Desafio ao leitor: pais de quatro meninas

29.11.16


O doodle de hoje do Google comemora o 184.º aniversário de Louisa May Alcott, autora de "As mulherzinhas", um dos livros que li e reli durante a adolescência e que retrata a vida das irmãs Jo [Josephine], Beth [Elizabeth], Megan [Margaret] e Amy. Na adaptação da obra para o português, houve quem traduzisse também os nomes próprios e o quarteto passou a ser Josefina, Isabel, Margarida e Amélia. No caso de Jo, outra autora optou por Maria João. Muito anos 20, não acham? 
Aproveitando a ocasião, regressamos a um dos meus desafios preferidos: imaginem-se mães ou pais de quatro meninas. Quais seriam os seus nomes?

97 comentários :

  1. Olivia Beatriz, Lavínia Helena, Teodora e Laura Manoela.

    ResponderEliminar
  2. Muito difícil, nunca pensei em 4 compostos para futuras filhas, mas provavelmente seriam estes: Aurora Dalila, Íris Olímpia, Mia Luz (eu sei que para alguns poderá ser too much mas eu adoro, diria mesmo que é até um guilty pleasure meu) e Gaia Jade.
    Fartei-me de escrever e apagar vezes sem conta e mudar várias vezes os compostos, realmente foi uma tarefa complicada.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Cara Pilar, adoro as suas escolhas =) Especialmente Amália. (E Julieta também, que tem no comentário abaixo.)

      Agora faço-lhe uma pergunta: estes são os seus eternos favoritos ou varia muito? E se tivesse um menino, e nenhum destes nomes fizesse (aos seus olhos) bom par com o dele, abandonava-os ou ia em frente com a sua escolha?

      Eliminar
    2. Obrigada :) Sim, são todos eternos favoritos! Uns entraram na lista há mais tempo (Amália, Evelina e Julieta), os outros há menos tempo (Isadora e Heloísa). Mas assim que entraram nunca mais saíram! :) Claro que tenho muitos outros nomes que adoro, mas estes estão mais acima.

      Quanto à outra pergunta, pessoalmente dou muita importância às combinações entre nomes, por isso se adorar um nome que a meu ver não combine com os outros, fica um pouco posto de parte. Mas os meus nomes preferidos é que vão ditar a "temática" a seguir. Neste caso considero Amália, Isadora, Heloísa, Julieta e Evelina nomes mais "clássicos" mas modernos, elegantes, descontraídos. Por isso os nomes que usar vão muito provavelmente seguir essa linha! :) Nos masculinos por exemplo os meus dois preferidos são Leonardo e Baltasar, e só Leonardo é que é popular, mas como partilha tudo o resto com os outros, não deixaria de o usar. Aliás, seria a minha primeira escolha (Leonardo Félix). Todos os nomes que usar serão com composto, com um 2º nome super moderno, cool e original :)

      Eliminar
    3. Mais uma vez, parabéns pelas escolhas =) Evelina é-me pouco familiar, mas é muito bonito e fica bem no conjunto.

      Apesar de gostar dos clássicos (os meus favoritos nesta categoria também permanecem imutáveis, tal como estão em baixo) sou bastante mais ousada nos meus gostos para nomes femininos. Para piorar as coisas, sou de "fases"... Normalmente tem a ver com as leituras e a música de cada semana/mês =P Ora ando muito tradicional, ora mais ousada. Por isso é que não consegui fazer apenas um conjunto de quatro favoritos: são uma misturada! Não parecem irmãs, parece uma turma! XD Essencialmente, são o primeiro de cada categoria que escolhi... (Que susto, ah?)

      A minha mãe e a Pilar dar-se-iam muito bem! XD Ela também morre de amores por Leonardo...

      Eliminar
  4. Victória, Margarida, Eduarda e Filipa :)

    ResponderEliminar
  5. Escolheria nomes clássicos: Amália Madalena, Carlota Augusta, Constança Catarina, Vicência Caetana.
    Minhas amigas acham todos brega, cafonas. Nomes de gente velha, mas eu não ligo. Minhas filhas terão nomes clássicos.

    ResponderEliminar
  6. Para mim seriam: Catarina, Helena, Joanna e Isabella (ou Isabel, nunca consigo me decidir hehehe)... mas se fosse pelos queridos curtinhos: Sofia, Beatriz, Luísa e Alice.

