Eva
- Será que os portugueses o vão usar mais?

em 04/07/17


Já passou quase um mês desde o nascimento dos gémeos do Cristiano Ronaldo e a generalidade dos meios de comunicação social noticiaram que o menino se chama Mateo e que a menina se chama Eva. Continuo à espera de uma confirmação oficial, mas acho que podemos dar a informação como boa. Por agora, deixemos de lado Mateo, que de momento não é uma variante aprovada em Portugal e olhemos para Eva. 
Eva é um dos nomes mais queridos aqui no blog, já escrevi muitos posts sobre ele e até equacionei a possibilidade de, juntamente com Alice e Clara, vir a ser um dos nomes da próxima geração. Até agora, os números oficiais não me deram razão e, ao contrário do que eu previa, Eva não só não entrou no top 20, como está prestes a abandonar o top 30. Mas será que, dada a visibilidade do futebolista, este cenário se poderá inverter? Vamos lá especular. 

Na minha opinião, acho que poderemos assistir a um aumento do número anual de registos de Eva. Primeiro, porque Eva não se equipara a "Ronaldo", nome de craque da bola mas que praticamente não se usa em Portugal. Apesar de nunca ter sido muito popular, Eva tem atravessado gerações, é um nome bíblico, simples e bonito, que poderá agradar a uma larga franja da sociedade e não apenas aos fãs do Cristiano Ronaldo. 

E digo isto porque acredito que há poucas pessoas que escolhem o nome dos filhos com base nas escolhas dos famosos. O que acontece é que essas escolhas são mediatizadas, trazendo os nomes para a ribalta e, ainda que inconscientemente, despertamos para esses nomes. Não é preciso seguir o jogador nas redes sociais nem programar um alerta do Google para estar constantemente a ser bombardeada com as notícias sobre a sua vida [só isso explica que eu saiba que, há uns tempos, o Cristiano Ronaldo Júnior marcou um livre ao estilo do pai...]. O nome Eva passará a estar nas notícias dia sim, dia não. E como nome bonito que é, poderá passar a fazer parte da listinha de muitos portugueses! 

O que é que vocês acham? 


23 comentários:

  1. Espero bem que não passe a ser muito comum, porque adoro o nome, acho lindo, curto, forte, com personalidade, é um grande candidato para nome de uma filha minha. Mas infelizmente, acho que é isso que vai acontecer, este ano vai subir muito no ranking.

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei de Eva e, tal como a Filipa, também previa um comeback deste nome, à semelhança de Alice. Ainda não desisti da ideia.

    ResponderEliminar
  3. Eva é um nome mais que perfeito.
    Desde algum tempo para cá que o tenho como o nome escolhido para uma futura filha. Espero sinceramente que não haja um "boom" de Evas agora...

    Liliana

    ResponderEliminar
  4. Parabens Filipa pelo post!
    Muito sinceramente entre Eva/Alice/Clara o que mais gosto é Eva e penso que daqui a pouco tempo poderá estar no top 10 a ocupar o lugar de Margarida Ou Ana ou até Beatriz!!
    Gosto do nome é pequna ser tão pequenino ;)
    Um beijinho para todas as Evas

    ResponderEliminar
  5. Acho que Eva não vai fazer parte do grupinho Alice/Clara (atual Matilde/Leonor/Beatriz) porque é muito parecido com Ema (sobretudo na escrita, claro), então a popularidade vai-se dividir entre os dois...

    ResponderEliminar
  6. Eva não figura entre os meus preferidos no entanto acho um nome amoroso.

    ResponderEliminar
  7. gosto muito de Eva, assim como Alice e Clara. sinceramente, espero que não se tornem muito populares, apesar de, se acontecer, não desistir deles, porque são realmente três possíveis nomes para uma futura filha (assim como Carmo e Olívia).

    ResponderEliminar
  8. Este ano não ainda não ouvi de amigos e familiares próximos os nomes Beatriz/Leonor/Matilde....
    Estou muito surpresa para ver o top 2017 :)
    E você Filipa, continua a ouvir muito esses nomes!!?
    De amigos e familiares próximos de bebés que nasceram ou nascerão tenho a seguinte lista:
    Nasceram:

    Bernardo
    Mariana
    Vitória
    Gonçalo/Eduardo (gémeos)
    Rafaela

    Nascerão:

    Simão
    Teresa
    Caminho
    Luís Filipe

    Tenho 3 filhas, a Eva/Alice/Clara ;)
    A Eva tem 8 anos e foi o pai que decidiu o nome porque tive una gravidez muito atribulada e não tive muito tempo para pensar em nomes que é uma coisa ótima!!
    A Alice tem 5anos, e foram as avós e eu que decidimos.... Elas queriam nomes un pouco antigos e eu também, falamos em Alice/Aurora/Olívia mas acabou por ficar Alice!!
    A Clara tem 1ano e infelizmente nasceu prematura de 6 meses e eu ainda não tinha escolhido nome....fiquei 2 dias a olhar para os olhos e a pensar que nome é que lhe ficava bem:D...Pensei em Clara, Laura, Graça e Mara....nas acabou por ficar Clara ;)
    No mesmo quarto onde estava, encontrei uma rapariga que ainda hoje falamos com 3 filhos, uma gravidez também prematura...
    Os nomes que ela escolheu foram todos após o nascimento dos bebês que era para se distrair um pouco!!
    E todos têm uma história engraçada, eles nasceram no dia de Santo António e a enfermeira andava a cantar uma música ligada às marchas e ela escolheu com nome e ficou ANTONIO... O segundo filho a escolha foi simples, foi FRANCISCO porque andava lá um menino na maternidade que falava imenso, estava lá porque a minha tinha tido um Romeu...
    Ele era tão engraçado e ela queria que o seu pequenito tivesse a mesma energia...
    E ao terceiro bebé era a MARIANA, o nome foi bem escolhido e ela queria um nome comprido para combinar com os dos manos...
    Ficou Mariana, porque a médica que lhe tinha feito a cesariana se chamara Mariana e ela esteve mesmo entre a vida e a morte e ela dizia sempre a os 4 deviam a vida à Doutora Mariana; ela chamasse Vera e agora tem 3 anjinhos em casa que brevemente se iram batizar e fizeram à pouco um ano!

