Duelo de nomes - Helena vs Valentina

em 09/06/17


Em 2016, Helena e Valentina foram escolhidos para o mesmo número de meninas portuguesas e, por isso, ambos ocupam a 50.ª posição do ranking. Apesar da igualdade de registos, são nomes com um estatuto diferente entre nós: Helena é um clássico, que teve um período áureo nas décadas de 60 e 70 e que está em processo de desgaste. Valentina, por outro lado, pouco se usou ao longo do século XX, remetendo-nos mais para os séculos XVIII e XIX. Contudo, nos últimos cinco anos, teve uma subida impressionante no ranking, passando de uns meros 12 registos em 2011, para 163 em 2016 - o que poderá ter influência dos nossos amigo brasileiros - já que é um dos nomes da moda por lá - ou dos vizinhos espanhóis, que também o estão a usar muito! 

E vocês, o que acham destes nomes? Preferem o estilo terno e intemporal de Helena ou o a cadência e a intensidade de Valentina? Não deixem de votar! 

Atualização - resultado da sondagem: 




17 comentários:

  1. Gosto muito de Helena. Clássico, bonito, histórico. Já votei! :-)

    ResponderEliminar
  2. Valentina porque tenho uma Helena que não gosto

    ResponderEliminar
  3. A minha filhota chama-se Helena, tem 4 anos. Achámos o nome "perfeito" por ser clássico, não muito comum e internacional (moramos no estrangeiro). As pessoas comentam sempre que é raro ver uma "pequena" Helena. Há uns tempos tivemos até uns amigos que nos pediram "autorização" para dar o nome à bebé deles. Que se tinham apaixonado pelo nome. ��
    Para a segunda foi mais complicado e Valentina até fazia parte da lista mas achámos mais pesado.

    ResponderEliminar
  4. como fã assumida de nomes clássicos, voto em Helena. no entanto, não sabia que Valentina, que também gosto, estava numa posição tão boa para este nome! :)
    quanto ao comentário da Diana, também acontecei o mesmo connosco. a nossa filha, com 2 anos, chama-se Ester e toda a gente comenta que não é habitual ver uma Ester tão nova!

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente adoro o nome Helena acho que é forte e ao mesmo tempo delicado

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha pensado em Valentina e estou a gostar imenso. Helena era o nome da prima da minha mãe e eu pensava que, para pessoa "adulta", ela tinha tido sorte (a minha mãe era Soledade).

    ResponderEliminar
  7. Gosto dos dois, mais de Helena no qual votei. É um nome muito especial para mim. Nome da minha mãe e da minha avó paterna, as minhas maiores figuras femininas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Votei Helena e tenho uma bem pequenina na família!
      Filipa, deixo a sugestão de fazer um Grande Duelo...entre LeonorvsMatilsevsMarianavsBeatrizvsCarolina, vi que uma vez fez isto para António vs Luis......
      Gostava que o fizesse apenas por um óbvio, ainda não "vi nascer" crianças com estes nomes...e gostava de saber se por aqui as preferências de mantém...
      Eu não coloquei Maria, porque talvez seja um vencedor logo à partida...
      Acho que seria bom ver se os futuros pais e acompanhantes do Blog, ainda estão com amor a estes nomes tão usados em Portugal, que já podia variar un pouquinho :D!
      Um beijinho

      Eliminar
  8. Eu gosto dos dois nomes e foi um duelo muito complicado porque são bem diferentes. Sempre gostei de Helena, acho clássico, tradicional remete-me sempre para a Helena de Tróia e dá uns diminutivos adoráveis como Lena ou Leninha.
    Mas ultimamente como ando muito na companhia de italianos tenho vindo a ganhar um certo carinho por Valentina que me parece mais fresco e cantado. Hoje o meu voto vai para Valentina.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida Helena, o meu nome favorito de sempre 💖

    ResponderEliminar
  10. Valentina, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  11. estou gravida de uma menina, tenho uma pequena de 3 anos, minha Antonella, mas confesso que estou com duvida nessa segunda hahha, amo helena e valentina

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)