    ResponderEliminar
  7. Estava quase a acabar de escrever este comentário quando, sem querer, apaguei a página... Batia com a cabeça na parede, se não tivesse já essa sensação. Estar em casa com gripe deu-me para quase escrever aqui um testamento XD

    O meu exemplar de "Mulherzinhas" também tem os nomes traduzidos... Parece-me que isso começou a mudar quando entrámos no Séc. XX. (E a Jo era a minha favorita)

    Duma coisa tenho a certeza: se eu tiver mais do que um filho, o meu instinto vai sempre levar-me a "combinar" os nomes - seja por origens, culturas ou história. Daí que o nome de uma primeira criança seja, para mim, tão determinante.

    Tentei agrupar as minhas escolhas por estilos =) Uma vez que é um exercício pessoal, deixei de fora da equação nomes de família. Também evitei categorias nas quais não posso colocar os meus favoritos porque não são admitidos na lista do IRN (como "Nomes Mitológicos").

    Quatro meninas parece-me quase impossível, mas, se viesse a acontecer, qualquer um destes conjuntos poderia pertencer às minhas filhas =)

    Tradicionais/Clássicos: Helena, Isabel, Teresa e Margarida

    Tradicionais/Religiosos: Maria do Carmo, Maria do Rosário, Maria da Paz e Maria da Assunção

    Tradicionais/Naturais: Maria da Luz, Maria do Mar, Maria do Céu e Maria das Neves

    Virtuosos: Mercês, Pureza, Esperança e Constância

    Bíblicos: Ester, Lídia, Tirza e Salomé

    Medievais: Branca, Sância, Violante e Guiomar

    Antigos/Invulgares: Petra, Cássia, Áurea e Eloá

    Nomes Mágicos =) : Morgana, Oriana, Gisela e Isolda

    Podia passar aqui o dia, mas estas são as minhas opções favoritas. Duma coisa tenho a certeza: o primeiro nome irá ditar sempre a lógica da escolha dos outros.

    ResponderEliminar
  8. Matilda, Benedita, Letícia,Cloe.

    ResponderEliminar
  9. Neste momento... Quatro raparigas seriam Camila, Diana, Olivia e Siena.
    Mas há tantos nomes que consideraria... Os favoritos mudam todos os dias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão raro ver alguém que goste ou conheça o nome Siena... gosto por ser diferente ☺

      Eliminar
    2. Siena Teles (já agora, adoro a combinação nome + apelido!), eu adoro Siena :) Só não o penso usar, porque tenho outros nomes que prefiro.

      Eliminar
    3. Muito obrigada Pilar! Siena seria um nome que gostaria de ver nas meninas de hoje em dia. Como há muitos pais que querem fugir à popularidade, acho que é um nome fresco e invulgar e que tem potencial.
      Se calhar até era bom a Filipa abordar o nome Siena.

      Eliminar
    4. Esta senhora não se deve chamar Siena, porque Siena foi permitido há pouco tempo em Portugal, e além disso, fui ver ao Spie e há zero registos do nome Siena em Portugal.
      E ao pé de Teles, então.. Isto está mesmo com ar de ser um pseudónimo! Até porque é escritora! Nada contra, mas não tente enganar o pessoal que aqui sabe tudo sobre nomes, inclusive que não há Sienas portuguesas com mais de 5 anos.

      Eliminar
    5. Caro Anónimo não estou aqui a tentar enganar ninguem sobre nome nenhum e muito menos estou armada em espia a tentar investigar sobre cada pessoa que vem aqui comentar ao blog.
      Apenas gosto de seguir o blog tal como muitas outras pessoas.
      Fique sabendo que Siena é um nome que sempre adorei, estando ou nao nas listas de registos seja de Portugal, Brasil ou China... ao menos apresento-me com nome ao invés de "anónimo".
      Aprenda a respeitar os gostos dos outros e não venha para aqui se armar em bichinho sabichão da matéria. Cada um é livre de se apresentar com o nome que quiser, seja pseudônimo ou não.
      Faça um favor e deixe de se armar em Poirot atrás de quem faz simples comentários sobre as publicações do blog!

      Eliminar
  10. Helena, Victória, Isabel e Benedita
    ou
    Alma, Clara, Luzia e Mercês.