    Peço desculpa pelo comprimento do comentário....
    Bjs
    Verónica Noronha

    ResponderEliminar
  9. Eu dou-te a resposta:
    Sabes qual é o nome do filho mais velho dele? Por acaso influenciou alguma coisa? Por acaso estão a ser baptizados mais cristianos à pala dele?

    Pois.. Pessoalmente não conheço nenhum. A única onda que reparei nos últimos 5 anos foi para o nome masculino TIAGO. Parece que todos os bebés têm esse nome. Até um cão chamado Tiago encontrei :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, a cada ano que passa regista-se menos o nome Cristiano. Mas não é bem a mesma coisa, porque os nomes masculinos terminados em -ano estão em queda há muito tempo, enquanto que Eva está no lote dos mais usados hoje em dia. Além do mais,nos dias que correm, é difícil dissociar Cristiano da figura de Cristiano Ronaldo, coisa que será mais difícil de acontecer com Eva! :)

      Eliminar
    2. Quanto a Tiago, talvez seja um fenómeno geográfico, porque os dados mostram que até está a perder popularidade! Ocupava a 2.ª posição do ranking em 1990, com mais de 4 mil registos. Em 2010, estava na 6.ª posição e, em 2016, encontra-se na 15.ª posição, com 976 registos.

      Eliminar
  10. Gosto muito de Eva, acho simbolicamente próximo de Maria. E tb me soa bem com Vera. A Eva e a Vera: parece o início de um trava línguas.

    ResponderEliminar
  11. Eva na minha opinião é um nome amoroso :)

    ResponderEliminar
  12. Conheço duas irmãs com menos de 4 anos que são Clara e Eva .

    Não gosto de Eva por se associar a "Maçã de Eva", por ser um nome muito pequeno e sem grande sonoridade.

    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  13. Gosto de Eva muito antes de saber que seria o nome da filha do craque. É um nome intemporal e internacional. É curto, fácil de pronunciar e leve. Ao mesmo tempo que o imagino numa menininha,também me soa bem para uma mulher adulta. Para além disto tudo,gostava do nome por não estar demasiado "batido" e não exitaria em chamar uma filha de Eva,mas agora depois da filha do Cr7, acho que vai pegar moda e vamos começar a ver Evas por todo o lado.

    ResponderEliminar
  14. A única Eva que conheço tem quase 20 anos... Para mim, é um nome muito equilibrado: antigo, descomplicado, nem tão popular que cansa new tão raro que há quem estranhe... Além disso, é um nome fácil de pronunciar em todo o mind, o que, nos dias que correm, é sempre uma mais valia! =)

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro Eva. Curto e forte. Acho um nome marcante. Estudei com uma menina com este nome e até hoje é a única Eva que conheço. Adoraria que o nome se tornasse um pouquinho mais popular.

    ResponderEliminar
  16. Não gosto do nome Eva, lembra a palavra "erva". Dentre os nomes listados Alice é mil vez mais bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho mais velho está sempre a gozar com o nome E(r)va. Por esse motivo, n sei se seria capaz de o usar numa filha (apesar de gostar mto do nome)

      Eliminar
  17. Gosto mto de Eva. Ha 2 semanas nasceu 1 Eva. Conheço outra Eva que tem 3 aninhos.
    E uma das enfermeiras do servico de NEO, do hosoiral onde nasceu o meu filho mais velho, tb se chama Eva. Mais propriamente, Eva Madalena.
    N sei se daria este nome a uma filha minha, apeaar de gostar mto do nome.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite! Sim, acho que o numero de Evas vai disparar! Eu sou suspeita a minha boneca de 4 anos chama-se Eva! Na altura, li o seu post sobre Eva, Alice e Clara e concordei, mas estas coisas demoram tempo nao é de um dia para o outro que chegam ao topo, porem nao tenho duvidas que a escolha do Ronaldo vai impulsionar Eva até lá em cima muito mais rapido! So mais uma nota: quando dizia as pessoas que a bebe chamar-se-ia Eva, normalmente a reaccao das pessoas era "a serio?", e depois ha alquelas pessoas que adoooram o nome. 😊 bjs e parabens pelo blog, leio sempre que posso!

    ResponderEliminar
  19. Gosto bastante do nome Eva. Aqui no Brasil um casal muito famoso de apresentadores batizou a filha com este nome, mas já faz um tempinho que a pequena nasceu. Tinhamos também uma banda chamada: Banda Eva e inclusive uma musica que fez muito sucesso ♫Minha pequena Eva (Eva)
    O nosso amor na última astronave (Eva)
    Além do infinito eu vou voar
    Sozinho com você♫

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)