Amália! Adoro, adoro Amália! É mais raro mas tão bonito!

    ResponderEliminar
  8. Não sou muito fã de ambos os nomes!
    Para fazer par com Laura prefiro Vitória!

    Parabéns
    Muitas felicidades para os 4 =)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns à mãe da Laura pelo bebé!
    O meu voto vai para Amália sou adepta de nomes menos ouvidos, não já ter eu escolhido Frederica =)

    Amália e Laura não me soa muito bem, Amélia/Emília a meu ver seria o par perfeito!!

    Muitas felicidades!

    Um beijinho
    Mónica Seixas

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida, prefiro Vitória .

    ResponderEliminar
  11. Associar o nome Amália à Amália Rodrigues é mesmo um ponto de vista e não creio que a criança vá crescer traumatizada por isso, é só mais uma figura nacional, como o Cristiano (Ronaldo), o Luís (de Camões), o António (Salazar), o Vasco (da Gama), o Afonso (Henriques), entre outros... é normal associar nomes a pessoas, mas com o uso regular, a associação vai passando.
    Adoro Vitória, mas está tão na moda e sinceramente considero o par Laura e Amália um amor. Votei em Amália! Que venha saudável e numa hora pequenina :)

    PS: Só por curiosidade, Amália e (Maria) Vitória são os nomes das protagonistas das novelas da tarde da Globo, no Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reli o meu texto e acho que não ficou muito claro que eu não vejo mal nenhum na associação à fadista; quando referi o possível aumento de notoriedade, era como um ponto a favor, já que isso poderá ajudar a que se torne "mais bem aceite"!

      Eliminar
  12. Há uns anos atrás ninguém usava Beatriz porque associavam à Beatriz Costa, hoje em dia com tantas Beatriz já ninguém associa. Eu gosto muito dos dois, tanto Vitória como Amália, mas o meu voto foi para Amália, acho que mesmo que haja essa associação com a Amália Rodrigues, é por bem, porque é das figuras femininas mais fortes e emblemáticas do nosso país, logo fica associada a algo positivo. Depois publica a escolha :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Amália dos olhos doces...Eu sei que a canção diz Amélia, mas de certeza que a pequena Amália vai ouvir esse e outros elogios pela vida fora :) muita saúde e sorte para o pequeno anjo

    ResponderEliminar
  14. Eu não iria por Amália unicamente por uma razão. Porque começa com a letra A. Tendo o meu nome começado por C, era quase sempre das primeiras a ter que apresentar trabalhos na escola, a ser chamada ao quadro, entre outras coisas que agravavam a minha ansiedade. Sempre pensei: "porque a minha mãe não me pôs uma nome com a ultima letra do alfabeto?". Por causa disto, já decidi que o meu futuro filho/a não irá ter um nome começado com as primeiras letras do abecedário. Mas isto sou eu, que sou parva. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive uma colega Tatiana que sofria precisamente do oposto, detestava ser das últimas a receber testes, a ser chamada pela professora, etc... Dizia sempre que os nomes dos filhos seriam sempre com as primeiras letras do alfabeto porque ser a última era aborrecido e dava-lhe cabo dos nervos.

      Eliminar
  15. Hoje sai na revista Caras o nome da menina da Andreia Rodrigues e do Daniel Oliveira. Alguém já sabe qual é o nome? Os meus palpites são: Maria, Matilde, Leonor e Madalena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por responder, é um nome muito bonito.

      Eliminar
    2. Que péssimo gosto!!
      Desculpem e desculpe Filipa!
      Mas é nome que não consigo mesmo e vi logo que estava mesmo para ser Alice!

      Eliminar
  16. A blogger Mafalda Sampaio ( Maria Vaidosa) anunciou que vem aí a Maria Madalena!

    O meu voto vai para Vitória!
    Parabéns à Laura e a toda a família

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  17. Meu Deus, que saudades... Há tanto tempo que não passo aqui!

    Parabéns aos pais! Antes de mais nada, acho que ambos os nomes são pares perfeitos para Laura. Vitória tem uma popularidade semelhante, o que pode ser um factor a considerar - isto para quem pode estranahar ter um filho com um nome popular e outro com um nome invulgar. Popularidade à parte, e apesar de Vitória também ser para mim um nome de família, a minha escolha recai sobre Amália =)

    Não se esqueçam de partilhar a escolha final!

    ResponderEliminar
  18. Amália é doce e gentil, Vitória associo aos aficionados do Slb :/

    ResponderEliminar
  19. Conheço dois irmãos Lourenço & Vicente, um par que significa «coroa de louros» e «vencedor», portanto o par Laura & Vitória, não só soa bem, como resulta bem em termos de sentido para mim: louros + vitória. Complementam-se bem! Mas para uma irmã de uma Laura a minha primeira escolha seria Alice.

    ResponderEliminar
  20. Olá! Só para dizer que escolhemos Amália :)

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pela partilha Inês.

    Muitas felicidades.


    Mariana Fonseca

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)