Éden & Eden

em 21/11/17



Tenho uma confissão a fazer: gostava de estar mais entusiasmada com esta nova lista aprovada em Portugal mas, infelizmente, a grande maioria dos nomes agora adicionados não vai ao encontro do meu estilo. Por outro lado, há alguns que me agradam e muito, mas quando penso no que que vos quero dizer sobre eles, fico com muitas dúvidas no que respeita à sua aceitação. 
Hoje gostava de falar sobre Éden, um nome que adoro há vários anos e cuja aprovação me deixou mesmo muito contente [mais, só se Éden, com acento, estivesse na lista feminina mas só está na masculina. Em meninas, terá de ser utilizado Eden]. A primeira vez que vi Eden usado como nome próprio foi na MTV Europe, no final dos anos 90, e pertencia a uma VJ israelita, Eden Harel. Ela era linda, tinha um ar exótico, o nome assentava-lhe na perfeição e, mais tarde, fiquei muito satisfeita ao perceber que Eden se usava em vários países, sobretudo em meninas, mas não só! 
Apesar de adorar Eden [para que fique claríssimo, eu adoro Éden, pronunciado à portuguesa], acho que é impossível fugir à questão: independentemente de acharem ou não o nome bonito, qual é a vossa reacção, face ao seu contexto bíblico? Ficam-se pela ideia mental do Jardim de Deus, cheio de frondosas e belas árvores ou concentram-se no pecado original de Adão e Eva? 


9 comentários:

  1. Não associo ao Jardim de Eden.
    E não desgosto!

    Beijinhos
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  2. Associo logo ao jardim, e inclino-me mais como nome masculino sem dúvida, pelo som. Éden, Aiden, Éder, tudo masculino

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais da sonoridade e grafia inglesa de Eden. Entretanto, nasceu a bebé de uma das ex-concorrentes de um reality show da TVI, chama-se Penélope.

    http://www.novagente.pt/juliana-dias-mostra-o-momento-em-que-conheceu-filha-recem-nascida-foto

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Éden, e, sem dúvida, associo ao jardim, à Criação e à natureza. O nome Eva é que me lembra da questão do pecado original (Adão também, mas não é um nome muito usado).

    ResponderEliminar
  5. Éden me remete ao jardim, a coisas belas. É um nome que me agrada muito para meninas.

    ResponderEliminar
  6. Nao associo ao Jardim!
    E nunca colocaria a uma filha!

    Beijinhos
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  7. Eu conheci um rapaz chamado Éden uma vez. Não gosto muito do nome. Mas vejo mais como nome masculino do que feminino.

    ResponderEliminar
  8. Éden, associo e não associo ao Jardim!! É bonito e muito delicado e tal como a Filipa, prefiro com a pronúncia bem portuguesa! E também tao sabia que Eden/Éden era aceite como nome próprio!!
    Mas se me disserem:" chama se Éden/Eden" de certeza que não associava ao Jardim!
    Beijinhos.
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  9. Meu filho se chama Éden ❤️ Foi o pai quem escolheu, disse que nosso bebê é CATIVO ao senhor e será frutífero assim como o jardim. Em fim meu Éden hoje tem 6 meses é um bebê fofo bonzinho e amável ❤️

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)