    ResponderEliminar
  11. Estando a morar em frança e tendo um companheiro com raizes americanas, e gostando de nomes clássico e intemporais os nomes, tendo escolhido para a minha primeira filha o nome Beatrice, se tivesse mais três provavelmente seriam Diana, Lydia e Alice ou Catherine.
    Traduzindo, seriam Beatriz, Diana, Lidia, Alice ou Catarina!

    ResponderEliminar
  12. Clara, Eva, Bárbara e Benedita ou Frederica (adoroooo os dois)

    ResponderEliminar
  13. Vera, Clara, Lúcia e Sofia.
    Os dois primeiros são os que estão mais decididos na minha cabeça e acho que ia querer que o resto dos nomes também não fossem muito compridos para não destoar. Se bem que a Sofia também poderia ser Flora ou Aurora... talvez na quarta rapariga arriscasse um bocadinho mais.
    Bom desafio. Eu sempre adorei "As Mulherzinhas" deve ter sido dos livros que mais li.

    ResponderEliminar
  14. Olívia, Aurora, Camila e Julieta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o problema vai ser escolher só um :)

      Eliminar
  15. Que super desafio, mas tão querido pensar em 4 meninas!

    Assim... Carlota, Maria, Sara e Dalila

    ResponderEliminar
  16. Sofia Iris, Ana Aurora, Catarina Isabel e Rosa Cordelia.
    Essa lista está sempre suscetível a mudanças... ;)

    ResponderEliminar
  17. Penélope Lilian
    Alexandra Victória
    Valentina Ingrid
    Geórgia Elizabeth

    ResponderEliminar
  18. Sofia, Elisa, Olívia, Cecília

    ResponderEliminar
  19. Benedita e Madalena
    Maria Clara e Maria Francisca

    ResponderEliminar
  20. Surpreendida com a quantidade de leitores que consideraria o nome Aurora :) Pessoalmente, não faz o meu estilo mas acho muito bonito.
    Os meus nomes seriam: Maria Benedita, Caetana Maria, Madalena Maria e Maria Francisca.

    ResponderEliminar
  21. Bem, eu sou da opinião que escolher o nome para um filho, é uma grande responsabilidade, porque é uma coisa que nos acompanha a vida toda, e apesar de eu achar que já tinha os nomes dos meus filhos decididos, quando conheci o Nomes e mais Nomes, logo, logo mudei a minha opinião, e atualmente, já nem sequer gosto do nomes, que tinha pensado.

    Apesar de ser um nome, muito, muito usado, há 1oo1 meninas, por todo o lado com este nome: Matilde.

    Continua a ser um dos meus preferidos, no entanto, acho que nunca o vou usar, porque a minha afilhada chama-se Matilde e não quero estar a repetir o nome.

    Com 4 meninas, os nomes seriam: Camila, Margarida, Frederica e Olívia.

    Não sei se seria por esta ordem, porque sou da opinião da Mariana C. que a escolha do primeiro nome irá sempre ditar a lógica da escolha dos outros nomes, por isso, não sei seria esta a ordem.

    ResponderEliminar
  22. Conheço um casal com 4 filhas , com nomes todos começados pela mesma letra Constança , Catarina , Caetana e Carminho
    Eu pessoalmente se tivesse gostaria que fossem Diana , Matilde , Pureza e Valentina

    ResponderEliminar
  23. Gosto da combinação das 4 irmãs mais velhas do clã Kardashian todas começadas pela mesma letra K: Kourtney Mary , Kimberly Noel , Kloe Alexandra..!

    ResponderEliminar
  24. Os nomes que punha nas minhas 4 meninas seria :

    Aurora, Leonor, Clara, Benedita Amooo os nomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que são todos nomes extremamente bonitos e suaves!

      Eliminar
  25. Para mim acho que seria Madalena (este nome está decidido para a minha futura filha desde que eu tinha pelo menos uns cinco anos), Mabel (se fosse permitido), Mercês (nunca irei pôr este nome da realidade porque a minha mãe foi criada com uma tia que tinha este nome e ela era muito má) e Guiomar.

    ResponderEliminar
  26. Francisca, Matilde, Olivia e Pureza

    ResponderEliminar
  27. Margarida, Madalena, Francisca e Benedita. E se fossem quatro rapazes?

    ResponderEliminar
  28. Nomes curtos, modernos, e internacionais:
    Mila, Eva, Adele, Lily

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto especialmente de Eva. Uma das razões para gostar tanto de Camila é exatamente a possibilidade de encurtar para Mila, que também adoro!

