Duelo de nomes
- Benedita vs Constança -

26.1.17


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, eu não considero que os nomes populares são feios e muito menos acho que uma coisa implica a outra. Há nomes no top 50 que me agradam muitíssimo, como é o caso dos que hoje proponho para duelo. Benedita & Constança estão no top 25 dos nomes mais escolhidos para meninas portuguesas, separadas apenas por vinte registos. Ocupam a 21.ª e 23.ª posição, respectivamente, e estão ambos num percurso ascendente, que é bem mais visível em Benedita, chegada ao top 100 apenas em 2008. Apesar de se usarem em Portugal há séculos, Benedita e Constança não eram propriamente comuns até ao ano 2000, ainda que Constança se pudesse encontrar em famílias mais tradicionais, mas agora ouvem-se um pouco por todo o lado! Para mim, são nomes do mesmo estilo e são Pares Perfeitos. Apesar de não serem literais, o seu significado virtuoso é inteligível, característica que valorizo e que, nos nomes mais populares, só volto a encontrar em Valentina! 
O que acham de Benedita e Constança? Conhecem adultas com estes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!

Atualização - resultado da sondagem:


21 comentários :

  1. Gosto bastante dos dois! E não sei bem porque razão, pois nunca prestei muita atenção ao nome Valentina até há pouco tempo atrás, mas entretanto tornou-se um dos meus preferidos. Adoro a sonoridade e o significado! Gosto imenso de Vitória, que também não está tão longe de Valentina em termos de significado, embora ache Valentina mais delicado e leve, mas dada a sua crescente popularidade, acho que Valentina destronou Vitória do meu top :)
    Filipa, como venho de uma família bastante tradicional, em que todos jogam muito pelo seguro em termos de escolhas de nomes, acha que Valentina podia ser um nome possível para uma irmã de uma Benedita e/ou Constança? Obrg

    ResponderEliminar
  2. Desde que me lembro sempre gostei de Benedita. Nada por aí além, acho-o agradável mas não passa disso. De Constança nem sempre gostei, aliás só quando li o livro Constança (e o seu desgosto com a relação de Pedro & Inês) é que passei a gostar muito do nome.

    Portanto, entre um nome que sempre me agradou mas nunca me fascinou, e um nome do qual não gostava mas passei a gostar muito, é óbvio que o meu voto vai para o segundo: Constança.

    ResponderEliminar
  3. Acho ambos os nomes bastantes agradáveis! Conheço Constanças mas nunca conheci uma Benedita.
    Para mim, eles estão muito ao mesmo nível mas acabei por votar em Constança porque adoro o "nickname" Sansa para o nome!
    Benedita, Constança e Valentina fariam um trio maravilhoso!! (Na edição dos trios perfeitos)

    ResponderEliminar
  4. Decisão muitíssimo difícil! Eu tenho uma Constança, uma Benedita e uma Margarida. Sempre foram nomes que me agradavam - prefiro nomes longos - e decidir qual gosto mais é completamente difícil! Mas gostei bastante do post! ;)
    Desta vez, penso que me não vou votar, mas prevejo que Benedita vá derrotar Constança, pois Constança ainda é muito visto como um "nome chique", da alta sociedade - chegaram a perguntar-me, na altura da revelação do nome escolhido, se pretendia educar uma criança snob que iria ser vista com uma futura "tia da Foz".
    Benedita é mais consensual, penso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre sonhei ter uma Constança. A sua tem algum diminutivo? Nota que as pessoas se "habituaram" ao nome ao lidar com ela e deixaram de considerar "beto"?

      Eliminar
    2. A Constança não tem nenhum diminutivo, se bem que, há uns meses atrás, numa série juvenil apareceu uma Constança, tratada por Tanta. Ficou com essa ideia e convenceu algumas amiguinhas a tratarem-lhe por Tanta. Eu, pessoalmente, gosto muito mais do nome em si.
      Quanto à segunda opção, felizmente, nunca nenhum familiar opinou sobre o nome. Isto é, nunca nenhum demonstrou desagrado ou desgosto, no entanto, os amigos e conhecidos que não gostavam foram habituando-se ao nome, pelo que agora é super normal. Confesso que, às vezes, quando revelo o nome a alguém, existem reações do 8 ao 80. Ou gostam muito, ou detestam! Mas o importante é nós pais gostarmos, certo? Se gosta muito, avance. Constança é um nome maravilhoso. Bjs.

