Este deve ser o 826.º post em que escrevo que adoro o meu nome. Adoro! E, talvez por isso, tenho uma grande inclinação para nomes femininos que têm variante masculina, mas nem sempre tenho facilidade em eleger o meu preferido! Quando estava a escolher o nome da minha pequerrucha, hesitei em usar Frederica porque, caso um dia viesse a ser mãe de um menino, gostava de ter Frederico no topo da minha lista, já que nenhum outro nome masculino me diz tanto quanto este!
Outro nome que me agrada muito é Eduarda, um nome comum em Portugal, mas que não é comparável, em termos de popularidade, a Eduardo. Entre 1990 e 2016, foram registadas cerca de 2500 meninas e mais de 11 mil meninos! O próprio ranking do ano passado confirma isso mesmo, já que Eduardo ocupa a 38.ª posição, enquanto que Eduarda se fica pela 82.ª.
Qual é a vossa opinião a respeito de variantes que se usam nos dois géneros? E o que acham de Eduardo e Eduarda? Qual dos dois vos agrada mais? Não se esqueçam de votar!
Tenho exactamente a mesma opinião: Luísa, Júlia, etc. (que falta de memória tenho), são nomes muito fortes. E Eduarda tb. Gosto imenso. E são nomes que ficam mesmo bem em romances. :-)
ResponderEliminarGosto imenso de Eduarda. Ponderei-o para a minha filha (mas o pai não alinhou)!
ResponderEliminarEduarda. Antes Maria Eduarda: fica mais elegante. Quanto a nomes que se usam nos dois géneros gosto de Nadir, que prefiro para menino, mas há quem o associe mais ao feminino. Outro nome para os dois géneros, e que só se distingue pela primeira letra: Gil—menino e Jil—menina.
ResponderEliminarPartilho o seu amor por feminizações, Filipa, e é em parte por isso que prefiro Eduarda a Eduardo - especialmente se for Maria Eduarda =) Acho a alcunha "Duda" adorável.
ResponderEliminarPesa também na minha decisão o meu amor por Duarte, a versão arcaica portuguesa do nome e que eu condideraria certamente para um filho - mesmo tendo a sua popularidade em consideração!
cada vez vejo mais com bons olhos Eduarda, que outrora não gostava absolutamente nada! Eduardo não gosto, nem desgosto (prefiro Duarte). "Duda" é um mimo! :)
ResponderEliminarTenho uma amiga Maria Eduarda (a que toda a gente chama só de Eduarda), e desde que a conheço que gosto mais do nome, contudo, gosto muito mais de Eduardo!
ResponderEliminarTenho um primo chamado José Eduardo (José o nome do avô materno e Eduardo o nome do bisavô materno). A minha tia deve ter gostado tanto do nome que quando engravidou de novo, chamou à minha prima Maria Eduarda. Costuma chamar Eduardo ao meu primo e Eduarda/Duda à minha prima.
ResponderEliminarNão gosto de Eduarda, acho muito pouco feminino. Não gosto de nomes que existam também no masculino para mulher, acho-os sempre masculinos. Já Eduardo, adoro! Forte, masculino, um nome cheio de personalidade. Adoro!
ResponderEliminarNão há nome que me diga tanto como Filipe, é de longe o topo da minha lista de nomes para menino.
ResponderEliminarAdoro Caetano e Caetana, mas ainda assim prefiro no masculino e o mesmo acontece com António.
Não desgosto de Eduardo mas admito que não sou uma grande apreciadora de Eduarda.
Nunca gostei de Eduarda, mas quando me dizem que a bebé se chama ou chamará Eduarda fica mais contente do que me disserem Leonor ou Beatriz, sem ofensa...
ResponderEliminarSó conheço Marias Eduardas.!
Eduardos, conheço alguns e até gosto muito do nome, daí o meu foto ter sido Eduardo!!!!
Não gosto nada de Eduarda.
ResponderEliminarEduarda só me surgiu como opção lá para os 7 meses de gravidez... e conquistou-me :) . Agora, grávida de novo, não consigo decidir-me por um nome feminino para o caso de vir aí uma menina! Sugestões?
ResponderEliminarEduarda, para mim é um nome forte.. Por isso deixo aqui sugestões com nomes fortes!
ResponderEliminarEduarda&Rafaela
Eduarda&Gabriela
Eduarda&Júlia
Eduarda&Olívia
Eduarda&Salomé
Eduarda&Melissa
Eduarda&Alexandre
Eduarda&Rafael
Eduarda&Frederico
Eduarda&Bartolomeu
Eduarda & Luís
Eduarda & Rodrigo
Parabéns
Bjs
Sonia
Obrigada pelas sugestões Sónia! Para menino está praticamente decidido... para menina não há ainda um nome que nos arrebate aos três. Júlia foi uma das sugestões do meu marido para a primeira filha (que ficou Eduarda). É uma boa hipótese a considerar!
Eliminar