Maria & Santiago no bom caminho!

em 28/12/17


O jornal Público divulgou hoje alguns dados provisórios relativos aos nomes registados em Portugal em 2017 e, entre Janeiro e Setembro, Maria & Santiago foram os nomes mais registados, repetindo o resultado de 2016.  De acordo com o artigo, estes foram os quarenta nomes mais registados nos primeiros nove meses do ano: 


Meninas

  1. Maria
  2. Leonor
  3. Matilde
  4. Beatriz
  5. Carolina
  6. Mariana
  7. Ana
  8. Sofia
  9. Francisca
  10. Inês
  11. Margarida
  12. Clara
  13. Lara
  14. Alice
  15. Laura
  16. Benedita
  17. Diana
  18. Madalena
  19. Joana
  20. Camila

Meninos
  1. Santiago
  2. Francisco
  3. João
  4. Afonso
  5. Rodrigo
  6. Martim
  7. Tomás
  8. Duarte
  9. Miguel
  10. Gabriel
  11. Lourenço
  12. Gonçalo
  13. Dinis
  14. Guilherme
  15. Pedro
  16. Salvador
  17. Rafael
  18. Lucas
  19. Tiago
  20. Gustavo


Como referi acima, estes dados são provisórios mas, neste momento, os nomes assinalados a verde subiram no ranking face a 2016; Benedita & Camila chegaram pela primeira vez ao top 20 e é o regresso de Gustavo, que já lá esteve em 2012 e 2013. 
Tudo igual, no reino de Portugal :) 

14 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu comentário Filipa!
    Não esperava ver Camila e Benedita no top 20!
    Vê-se nitidamente a subida de Clara e Alice!
    Um pouco "chocada "com o facto de não estar a eva estar" Diana!! Sendo isto apenas dados provisórios acredito que o top 20 e 100 desde 2017 não fuja muito a estes dados!!
    Obrigada por divulgar e se calhar tal como algumas leitoras estávamos ansiosas por ver estes dados e comenta los!
    Obrigada Filipa !!
    Boas festas!!
    Bom 2018!

    ResponderEliminar
  2. Ao fim de muito tempo, Francisca conseguiu mesmo destronar Margarida. Gosto imenso dos dois, mas prefiro Margarida e fico satisfeita por ver que aos poucos, se vai tornando menos comum. Quanto a Maria, Leonor, Matilde, Beatriz e Carolina, não me surpreende, assim como Mariana e Sofia que de tantas vezes ouvir, passei a não gostar (principalmente, Sofia). Inês não está mesmo entre os meus preferidos e Ana é dos nomes que menos gosto (de todos)! Quanto a Clara, Alice, Benedita e Madalena (nome da minha filha) preferia que estivessem mais abaixo, apesar de só sentir a sua popularidade na Internet, porque pessoalmente conheço muito poucas. Tenho pena que Camila esteja a popularizar-se. Em fevereiro do próximo ano, nascerá a minha sobrinha Camila e na altura da escolha fiquei muito feliz, por ser pouco usado (ups).
    No caso masculino, Santiago não vigora entre os que mais gosto (prefiro Salvador) mas ainda bem que conseguiu terminar com o reinado de João, que também de tanto ouvir, passei a olhar com outros olhos. Francisco chegou para vencer, assim como Duarte e Gabriel. Também está previsto para fevereiro um Gabriel na família. Rodrigo e Martim é «mais do mesmo» assim como Lourenço que veio para ficar. Espero que Dinis, Salvador e Gustavo não subam mais. No geral, pouco evoluiu comparativamente com o ano anterior. E isso é positivo ou negativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para completar o meu comentário e ainda que não tenha a ver, a Luciana divulgou os nomes das filhas: Amoor Viktória e Valentine Viktória. Apesar de ter dito que já não me surpreendia, conseguiu. E a insistência do Viktória continua...já a "saga dos L’s" na família parou.

