Cleo

em 11/04/17


Em Janeiro de 2016, Chloe passou a fazer parte da lista de nomes aprovados em Portugal, tendo sido imediatamente escolhido para 31 meninas. Nesse ano, o somatório das suas variantes é de 58 registos [concretamente, Chloe, Chloé, Cloe, Cloé, Khloe & Kloé], o que seria suficiente para garantir um lugar no top 100, entre Amélia e Olívia. Esta pequena análise leva-me a pensar se Cleo poderá passar por um processo semelhante. Na minha opinião, sim. 
Cleo é um diminutivo de Cleópatra, nome de origem grega que significa "de pai famoso". E se Cleópatra só parece mesmo nome de personagem, Cleo parece perfeitamente adequado para uma menina portuguesa nascida em 2017, junto de meninas com nomes curtos como Ema, Lia, Noa, Mia. Eu não conheço mais nenhuma Cleo para além da atriz brasileira Cleo Pires mas, até isso parece jogar a seu favor, porque Pires é portuguesíssimo e faz com que qualquer sobrenome que se lhe siga soe de forma familiar. 

Aproveitando o momento, parece-me interessante fazer um duelo entre os anagramas Cleo e Cloe... [mas vou optar pela grafia mais registada em 2016, Chloe]. O que pensam destes dois nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem


10 comentários:

  1. Gosto de Cleo, acho bem moderno! Acho que é um dos nomes raros com terminação em o para meninas.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Cleo, mas gosto ainda mais de Chloe. Acabei de conhecer uma Liz que, apesar de já ter lido por cá, ainda não conhecia nenhuma. Assim que a avó disse o nome, toda a gente ficou surpreendida (entenda-se, pessoas com idade da minha mãe, 60 e poucos). E dia 6 deste mês, nasceu a filha de uma amiga minha: Ágata - fiquei surpreendida!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite! :)
    Peço desculpa por não estar relacionado com o post, mas estou grávida e tudo aponta para que seja menina. O que acontece é que já tenho duas, a Ester (6 anos) e a Carmo (4 anos). Quais os nomes que nos aconselha? Por enquanto, temos na lista Luísa e Alice.

    ResponderEliminar
  4. gosto muito de Alice!! e deixe-me dizer-lhe que os nomes das suas filhas são uma lufada de ar fresco!! sugiro também Olívia..

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Chloe, esteve na lista de nomes da nossa primeira filha, q se chama Elisa. Desta vez, que espero outra menina retirei da lista por achar q lhe iria acontecer o mesmo que à minha irmã Janine, é que depois nunca sabem ler e pronunciar estes nomes correctamente... Cléo é lindo, mas pelo que vi, não é permitido. Continuamos à procura de opções, sendo que gostamos de nomes melodiosos e felizes ��

    ResponderEliminar
  6. Desta vez sou incapaz de votar. Não são nomes que se enquadrem na minha realidade. São nomes muito estrangeiros e eu prefiro mesmo os portugueses.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de Cléo, me soa moderno e fresco. Chloe não gosto tanto. Também acho que algumas pessoas teriam dificuldade na pronúncia.

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto de alguns dos novos nomes curtos, como Concha e Luz... Porque é que não me apaixono por Cleo? =( Apesar das coisas, gosto mais do que de Chloe (que, aliás, em Portugal pode causar dúvidas quanto à pronunciação), pelo que leva o meu voto.

    ResponderEliminar
  9. Sendo que a Cleo Pires é uma das mais atrizes brasileiras favoritas pela qual tenho uma grande admiração, quando propus o nome ao meu marido adorou. Só que ficamos com medo de ser demasiado moderno. E lá está a única Cleo que conhecemos é essa (e o peixinho do pinoquio hehe)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)