Duelo de nomes
- Duarte vs Henrique -

5.5.17


Duarte e Henrique são dois nomes que devem no pensamento de muitos pais portugueses que se encontram no processo de escolher o nome perfeito para o seu bebé. E estão lá muito bem, digo eu, porque são dois nomes muito bonitos, elegantes e discretos. Os dois estão presentes na lista dos nomes de reis portugueses - lista essa que, exceptuando Sancho, é composta por nomes muito queridos e populares entre nós, como podem confirmar na tabela que se segue e que retrata a presença dos nomes dos reis de Portugal no top 10 dos nomes mais registados: 



Neste momento, Duarte é o mais popular dos dois, já que ocupa a 9.º posição do ranking, enquanto que Henrique está na 29.ª. O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem:


11 comentários :

  1. Duarte no Brasil é apenas sobrenome. Então no Brasil esse nome soaria como um erro. Para os brasileiros é estranho ver Duarte como um nome. Gosto de Henrique.

    ResponderEliminar
  2. O meu voto vai para Henrique por ser o meu eterno favorito entre os clássicos, mas reconheço um encanto muito particular em Duarte - que, aliás, é o meu favorito no Top 20 masculino, e nem a popularidade me assusta! Antiquíssimo, clássico, despretensioso e tipicamente português - usava sem dúvida =) Aliás, acho que Henrique e Duarte dava um par fantástico para irmãos.

    ResponderEliminar
  3. Henrique, amo este nome. É o meu preferido nº 2. Vou ser franca, mas em toda a minha vida nunca gostei do outro nome, aliás detesto-o. Não tem a ver com algum motivo específico, apenas não gosto da sonoridade.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de ambos. Henrique é longo (como eu gosto), é um clássico e soa-me bem independente da faxa etária, grupo social ou época. Duarte, apesar de mais curto, é dos meus preferidos (assim como Dinis, por exemplo), gosto da sonoridade e como o primeiro, também penso que se enquadra em qualquer altura. Hoje, voto em Duarte - só porque ultimamente tenho ouvido e simpatizado mais.

    ResponderEliminar
  5. Considero Henrique horroroso, votei em Duarte, mas também não me convence.

    ResponderEliminar
  6. Acho ambos lindíssimos! Considero-os nomes clássicos e intemporais. O meu voto vai no entanto para Henrique como não podia deixar de ser pois foi esse o nome que escolhi para o meu filhote! Mas Duarte, assim como Dinis, foram dois nomes que fizeram sempre parte do meu top 5 quando andei às voltas para escolher o nome do pequenote.

    ResponderEliminar
  7. Henrique é um nome que amo é comprido, clássico e elegante. Já Duarte não consigo ver como nome próprio pois é o meu apelido, apesar de gostar muito dele. Se tivesse um menino ficaria Henrique Duarte ;)

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito dos dois, mas o meu voto vai para Duarte. Um dia que tenha um filho, esse será o nome escolhido.

    ResponderEliminar
  9. Adoro os dois é realmente muito difícil escolher mas o meu voto vai para Henrique por achar que faz um par delicioso com Helena.

    ResponderEliminar
  10. Olá. Alguém me pode sugerir pares perfeitos para Tomás. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomás &...

      Afonso
      Bernardo
      Dinis
      Duarte
      Francisco
      Gonçalo
      Guilherme
      Gustavo
      Henrique
      Jaime
      João
      Lourenço
      Luca
      Luís
      Manuel / Manel
      Martim
      Martinho
      Mateus
      Matias
      Nuno
      Rodrigo
      Salvador
      Sebastião
      Valentim
      Vasco
      Vicente
      Xavier


      Alice
      Antónia
      Beatriz
      Belém
      Benedita
      Caetana
      Camila
      Carlota
      Carminho
      Carmo
      Clara
      Constança
      Eduarda
      Ema
      Flora
      Francisca
      Graça
      Guiomar
      Inês
      Isabel
      Laura
      Leonor
      Lúcia
      Luísa
      Luz
      Madalena
      Mafalda
      Maria
      Margarida
      Marta
      Matilde
      Mercês
      Pia
      Rita
      Rosarinho

      Salomé
      Teresa
      Victória


      Eliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)