Alana & Martina

em 30/10/17


O futebolista Cristiano Ronaldo e a namorada Georgina anunciaram que a filha que aí vem se chamará Alana Martina. Depois das escolhas de Eva & Mateo, admito que estava com curiosidade para saber qual seria o nome desta pequenita, porque imaginei que, desta vez, talvez a escolha recaísse sobre um nome mais aproximado à cultura espanhola, devido à nacionalidade da mãe. E a verdade é que o casal divulgou que não conseguiu chegar a um acordo e, por isso, o composto escolhido resulta da junção das vontades dos pais - Cristiano escolheu Alana e Georgina escolheu Martina, um nome super popular em Espanha e em Itália, que por cá não vingou, apesar da enorme popularidade de Martim [no país vizinho, Martina & Martin estão no top 3 de 2016]. 
Eu gosto bastante dos dois nomes isoladamente e o composto não me choca nada e nem sequer se afasta muito, em sonoridade, do clássico de sucesso Ana Cristina. No entanto, o facto de os dois nomes terem precisamente o mesmo número de sílabas retira-lhe alguma fluidez. 
Para terminar, recorde-se ainda que Martina também é o nome de uma das filhas de Luís Figo!

E desse lado, ficaram surpreendidos com a escolha? 

19 comentários:

  1. Eu sou suspeita, pois dos quatro nomes só gosto de Eva. Cristiano é um nome que não gosto mesmo, com a agravante de ser o nome do pai. Eva é muito bonito, mas preferia que o irmão fosse Mateus. Para finalizar, para mim não faz sentido uma ter um nome composto e os restantes não. Aliás, não gosto muito de Alana. Preferia que os quatro fossem Cristiano, Eva, Mateus e Martina. Mas lá está, a escolha está feita e com isto concluo que a Georgina tem bom gosto, pois simpatizo com Martina. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que foi divulgado pela imprensa, parece que apenas o Mateo não tem dois nomes, já que a menina é Eva Maria!

      Eliminar
  2. Eu gosto muito de Martina. Acho muito bonito, além de ser forte. Alana não me agrada, não sei porque.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Filipa, gosto dos nomes mas nota-se que não conseguiram decidir! Acho que Alana pode ter futuro em Portugal, pode ser irmã de uma Alícia ou de um Isaac..

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente gosto mais da escolha da Gio , Martina por ca não usamos em em Espanha é bastante popular e tem uma sonoridade agradável . Alana não aprecio mas o importante é os pais gostarem :) sejam felizes :)

    ResponderEliminar
  5. Alana Martina..nao de todo! Prefiro só Martina e é de louvar o bom gosto da georgina!
    Penso que Alana terá mais futuro aqui em Portugal que Martina!
    Beijinhos
    E façam o favor de serem felizes=)

    ResponderEliminar
  6. Numa famílias de Catias e Elmas e Cristianos, queriam que a pequenas e chamasse Benedita?

    ResponderEliminar
  7. Adorooooo Martina, mas detesto Alana e tbm não consigo gostar do composto.
    Não estava de todo à espera de um nome deste género

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade numa família com nomes tao invulgares não poderíamos esperar Matildes e Alices serão ainda era pior...aí é que começaria a moda das Alices e as Matildes seriam mais que infinitas ;)..Eva é bastante internacional e devido a ter só três letras leva a com que não haja muitas mudanças nas várias línguas!
      :D
      Se estou surpreendida..Sim muito mesmo, a aliás acho que Alana e Martina não têm nada a haver um com o outro, e ainda acho mais estranho o Cr7 ter um gosto deste gênero que é tao diferente de Eva!

      Prefiro Martina a Alana, mas fico muito contente porque escolheram um nome muito invulgar!!: D

      Beijinhos
      Rita Sá

      Eliminar
  8. Estava à espera de outro nome mas não me chocou nada. Até gosto de Martina. Agora, Alana Martina é demasiado para mim...

    ResponderEliminar
  9. Partilho da opinião da maior parte das leitoras: gosto de Martina, não gosto de Alana e muito menos do composto.

    ResponderEliminar
  10. Estava desejosa deste post...depois de a imprensa ter anunciado que a menina se chamaria Georgina como a mãe fiquei bem mais descansada e super admirada por esta escolha e por ter anunciado num video o nome da bebé...sobre a escolha gosto dos dois mas só Alana ou só Martina, o dois não me parecem resultar muito bem. Mas é só a minha opinião.

    Margarida.

    ResponderEliminar
  11. Que engraçado! Eu gosto imenso de Alana e não gosta nada, nada de Martina. Passei a amar quando vi o nome Alana de la Garza, uma atriz norte-americana, e acho que é o nome completo que até à data mais me fascinou em termos de sonoridade. É engraçado porque tanto Eva com Alana estão no meu top 5 de nomes femininos.

    ResponderEliminar
  12. Acho nomes muito distintos!
    Mas prefiro Martina!
    Alana não me agrada muito

    Um beijinho
    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  13. Nem Alana, nem Martina e muito menos este composto. Mas entre os dois que seja Alana, porque Martina nada, nadinha.

    ResponderEliminar
  14. Devo dizer que fiquei surpreendida com a escolha de Alana, associo sempre a nome americano, não é um nome que pessoalmente me diga muito mas agrada-me bastante a escolha.
    Não ligo muito a compostos especialmente neste caso, alguns filhos têm dois, outros apenas um nome. Alana Martina não me parece nem bem nem mal, mas essa ideia de cada um escolher o nome preferido e juntá-los é perigosa, podia ter sido um desastre.
    Em relação a todo o conjunto, Cristiano, Eva, Mateo e Alana, gosto muito à excepção de Cristiano, nunca me convenceu essa tradição de passar o nome dos pais aos filhos, para além de que destoa no conjunto.

    ResponderEliminar
  15. É um nome composto que fica bastante pesado! Adoro Alana, mas Martina não me fascina...

    ResponderEliminar
  16. Acho nomes muito distintos!
    Mas prefiro Martina!
    Alana não me agrada muito

    Um beijinho
    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  17. Não gosto nem de Alana nem de Martina!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)