      Eliminar
    3. Não acho nada que Benedita seja menos beto que Constança, é um bocadinho mais até, na minha opinião.

      Eliminar
    4. São ambos betos! O mesmo nível.

      Eliminar
    5. Eu acho Sansa muito giro como diminutivo de Constança.

      Eliminar
  5. Benedita pois faz-me lembrar a actriz Benedita Pereira de quem gosto bastante

    ResponderEliminar
  6. O meu voto vai para Benedita, sem dúvida, tem musicalidade no nome, e por sinal conheço uma Benedita com apenas um mês!

    Constança, acho mais pesado, já o apreciei, mas não atualmente, e também conheço uma Constança com uns 6 anos.

    Valentina, conheço uma com 1 ano, e quando soube que a menina se ia chamar Valentina, confesso que fiquei muito surpreendida com o nome, tendo em conta o "histórico" de nomes da mãe e das tias, Cátia, Sandra e Fabiana, respetivamente, não estava nada a espera que a escolha recaí-se em Valentina, que confesso adorei! A justificação da mãe para a escolha do nome, é que quando se escolhe os nomes em bebés só pensam nos nomes das crianças enquanto bebés e crianças, mas um dia vai ser adulta, por isso escolheu um nome forte, o que não deixa de ser válido.

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma filha Benedita. Os nomes femininos compridos soam-me em geral muito pesados, como é o caso de Carlota, Vitória e, lá está, Constança. Mas Benedita não. Para mim é mais delicado, a escolha teve a ver com isso. Frederica -como a sua filhota - também é comprido, mas também é, aos meus olhos, delicado. Não acho Constança nada gracioso. Há nomes para todos os gostos :)

    ResponderEliminar
  8. Apesar de não ser o estilo de nome que me costuma agradar, gosto de Constança. Em pequena apenas conhecia uma, filha de "pessoas de bem" e que tinha uma irmã Kika (não sei se Francisca ou Frederica). Mas era também o nome de uma das personagens de uma das minhas série favoritas: D'artagnan (diferente do Dartacão).
    Penso até que integrou algumas vezes as listas que fazia com nomes para futuros filhos.
    Para a leitora acima, há Constanças que por vezes são chamadas de Concha :)
    O meu voto vai assim para Constança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo Concha um nome próprio torna-se confuso chamar uma Constança de Concha. E sinceramente, não encontro muitos pontos comuns entre Concha e Constança. Nao faz muito sentido, a meu ver...

      Eliminar
  9. Conheço várias Constanças e Beneditas pequenas (com menos de 12 anos).

    O meu voto foi para Benedita, até porque conheço uma adulta com este nome. Tem cerca de 60 anos, trabalha como empregada de limpezas, é uma mulher independente, dura, brutinha e trabalhadora: todo o oposto da delicadeza que muitos parecem ler no nome, mas eu admiro-a imenso.

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto de Benedita, mas adoro Constança, por isso o meu voto foi óbvio.
    Concordo que fazem um par perfeito.

    ResponderEliminar
  11. Eu conheço várias meninas Constanças, é um nome que não acho muito feminino. Ao contrário de Benedita que acho um amor, diminutivo poderia ser por exemplo Benny, conheço uma Benedita de 5 anos que é assim que a chamam. Esta seria a minha escolha.

    ResponderEliminar
  12. Filipa, não tem nada a ver, mas agora lembrei-me de duas colegas minhas do jardim escola... a Sheila e a Viviane, cuja mãe se chamava Iolanda (uma espanhola e a outra brasileira). Que tal uns posts sobre estes nomes? Nem desgosto deles :)

    ResponderEliminar
  13. Filipa, enviei e-mail ontem, por volta desta hora. Aguardo resposta. Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
  14. Custou, mas o meu voto lá foi para Constança... Pesou o facto de, aos meus olhos, Benedita ser mais "trendy" - apesar de conhecer uma com trinta anos! Já Constança sempre conheci e tem, para mim, um carácter mais intemporal... Mas como o nome já existe na família, está excluído da minha lista de possibilidades XD

    ResponderEliminar
  15. Constança e Benedita são realmente pares perfeitos! Impossível escolher. São nomes betos mas são dos meus preferidos!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)