Duelo de nomes - Dinis vs Vasco

em 10/03/17


O nome Vasco é um nome clássico em Portugal mas, apesar de ser comum, não é um nome demasiado popular. Em 2011, teve ao seu melhor resultado das últimas décadas, chegando à 27.ª posição mas, entretanto, já saiu do top 30. Olhando para o panorama atual, Vasco teria tudo para ser mais usado mas, felizmente, tem-se mantido afastado da barreira dos mil registos. 
O seu opositor de hoje, Dinis, era um nome praticamente em desuso até meados da década de 90, altura em que os portugueses começaram a olhar com outro interesse para os nomes aristocráticos. A meu ver, Dinis tem características que o poderiam tornar num êxito retumbante, seguindo os passos de Afonso e Tomás, por exemplo. E é, de facto, um dos nomes mais populares do momento, mas a 16.ª posição do ranking fica aquém das minhas expectativas. O que também é bom sinal. 
O que é que vocês acham de Vasco e de Dinis? Qual dos dois preferem? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem



17 comentários:

  1. Gosto de ambos os nomes. Considero-os nomes muito ao "mesmo nível", contudo, acho que se tivesse de escolher optava por Dinis, uma vez que não conheço nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Vasco e simpatizo com Dinis, foi uma decisão fácil.
    Considero-os do mesmo estilo e acho que até faziam um bom par para irmãos.

    ResponderEliminar
  3. Tenho em casa um Vasco e um Dinis, não dá para escolher entre os dois ;) Tenho também a princesa Caetana, e agora grávida de um bebé envergonhado, 33 semanas e não quer mostrar se é menino ou menina, e sem nome escolhido, como diz o meu marido é a nossa "adivinha".
    Não nos quer ajudar na escolher do nome perfeito que combine com os dos manos? Não queremos que as iniciais se repitam.

    Parabéns pelo blog maravilhoso
    Um beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Sofia! :) Obrigada pelas palavras tão simpáticas!
      Aqui ficam as minhas sugestões:

      Benedita
      Francisca
      Mafalda
      Pilar
      Teresa

      Mateus
      Matias
      Nuno
      Xavier

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Gosto de Vasco. Conheci alguns na minha adolescência, mas em bebés e crianças já não ouço tanto. Dinis era um dos meus favoritos mas tenho conhecido tantos bebés que já enjoei :/
    Mas não os consideraria do estilo...

    ResponderEliminar
  5. Desta vez, foi foi dificil votar. Sem duvida que opto por Dinis.
    N gosto de Vasco, acho-o grotesco.
    Dinis acho um nome mais suave e meigo. O meu segundo filho era para ser Dinis, mas ficou Diego. No entanto, Dinis n está de parte para um quarto filho (caso venha).

    ResponderEliminar
  6. Desta vez, foi-me bastante mais fácil escolher: apesar de gostar muito de ambos, Dinis é um pouco “trendy” demais para mim, ao passo que Vasco é decididamente mais clássico. O primeiro Vasco que conheci foi no infantário, e era mais ou menos da minha idade; o segundo conheci pouco mais tarde, e é pai de uma das minhas amigas XD Sempre vi o nome Vasco como presente em todas as gerações, uma qualidade que ganha bastantes pontos comigo. O facto de não ser avassaladoramente popular só lhe dá vantagens!

    ResponderEliminar
  7. A seguir a João, que é um nome com tradição na minha família e, para mim, o mais perfeito, Vasco tem todo o meu coração. Aliás, até já está reservado para mim entre as minhas amigas eheh só espero que o futuro pai dos meus filhos goste tanto de Vasco como eu.
    Já agora Filipa, pares perfeitos para Vasco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jani, deixei algumas sugestões num comentário acima! ;)

      Eliminar
    2. Olá Filipa, em relação a pares perfeitos para Vasco, que tal Filipe :) Tenho um Vasco e espero outro menino :) Obrigada Filipa

      Eliminar
    3. Acho que combina bastante bem, são dois clássicos contemporâneos! :)

      Eliminar
    4. Perfeito :) Obrigada pela ajuda, Filipa :)

      Eliminar
  8. Estou completamente dividida. Não tenho qualquer ligação emocional com ambos os nomes e nunca conheci um que me fosse efetivamente próximo. Simplesmente, gosto. Gosto muito de Dinis e gosto muito de Vasco. Acho Dinis muito "trendy", muito fresco e isso agrada-me. Não vejo Vasco como um clássico, mas algo no nome me atrai, já para não falar da possibilidade de um "Vasquinho" na infância.

    ResponderEliminar
  9. Que giro, o meu marido tem o nome composto: Vasco Dinis 😀

    ResponderEliminar
  10. Que giro, o meu marido tem o nome composto: Vasco Dinis 😀

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)