Bento

em 07/12/16


O site Baby Center Brasil divulgou ontem as listas dos nomes masculinos e femininos mais escolhidos pelas suas utilizadoras ao longo deste ano. As listas não são oficiais e muito menos representativas, mas são um óptimo indicador de tendências e os futuros pais brasileiros que querem evitar nomes populares devem mesmo consultá-las! 
Da lista masculina, gosto particularmente de Murilo, Artur, Octávio e Bento, que considero que se adaptam muito bem aos nomes mais usados hoje em dia por cá. Aliás, Artur já está às portas do top 50 português, tendo sido escolhido para 127 meninos. Para o ano, estreará o filme Rei Arthur, protagonizado pelo giraço do Charlie Hunnam, o que lhe dará grande visibilidade outra vez e quem sabe até onde o nome poderá chegar! Quanto aos restantes, praticamente não se usam.

Mas eu acho que chegou a hora de voltarmos a olhar com atenção para Bento, um nome que, apesar de ter caído em desuso, está profundamente enraizado na nossa sociedade. Partindo da vertente religiosa, com o culto a S. Bento [que tem como expoente a basílica de S. Bento da Porta Aberta, junto à serra do Gerês], passamos para a vertente política, já que o Palácio de S. Bento é a casa da democracia, albergando o Parlamento e a residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa. E mais: S. Bento dá ainda nome à belíssima estação ferroviária do Porto, hoje porta de entrada de milhares e milhares de turistas. Para quem prefere referências a pessoas, importa lembrar o brilhante guarda-redes do Benfica e da Selecção Nacional, Manuel Galrinho Bento, ainda hoje considerado um dos melhores de sempre na sua posição. Numa nota mais contemporânea, Bento Rodrigues, a cara das notícias da hora do almoço da SIC. E, para terminar em modo aristocrático, recordemos que os reis D. Pedro II e D. Carlos incluíram Bento nos [longos] nomes dos seus infantes.

Bento, que nos chega a partir de Benedito, significa "abençoado". Na minha opinião, poderia formar um par perfeito com nomes como Pilar, Caetana, Clara, Ana e Maria, ou com  Duarte, Salvador, Xavier, Tomé ou Jaime. Que 2017 seja o seu ano! 😉

19 comentários:

  1. Apesar de não ser católica, não consigo evitar o associassonismo ao Papa Bento XVI. Ou seja, lembra-me sempre a religião e, nomeadamente, pessoas mais velhas. Já os nomes que selecionou para os pares perfeitos, gosto de todos (exeto Jaime!).
    Não tinha a noção que Artur estava a tornar-se tão usado. Não é dos meus preferidos, mas também não desgosto completamente. Digámos que está no meio termo.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho Bento muito bonito, mas também me remete muito à religião. Não só pelo papa, mas pelo Santo. Não sabia que era tão utilizado aqui no Brasil, pois não conheço nenhum, nem adulto nem criança. Já os outros da lista como Enzo, Miguel, Artur, conheço vários. Olhando pra lista vejo que não mudou tanta coisa do ano passado pra cá.

    Quando olhei a lista feminina tomei um susto com Emanuelly em 28º. Como eu odeio esses Isabelly, Gabrielly, Raphaelly, Danielly. SOCORRO!!! Hahaha

    Mas o que eu adoro mesmo é ver as listas de nomes compostos. Quando penso em filhos só penso em nomes compostos. Da lista feminina fiquei encantada com Maria Valentina, da masculina achei tudo mais do mesmo.
    *-*-*-*-*
    Filipa, eu queria te dar uma sugestão. Você poderia fazer um post com uma lista (percebi que você adora listas) com nomes que sempre viram alcunha (apelido no Brasil). Por exemplo: Carolina\Carol, Patrícia\Pati, Eduardo\Edu\Dudu, Bianca\Bia, e por aí vai. Eu quando penso em nomes para filhos, sempre penso nas maneiras carinhosas que vou poder chamá-lo atravéz de diminutivos ou alcunhas daquele nome. Acho que deve ter muita gente que também pensa assim.

    Beijo Grande.

    ResponderEliminar
  3. Gosto mas não me diz muito, prefiro mil vezes Benedito, adoro <3

    ResponderEliminar
  4. É bonito mas não escolheria este nome para um filho. Tenho duas meninas: Sabrina nasceu a 7 de Outubro de 2011 e Alice nasceu a 16 de Fevereiro de 2015. Quero engravidar em 2017 e já escolhi nomes: menino será Lucas e menina Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho madalena um nome lindo. Faz um belo por com os outros dois. <3

      Eliminar
  5. Não gosto nem desgosto de Bento, porém associo-o demasiado à religião.

    Já nasceu a filha da Joana Sousa Cardoso e ao contrário do irmão que tem um nome bastante tradicional a bebé chama-se Olívia :) A propósito da escolha do nome a Joana disse a uma revista "As opiniões dividem-se, umas amigas mais conservadoras torcem o nariz, outras adoram”. Eu adoro não só o nome como o par Afonso e Olívia.

    ResponderEliminar
  6. Não percebo como Artur não é mais popular em Portugal... Acho que é dos meus nomes preferidos, lembra-me sempre do pequeno príncipe Artur do filme da Disney "A Espada era a lei" . Colocaria-o no mesmo lote de Lourenço, Duarte, Dinis e Vasco. Será que em Portugal acham um nome demasiado antiquado? Eu acho um nome fofo para uma criança :) Já Bento não sou grande fã.

    ResponderEliminar
  7. Conheço um jovem com cerca de 20 anos que dá pelo nome de Bento, apesar de ser o apelido. Sempre achei curioso, já que não é muito comum... mas assenta-lhe que nem uma luva =) É afável e descontraído, e até um pouco parecido com o rapaz da foto.

    ResponderEliminar
  8. No Brasil, a atriz Fernanda Rodrigues tem os filhos Luisa e Bento. Acho nomes muito lindos, principalmente Bento, embora prefira Benjamim.

    ResponderEliminar
  9. O filho da atriz Juliana Silveira é Bento assim como filho caçula da atriz Glória Pires.

    ResponderEliminar
  10. Se tiverem mais nomes para acrescentar a esta lista, sinta-se à vontade, sei que está incompleta! :D
    Filhos dos famosos brasileiros - a lista!

    ResponderEliminar
  11. Adoro Artur está no meu top 5.
    De Bento não gosto, prefiro Benedito.

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. madeMOIselle, muitos parabéns! :) Fiquei sempre na dúvida sobre qual dos dois nomes seria o escolhido, que bela surpresa! As maiores felicidades! :)

      Eliminar
    2. Que original e bonito :)
      Agora fiquei curiosa, qual era a outra opção?

      Eliminar
  13. Confesso que não me lembro de ter pensado alguma vez em Bento. Fiquei repetindo aqui gostei e achei bonito, mas não usaria. Sobre a lista do Babycenter desde criança Miguel é um dos meus nomes favoritos para meninos era o primeiro nome que me vinha a mente para um bebe eu nem cogitava outro e na ocasião via muita gente torcer o nariz e veja só desde 2011 se não me engano ele é o campeão da lista e continuo amando o nome, mas desde que ele virou popular d+ eu comecei a pensar em outros. Agora Aurora que tbm amo entrou no Top 100 feminino (acho que demorou) e eu espero que ele não suba muito gosto de ouvir um nome vez ou outra aqui e ali nem muito frequente, nem muito escasso.

    ResponderEliminar
  14. Bento é um personagem da recente novela Velho Chico

    ResponderEliminar
  15. Bento é lindo de viver....está na minha lista,sou católica e ele é um forte candidato.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)