Georgina

em 24/11/16


Há uns dias, perguntava-vos quais eram os nomes que vocês adoravam mas que sabiam que nunca iriam usar. Pois bem, um dos meus guilty pleasures é Georgina e até já o proclamei aqui e aqui, mas sempre achei esta variante de Jorge caía na categoria dos renegados. Até que, de repente, descubro que o Cristiano Ronaldo tem uma nova namorada e que o nome dela é Georgina! Valha-me nossa senhora da Antroponímia, isto pode mudar as coisas! A correr bem [quero acreditar que o moço não iria usar peruca na Disney se não estivesse muito apaixonado!], serão capas e capas de revista, notícias diárias, programas do cor-de-rosa, será a loucura em torno da Georgina! E se há lição que já aprendemos bem é que os portugueses adoram um nome mediático por isso a esperança é mesmo a última a morrer! 

6 comentários:

  1. Prefiro Georgia - mais simples e com uma sonoridade bem mais agradável, pelo menos na minha opinião. Georgina para mim parece uma patricinha do século 19, sei lá...enquanto Georgia me remete a uma garota mais "cool," descolada, igual à filha lindíssima do Mick Jagger: Georgia May Jagger.

    ResponderEliminar
  2. Georgina arranha-me um bocadinho o ouvido. Por outro lado, Georgiana é um nome que sempre gostei, talvez porque sempre fui fan do livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen, onde Georgiana é irmã de Mr Darcy (e já que menciono o nome do personagem, também sempre fui fan do nome Darcy mas para menina). Georgia também me parece um nome "cool", é mais custo, e entra melhor no ouvido.

    Já agora, Filipa, será possível fazer um post sobre Pares Perfeitos para Gustavo?

    :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro, adoro, ADORO! XD Qualquer variante de Jorge é bem vinda - Georgia, Georgina ou Georgiana!

    Para alguns, a primeira pode remeter para o Estado americano - uma associação positiva ou negativa, conforme a opinião da pessoa. Não há dúvida que nos faz pensar no "Velho Sul" - já começo a ouvir os acordes de "Dixie's Land"... Para remediar, inspirou um sem-fim de canções (a minha favorita é sem dúvida "Georgia On My Mind").

    Já Georgiana tem associações literárias, graças à obra de Jane Austen. Para mim, isso tanto favorece como enfraquece: é que apesar de gostar de "Orgulho e Preconceito"... acho a personagem fraquinha =P (Fãs do livro: aconselho vivamente a "continuação" autorizada, "Death Comes to Pemberley", da autoria na incomparável P. D. James! E a adaptação para a TV também está muito boa! =D )

    ResponderEliminar
  4. Eu não usaria. Não gosto de Jorge nem das variantes, mas acho muito usável. Gosto de nomes assim, não muito extravagantes, mas não muito comuns.

    ResponderEliminar
  5. acho esta variante de jorge muito linda, mas só com a sonoridade em inglês !!! amooo o nome georgina em inglês é simplesmente fofo, mas em português não me aquece nem me arrefece

    ResponderEliminar
  6. Gosto do nome Georgina. Gosto também do composto Georgina Luisa

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)