E se aprovassem... Abril?

em 27/06/17


No início dos anos 90, fui uma das crianças gravemente afectadas pela febre das Tartarugas Ninja. Mal ouvia o genérico, ficava colada à televisão e não havia nada que me fizesse desviar o olhar das aventuras de Donatello, Leonardo, Michelangelo & Raphael. Já na altura, achava muita piada aos nomes dos ninjas [e estava longe de saber que eram inspirados nos artistas do Renascimento Italiano], mas o nome que achava mesmo engraçado era o da amiga repórter, April O'Neill. Uma menina chamada Abril? Era coisa para me deixar a pensar, intrigando-me tanto quanto Hanna-Barbera - admito que aquele E mexia com o meu sistema nervoso 😅
Ontem relembrei estas coisas, ao encontrar Abril entre os 50 nomes mais usados para meninas em Espanha. Abril tem origem na palavra latina Aprilis, que era usada não só para se referir ao momento do Calendário, mas como cognome das crianças nascidas nesse período. As obras de referência portuguesas indicam-no como nome masculino e, nos livros de Linhagens da Idade Média, é possível encontrar referências a um Dom Abril Pirez, neto de Afonso Henriques.
Existem vários nomes próprios relacionados com o momento do nascimento, mas os portugueses não têm o hábito de usar os nomes dos meses [usamos Agostinho & Agostinha, Januário & Januária, Júlia & Júlio, mas não é a mesma coisa]. 
Em Espanha, Abril também é o nome do quarto mês do ano mas isso não tem demovido os espanhóis do seu uso. Gostavam que fosse aprovado em Portugal? Parece-vos usável como nome masculino e feminino? Daria um bom segundo nome, por associação ao momento histórico vivido em Portugal, nesse mês, em 1974? 

14 comentários:

  1. Nunca seria capaz de utilizar este nome. Não aprecio lá muito nomes literais. Há um ou outro que escapa, mas Abril?? É que nem pensar. Já me basta ter um por ano. Nem sei se seria mais usável no feminino ou masculino, acho que para os dois.

    ResponderEliminar
  2. Não usaria, apesar de talvez o associar mais ao lado feminino. Realmente há (poucos) nomes literais que gosto imenso e acho que têm dos significados mais bonitos, mas depois há alguns que não me convencem nada...como Abril!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da versão inglesa, April, nome da minha personagem favorita de Grey's Anatomy, April Kepner!
    Abril? Nem por isso. Talvez seja apenas falta de hábito mas não sei... acho que a/o miúda/o seria bastante gozada/o na escola.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite! Passei só para dizer que enviei agora mesmo e-mail, relacionado com a sugestão de um nome. Obrigada desde já! :)

    ResponderEliminar
  5. Adoraria!!!! Para mim é nome feminino e estaria certamente na short list para uma filha.

    Agradaria no meu círculo de amigos, precisamente por causa da revolução.

    ResponderEliminar
  6. Adoraria!!!! Para mim é nome feminino e estaria certamente na short list para uma filha.

    Agradaria no meu círculo de amigos, precisamente por causa da revolução.

    ResponderEliminar
  7. Outro do mesmo género (literal, popular em Espanha, inexistente entre nós) é África. Conheci uma pequenina, loira e de olhos azuis. :)

    ResponderEliminar
  8. Não gosto, nunca colocaria a nenhum filho!
    Apesar de associar mais a uma menina prefiro "Júlia"

    ResponderEliminar
  9. Adoro Abril ;) Se enlouquecesse e voltasse a engravidar e fosse autorizado, estaria na corrida certamente (ainda que a perdesse para o bonito Melodia)

    ResponderEliminar
  10. Não sou a maior fã de nomes literais e Abril em particular não me agrada nada. No entanto, o seu equivalente em inglês, April, já não me causa tanta estranheza, muito talvez, derivado às várias personagens de séries e filmes com esse nome.

    ResponderEliminar
  11. Não usaria num filho, mas acho giro.

    ResponderEliminar
  12. Não sei se o usaria mas acho bonito o nome Abril ou April acho fofinho

    ResponderEliminar
  13. Olá Filipa. Sou Joana Abril, ambos nomes próprios. Nasci em 1977 :)

    ResponderEliminar
  14. Adoro Abril e seria capaz de o usar! Imagino-o automaticamente como sendo feminino e prefiro assim, mas também me agrada como nome masculino.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)