Mel

9.1.18


Durante uns anos, perdi a conta à quantidade de emails que recebi por causa do nome Mel. Havia muita gente interessada em registar o nome em meninas [sobretudo quando a Rita Pereira fez de Mel numa novela]  mas este constava da lista do IRN como nome masculino. O problema é que a modelo Diana Pereira estava sempre nas revistas cor-de-rosa com a filha Mel e isso gerava imensa confusão!
Para dar resposta aos pedidos dos leitores, fui fazendo posts com sugestões de nomes alternativos que pudessem ter Mel como diminutivo e até uma lista de Nomes compostos com Mel. Entretanto, o tempo foi passando e diria que o momento alto de Mel também se foi, sem que este tivesse, de facto, acontecido! 
Não sei se isso poderá mudar agora com a chegada da nova lista do IRN, que indica que Mel já pode ser registado sem condicionalismos, quer como nome masculino, quer como feminino! O que é que vocês acham de Mel? Acreditam que pode reconquistar os portugueses? E já agora, acham que o aumento no número de registos de Melissa poderá estar relacionado com Mel? 

14 comentários :

  1. Olá! Eu acho Mel bonitinho, mas acho que não usaria em uma filha minha. Não sei, acho que não me cativa. Mas acho um nome absolutamente usável, simples, curto. Funciona bem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não usaria, apesar de ser um nome curto, literal e com um significado inspirador. Parece-me avô incompleto. Gosto de Melissa, Melina, Melinda, Mérida...

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente, prefiro Mel como nome feminino, não me "soa" para menino. Mas prefiro Melissa, por exemplo, porque me soa mais doce e completo. Não sou fã de nomes que me deixem na dúvida são nomes ou diminutivos.
    Entretanto uma curiosidade, hoje conheci um menino com 2 anos chamado Aníbal e achei muito engraçado, pois é um nome que já quase não se ouve.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Mel como diminutivo ( fica muito fofo), como nome ja nao me cativa .

    ResponderEliminar
  5. Nasceu a primeira filha de Gregório Duvivier: Marieta.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de Mel.

    Acredito que o crescimento de Melissa possa estar relacionado a sonoridade similar a Alice, e uma variação a Clarissa ou Clarice.

    ResponderEliminar
  7. Acho que ao fim de uns meses estaria completamente enjoada do nome.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de Mel para meninas como nome completo, gosto como diminutivo de Mélanie, Amélia, Melinda, Melina, Melissa, etc.

    Se for para usar só Mel prefiro em rapazes, como o ator Mel Gibson

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de Mel para menina, é um nome curto, simples e literal além de ter uma sonoridade adorável. Acho no entanto, que a usá-lo, usaria com algum composto. :)

    ResponderEliminar
  10. Gosto de Mel como diminutivo apenas...é o diminutivo da minha Amélia: Mel! E acho que fica lindamente...

    ResponderEliminar
  11. Filipa, onde está a lista de registos de 2017 ? Não costuma já haver por esta altura?

    ResponderEliminar
  12. Nunca conheci nenhuma Melissa para além da minha filha com 18 anos. É tratada por Mel por praticamente toda a gente e confesso que o diminutivo teve uma grande influência na escolha. Já cheguei a trocar e-mails com a Filipa, mas devido aos nomes das minhas filhas mais novas, Benedita e Olívia entretanto, já com 10 meses.

    ResponderEliminar
  13. Uma curiosidade, este ano não há lista de registos de 2017?

    ResponderEliminar
  14. Mel é um nome muito bonito, mas preferia ter um nome "oficial" e usar Mel como diminutivo.

    Conheço uma Melissa que é tratada por Mel, mas para Mel prefiro o nome Mélanie (tão fofo, e é permitido em Portugal). E adorei a ideia de Mel como diminutivo de Amélia! Nunca tinha pensado nisso.

    Para mim Mel também resulta num menino, porque tem semelhanças com nomes como Gil e Abel e até porque tenho ouvido vários diminutivos usados tanto para rapaz como para rapariga: Alex, Gui, Ju, Leo...
    Para rapaz, Mel pode ser diminutivo de Miguel ou de Manuel, mas também existe o nome Melchior (o nome de um dos Reis Magos), só não imagino ninguém a usá-lo hoje em dia!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)