Gloriana

em 28/09/17


Já confessei por aqui que adoro séries de época, o que também vai ao encontro da minha paixão por nomes antigos. Bem sei que nem todos são usáveis no nosso país [nem nos países de origem das séries, em abono da verdade], mas não é por isso que deixam de me fascinar. Ultimamente, tenho visto Victoria e tenho-me encantado com a música de abertura, onde se destaca o nome Gloriana

Tudo indica que o nome Gloriana foi criado pelo poeta Edmund Spenser para o seu poema épico "The Faerie Queene". Na obra, pensa-se que a Rainha das Fadas representa alegoricamente a rainha Isabel I de Inglaterra e que o nome foi escolhido por aproximação a Glória, que seria descrita como uma virtude da Rainha das Fadas. Num universo mais contemporâneo, Gloriana tem sido ouvido na série Jane the Virgin, sendo o segundo nome da personagem principal, Jane Gloriana Villanueva. 

Definitivamente, acho que há nomes terminados em -ana bem mais interessantes para uma bebé, mas na categoria de Nomes de Personagens, Gloriana tem muito impacto!  

4 comentários:

  1. Prefiro Gloriana a Glória, sem dúvidas. Nunca tinha pensado, lido ou visto, mas fiquei a gostar! E Gloriana lembrou-me uma menina que conheço, de 6 anos, chamada Giana, que também não desgosto.

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais de Glória. É mais curto e fácil de dizer. Conheci uma Gloria a quem chamavam Loló.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de nomes terminados em Ana. Apesar de ter uma boa sonoridade com esta terminação não me convence. Glória também não utilizaria por ser um nome literal.
    Mas, admito que são bonitos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)