Fátima

em 12/05/17


Amanhã assinala-se o centésimo aniversário da aparição de Nossa Senhora aos primos Lúcia, Jacinta e Francisco, na Cova da Iria, numa pequena aldeia do concelho de Ourém. A aldeia chamava-se Fátima e, depois deste "milagre do Sol", o topónimo passou a ser sinónimo de identidade portuguesa, não obstante de estarmos na presença de um nome de origem árabe que significa a que desmama crianças. Segundo explica José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, Fátima "era um nome usual em mouras, incluindo as que habitaram terras portuguesas" mas não há dúvidas de que "a sua vulgarização é posterior a 1917". A devoção a Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi crescendo e Maria de Fátima passou a ser um nome muito apreciado pelos crentes. 
Com o passar dos anos, e com o progressivo afastamento da população portuguesa da religião católica, Fátima começou a usar-se menos e sabemos que em 2013 foram registadas apenas 15 meninas com o nome Maria de Fátima e 17 em 2014. Neste mesmo período, também é possível perceber que "de Fátima" precede nomes tão variados como Matilde ou Luana. Já em 2016, Fátima foi usado como primeiro nome em 22 bebés. Muito mudou em vinte anos, se pensarmos que em 1997 nasceram 186! Pessoalmente, não acredito que o cenário se inverta nos próximos anos, já que Fátima parece um pouco datado, apelando apenas, provavelmente, aos mais devotos. 

10 comentários:

  1. Gosto muito de Fátima, só assim :)

    ResponderEliminar
  2. Muitas vezes a escolha do nomes é uma mistura de razões: conheci uma adolescente de nome Fátima no Uruguai, bisneta de portugueses. A escolha dos pais teve fundamento religioso mas principalmente foi por ser um nome incomum nesse país

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante. Trás-me à mente pessoas que me são muito queridas, o que é sempre um bónus, e até admito que o facto de ser Católica terá algum peso, mas boa parte do encanto que este nome tem aos meus olhos jaz no facto de ser o que eu considero um nome interreligioso: não só tem uma forte associação cristã - e à Igreja Católica em particular - como é também o nome da filha do Profeta Maomé, uma das quatro mulheres perfeitas do Islão. Para um casal interreligioso, parece-me uma excelente opção =)

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa e Olá a todos!
    Chamo me Fabianae o meu marido Fábio e adorava que fizesse um duleo entre Frederica vs Francisca vs Filipa pois vou ser mae de uma menina daqui a pouco tempo,mas a Maternidade sempre me disse que estava grávida de um menino que se iria chamar Frederico, mas soube à pouco tempo que afinal serei mamã de uma menina...
    Como o meu nome e do meu marido é começado por" F", queríamos que a nossa bebé tivesse um nome iniciado por "F"!!!
    O que pensa...?!
    Acha que poderá fazer esse duelo.?!
    Um beijinho e tudo de bom para si e para a sua bebé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabiana! Dada a popularidade atual de Francisca, acho que seria um duelo um pouco desequilibrado, com uma vencedora anunciada à partida! E depois, entre Filipa e Frederica, acho que também é fácil antever que Filipa sairia vencedora! :)

      Eliminar
  5. Olá Filipa,acabamos por escolher Filipa:), devido a ser um nome 'português" apesar de não haver .muitas toda a gente conhece e faz parte para mim dos anos 80.... Não têm tanta popularidade como Francisca, nem as pessoas ficam tao "assustadas" ( normalmente as pessoas tendem a ficar estranhas quando fizemos que o bebé será Frederica-talvez me compreenda) com Frederica....
    E também Francisca ficou um pouco de lado quando fui ver a creche para onde a minha Filipa irá e dos 6meses aos 6 anos havia 1 Ana Francisca, 2 Marias franciscas e uma Francisca....E a coordenadora disse que ja não passa por lá uma Filipa à quase 10 anos....
    E Frederica surpreendentemente havia uma com 1 ano.....
    Obrigada pela sugestão e espero que tenha gostado :)..
    Felicidades para si e para a sua pequenita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que escolheram o nome mais bonito do mundo :D Sei que sou suspeitíssima, mas acho uma escolha maravilhosa! As maiores felicidades para os três! Um beijinho!

      Eliminar
    2. Obrigada :D
      E um beijinho para todas as Filipas

      Eliminar
  6. Deixei um obrigada no comentário da senhora Fabiana, que vai ter uma Filipa, pois tenho uma grande amiga chamada Filipa e também sempre gostei muito do nome!!!
    Também gosto de Frederica, mas entre Francisca/Filipa/Frederica o meu voto seria sem dúvida Filipa!
    E também deixei um obrigada pelo post, acho que Fátima é um nome muito religioso, mas não gosto nem colocava a uma filha minha!
    Parabéns Filipa pelo post e Parabéns Fabiana pela chegada do bébe e desejo muita sorte nesta nova caminhada que irá adorar!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Filipa que ajuda e pelos comentários e obrigada Mariana Fonseca!
    Cumprimentos,
    Fabiana

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)