      Eliminar
  29. Benedita, Constança, Alícia e Olívia (maybe)

    ResponderEliminar
  30. Francisca, Constança, Carlota, Antónia

    ResponderEliminar
  31. Optaria por nomes ligados a literatura, de mulheres fortes, que fossem bonitos, elegantes e clássicos, então seriam: Beatriz (A Divina Comédia), Emma (Madame Bovary), Clara (A Casa dos Espíritos) e Alice (Alice no país das maravilhas)... enfim, nomes que me agradam e que me marcaram quando li estes livros.

    ResponderEliminar
  32. Ah e esqueci me de referir que tenho 5 irmãs e os nomes são Bianca Maria (26 anos), Catarina Filipa e Tânia Filipa (22 anos), Carla Sofia (16 anos) e Nicolle Gabrielle ( já nascida em frança, com 6 anos)!

    ResponderEliminar
  33. Credo tanta gente a escolher nomes do mais beto possível...Que horror

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São gostos. Horror é criticar - ainda por cima indelicadamente - escolhas diferentes da sua só porque não gosta delas.

      Eliminar
    2. Olha pronto tinha de ser uma com nome beto a responder. Acho horror sim e dou a minha opinião, estou a dizer que os nomes são horror e não as pessoas! Escusa de se sentir ofendida. Critico porque tenho esse direito, este é um espaço para dar opiniões boas e más. Não gosta ignore o meu comentário.

      Eliminar
    3. Não me senti nada ofendida, não se preocupe. E sim tenho um nome beto, (Maria Pilar para "piorar"), mas é só mesmo o nome. Não gostei foi do seu comentário que me pareceu agressivo e mal educado, coisa que acredito que a minha resposta não foi. Os nomes betos existem, não gosta deles, já percebi, mas tente não se deixar afectar por isso, ou então deixe, é uma escolha inteiramente sua, mas então tente não ser indelicada para as pessoas que escolhem esses nomes. Está no seu direito de criticar mas há críticas bem educadas e a sua não me pareceu, daí ter-lhe respondido. Agora digo-lhe eu: não se sinta ofendida, porque também tenho o direito de responder - educadamente - às opiniões das outras pessoas.

      Eliminar
  34. Alice & Olívia & Elisa & Amélia :)

    ResponderEliminar
  35. Seriam: Frederica, Teodora, Valentina e Antonia.
    E se pudesse, pelos internacionais: Ema, Ava, Liv e Kaia.

    ResponderEliminar
  36. Martina, Filippa, Rebecca e Larissa

    ResponderEliminar
  37. Olívia, Camila, Isabela e Estela

    ResponderEliminar
  38. Se fossem 4 rapazes.... E sabendo que ja tenho 3 meninos, talvez escolhesse:
    Tiago, Diego, Kevin & Daniel
    Tiago, Diego, Kevin & Simão
    Tiago, Diego, Kevin & Dinis
    Tiago, Diego, Kevin & Leonardo
    Tiago, Diego, Kevin & Martim
    Tiago, Diego, Kevin & Levi
    Tiago, Diego, Kevin & Valentim

    O pior é k o meu marido n gosta da maioria dos nomes :(

    ResponderEliminar
  39. Para mim, o quarteto perfeito seria: Caetana, Mercês, Olívia e Luísa

    Com a mesma inicial: Caetana, Carminho, Constança e Camila

    Curtos, modernos, internacionais: Ásia, Zara, Manon e Jade (e adoro Katie, é super amoroso e fofinho, portanto não consigo excluí-lo. Nesta categoria não me consigo restringir a apenas 4 nomes, pois os nomes do meu top5 estão em pé de igualdade)

    ResponderEliminar
  40. Para 4 meninos escolheria: Benjamim, Lourenço, Frederico e Matias <3

    ResponderEliminar
  41. Helena, Isabel, Amélia e Luísa

    ResponderEliminar
  42. Adília, Violeta, Frederica e Salomé

    ResponderEliminar
  43. Bárbara, Áurea, Joana & Madalena :)

    ResponderEliminar
  44. Leonora, Constança, Helena e Lídia ou, até mesmo, Lilian

    ResponderEliminar
  45. Filipa, não só imagino como tenho 4 filhos, aliás, 5 sendo que o mais novo ainda se encontra na barriga! :)

    Dito isto, cá em casa moram a Leonor, o Duarte & Dinis e a Luísa
    Em breve juntar-se-à um Lourenço ou uma Matilde/Maria.

