Adoro quando a lista do IRN passa a incluir nomes que são, de facto, usáveis, como me parece ser o caso de Savana. Não será um nome apelativo para todas as pessoas mas, para quem gosta de nomes fortes, literais e pouco comuns, Savana poderia fazer todo o sentido. Enquanto nome, não tem grandes mistérios: tendo evoluído de Habana para Sabana até chegar à forma atual, Savana remete para uma planície, ainda que as suas características variem muito.
Quando ouço falar em Savana, a minha mente viaja logo para os documentários da "Vida Selvagem", e juro que até começo a ouvir a majestosa voz do Eduardo Rêgo. Para mim, Savana é sinónimo de África, de animais selvagens, de terra batida.
Apesar do cenário e do meu optimismo, temo que o poder do substantivo seja demasiado forte para a generalidade das pessoas. Numa sociedade que, sejamos honestos!, é óptima a detestar nomes por dá cá aquela palha, Savana é capaz de ser ousado demais.
Para terminar, na série Mistresses, havia uma personagem com este nome, que era tratada por Savi!
Eu gosto de Savana, precisamente por me lembrar os animais :) Imagino uma rapariga livre, de personalidade forte e amante dos animais e da natureza.
ResponderEliminarNão gosto da entoação em português, embora admita que a sonoridade em inglês torna o nome mais delicado.
ResponderEliminarFilipa, tenho uma amiga que foi recentemente mãe de uma Maria Carminho. Acha que pode vir a tomar o lugar do tradicional Maria do Carmo e do diminutivo Carminho? Não gostei de imediato, talvez por me ser mais familiar uma Maria do Carmo, e confesso que até já comecei a habituar-me a Carminho como nome próprio, mas Maria Carminho achei no mínimo original.
Maria, em 2014 foram registadas cinco meninas com o nome Maria Carminho e oito Carminho Maria. São pouquinhas, mas até apostaria que entretanto o número aumentou, porque Carminho superou claramente Carmo na preferência dos portugueses e acho que juntá-lo a Maria é uma forma de lhe dar mais susbtância. Honestamente, não ficaria espantada se ultrapasse o número de registos de Maria do Carmo!
EliminarQue curioso, eu já morei eu África e, no entanto, o nome transporta-me para os Estados da antiga Confederação... Acho que é por causa da cidade de Savannah, na Georgia (lindo, lind, lindo), e porque lá há muitas. Nunca conheci uma Savannah em África...
ResponderEliminarEm Portugal, o nome não me convence, apesar de o achar bonito. Uma das razões é o "v"... Aqui, chego a dar em doida com tantas "Ebas", "Bitórias" e "Bitinhos"...
Nos países do Sul (África Austral) que são de língua inglesa ouve-se muitos nomes com sons "Ch", "Sh", "Elle" e semelhantes: Chantelle, Cheryl, Rychelle, só para dar três exemplos.
Pois, concordo com a Maria, não me soa tao bem em português como soa a inglês.
ResponderEliminarAcho Savana muito feio mesmo. Tem uma sonoridade agressiva e não gosto da grafia do nome.
ResponderEliminarGosto de Savana, mas com a sonoridade perfeita e não "Sabana", como provavelmente, poderia acontecer se colocasse numa filha.
ResponderEliminarSavana é, sem dúvidas, um nome forte (mas não em demasia) e exótico.
Simplesmnte ADORO!
ResponderEliminarAdorooo. E estou gravida. Ainda não sei o sexo mas se for menina é muito provável que se chame savana porque sempre adorei savannah.
ResponderEliminarSavana é um lindo nome
ResponderEliminarforte e de personalidade