      Eliminar
  3. Eu achava que Eva entraria pra esse top. Benedita é pouquíssimo comum aqui no Brasil. Só conheço uma, já na casa dos 50. Acho Gustavo um nome lindo. Que bom que voltou ao top 20.

    ResponderEliminar
  4. Beatriz e Afonso a subir espanta-me, pensei que já estavam a começar a perder força! A Filipa não arranja outra vez a lista dos nomes compostos? Tantas Marias só se justifica por causa dos compostos!

    ResponderEliminar
  5. Olá!! Estou bastante surpreendida!!
    Camila quem diria! E não encontrar Eva neste top é um espanto!
    Laura e Lara tão próximas não tinha essa nossa nem imaginava!!
    Nomes como Madalena, Benedita e Margarida estão em alta!!

    E Alice e Clara começam a manifestar se !!

    A descida de João, deixa aliviada!!
    Guilherme, Salvador e Lourenço tal como o trio que referi em cima também começam a revelar grande potencial em massa!!!!
    Quero muito saber o n° de registos!!!

    Beijinhos
    Bom 2018 a todas

    Alice Abreu

    ResponderEliminar
  6. Continuo a achar os nomes muito aborrecidos. Há uns anos atrás sim, mas agora acho que já se ouve tantas Marias, Matildes, Leonores e Beatriz que já enjoa.
    Os meus preferidos ainda não andam lá: Ema, Olívia, Valentina, Benjamin.. só escapou o Martim 😉

    ResponderEliminar
  7. Que surpresa !!
    Não estava nada à espera!!!!
    Obrigada pela publicação Filipa!!

    Feliz Ano Novo
    Beijinhos
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  8. Votos de um feliz 2018 à Filipa e a todas as leitoras do blog! =)

    No todo, parece que o top 20 de 2017 não trará muitas surpresas. É de assinalar a entrada de Francisca para o top 10 (destronando Margarida - acrescento só que são dois dos meus clássicos favoritos e os únicos, juntamente com Maria, que daria a uma filha apesar da popularidade) e a subida (à qual já aqui dei o adjectivo de meteórica) de Benedita! Conheço uma das Camilas de 2017 (irmã de uma Carlota) mas não imaginava que estivesse a apaixonar tanto os portugueses, e estou a adorar as Clarinhas! =)

    Confesso que o top feminino me enche mais as medidas que o masculino, embora não consiga explicar porquê... Será que Dinis está para os meninos como Benedita está para as meninas? Duarte continua ali muito popular (sinal de que há aí muita gente com bom gosto) e não me surpreende que Salvador esteja a apaixonar os portugueses... =)

    ResponderEliminar
  9. Não aprecio os nomes usados e abusados: Leonor, Matilde, Beatriz e Carolina. Quanto a Margarida e Clara são nomes que, pessoalmente, não daria a uma filha por duas razões: nome de flor e o outro é um adjetivo/ nome comum. Com imensa variedade de nomes bonitos, acho que esses dois, definitivamente não me preenchem as medidas.
    Quanto a Francisca, Mariana, Inês, Alice e Laura são nomes usados ao longo do tempo, conheço-as de várias idades.
    Relativamente a Benedita e Camila, são nomes que acho bastante apelativos e gostaria que não fossem tão usados. Benedita é mesmo uma das minhas preferências caso, no futuro, tivesse uma filha ou para recomendação a amigas, etc. Ainda bem que Constança não está no top 20 ainda e espero que Benedita baixe também.
    Relativamente aos meninos, fico triste que Francisco e Santiago sejam super usados, uma vez que são nomes que gosto muito.
    Martim, Tomás, Gabriel e Lourenço são nomes menos usados que os outros dois mas, mesmo assim, usam-se muito.
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro Benedita e Lourenço
    Se tivesse gémeos daria esses nomes!

    ResponderEliminar
  11. Será que vão publicar o top oficial?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)