    Bjs.
    Teresa

    ResponderEliminar
  46. Leticia.Lenita larissa livia
    Leticia já tenho.rsrs

    ResponderEliminar
  47. Aurora, Guadalupe, Amélia e Julieta

    ResponderEliminar
  48. Sem dúvida Constança, Francisca, Madalena e Benedita.

    ResponderEliminar
  49. Eu tbm sou apaixonada por nomes. Então... Dificil porque gosto de muitos nomes. Para meninas eu ficaria com: Maitê, Aurora, Jade e Hana (assim numa grafia simples mesmo). Sei que a pergunta é só nomes de meninas, mas... Se fossem 4 meninos: Miguel, Nícolas, kadem e Vitório

    ResponderEliminar
  50. Catarina, Bárbara, Victória e Cecília

    ResponderEliminar
  51. Laura, Clara, Júlia e Ester.

    Ou

    Aurora, Elisa, Amélia e Rosa.

    ResponderEliminar
  52. Confesso que não acho fácil escolher um nome, muito menos quatro. Mas, sem dúvidas, as minhas escolhas seriam: Margarida, Leonor, Luísa e Maria - iniciais aos pares e todos nomes de infantas portuguesas.
    Além disso, soa-me bem "a Margarida, a Leonor, a Luísa e a Maria".
    E as suas escolhas, Filipa? ;)

    ResponderEliminar
  53. Engraçado, que são exatamente 4 nomes de meninas que tenho na minha lista!?:

    Lavínia, Maitê, Bárbara e Isadora.

    ResponderEliminar
  54. o meu irmão tem, precisamente, 4 filhos, mas o mais novo é rapaz - o tão desejado menino! eu não sei que nomes escolheria, pois tenho uma lista de nomes que adoro, logo não sei quais escolher e conjugar. os meus sobrinhos são, então, Maria Beatriz, Maria Margarida, Maria Leonor e Afonso Maria - gosto muitos dos nomes dos 4 e só tenho pena que não sejam tratados pelo composto, mas sim por Bia (não gosto nada!), Guida (ainda pior!), Nono e Afonso. sou das únicas pessoas próximas que os tratam pelos dois nomes. nem mesmo os pais o fazem!
    o nome Maria foi dado à primeira e a partir daí, tornou-se numa "regra" a seguir, já que não fazia sentido uma ter um nome composto e os restante não...

    ResponderEliminar
  55. Eu escolheria nomes diferentes, mas simples: Cora, Olímpia, Gaia e Maya.

    ResponderEliminar
  56. Bem eu como já tenho uma Zara então os nomes das irmãzinhas seriam Stella, Dalila e Flora.

    ResponderEliminar
  57. É muito difícil escolher mas possivelmente as opções passariam por Matilde, Luísa, Sara e Eliana.

    ResponderEliminar
  58. Meninas - Benedita, Constance, Luísa e Teresa
    Meninos - Henrique, Vicente, Lourenço e Salvador

    ResponderEliminar
  59. Júlia, Luz, Rosa e Amélia.

    ResponderEliminar
  60. Hoje as minhas escolhas seriam Emília, Margarida, Teresa e Helena. Isabel e Camila ficam em 5.º lugar ex-aequo, mas num outro dia qualquer bem poderiam estar no "top 4".

    Para meninos: António, Alexandre, Eduardo e Gabriel.

    ResponderEliminar
  61. Victória, Maria Isis, Giulia e Maitê

    ResponderEliminar
  62. Graça, Laura, Luísa e Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito! Apenas substituiria Laura por Isabel.

      Eliminar
  63. Óptimo desafio!

    Camila, Olívia, Cecília e Nina.

    ResponderEliminar
  64. Neste momento escolhia Amália, Angelina, Eunice e Heloísa :) Mas teriam todos os seus compostos.

    ResponderEliminar
  65. Violeta, Francisca, Olívia e Clara :)

    RMM

    ResponderEliminar
  66. Gosto muito destes desafios, dão que pensar bastante.

    Gosto muito de: Beatriz, Diana, Carolina e Vitória.

    Para rapaz é mais difícil, mas sempre gostei muito de Francisco e de Tiago. Também gosto de Gabriel e Duarte.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)