Rosana

em 19/10/16


Durante a minha infância, conhecia duas meninas chamadas Rosana, o que fez com que, durante muitos anos, este fosse um nome tão normal para mim como Liliana, Mariana ou Susana, só para citar o nome de algumas colegas que também frequentavam a mesma escola e cuja terminação era igual. No entanto, se ao longo do tempo fui conhecendo mais e mais Marianas, Cristianas e Lucianas, o mesmo não se passou com Rosana. Nunca mais me voltei a cruzar com uma e não tenho ideia de ouvir este nome nos últimos anos!
Não é claro, mas Rosana poderá ter origem persa e significar "brilhante", ou poderá resultar da junção de Rosa e Ana, dois dos nomes mais usados de sempre em Portugal mas que hoje têm níveis de popularidade díspares: enquanto que Ana continua a ser uma das escolhas mais frequentes para meninas, Rosa foi alvo de 31 registos em 2015, o que o continua a deixar fora do top 100. Visto por este prisma, até parece que não fica a grande distância dos cinco registos de Rosana, não é?
Na minha opinião, Rosana é um nome bastante agradável e acho que ficaria lindamente numa menina nascida hoje. Aliás, até o acho mais bonito do que alguns dos nomes terminados em -ana presentes no top de 2015 mas a verdade é que, nas últimas duas décadas, nos temos mantido fiéis aos mesmos antropónimos. Entre 1990 e 2015, estes foram os únicos nomes terminados em -ana presentes no top 100:

É um grupinho pequeno e alguns deles já estão um pouquinho saturados, pelo que seria óptimo se nos atrevêssemos a explorar outras opções. E se Rosa continua sem arrebatar corações, Rosana poderia beneficiar da terminação mais contemporânea!

10 comentários:

  1. Adoro Eliana, não sabia que já tinha estado no top 100! Dessa lista também gosto de Ariana, Caetana, Diana, Juliana e Viviana.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha parado para pensar em Rosana mas gostei :) Adoro Rosa, Rosário, Rosarinho, Rosália... Rosana é mais um para a lista.

    ResponderEliminar
  3. Nao gosto muito do nome.

    Sei que nao esta relacionado mas o que acham dum trio de irmaos com os nomes Davi, Abigail e Noemi sendo que as meninas sao gemeas?

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto muito de Rosana apesar de gostar de Rosa e de outros nomes associados a Rosa como Rosarinho e Rosalina (apesar de preferir a versão internacional Rosaline). Não sei explicar bem... acho que deve ser da terminação porque há poucos nomes com essa terminação que me atraiam.

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa,
    Que engraçado eu também tive uma colega de escola com o nome Rossana (escrito com dois s's). Mas ela apesar de portuguesa, nasceu na Venezuela. Também não voltei mais a ouvir este nome...
    Dos apresentados não gosto particularmente de nenhum e "derivados" de Rosa; Rosalina parece ser o mais melodioso :). Por outro lado, adoro a versão anglo-saxónica: Rose =)

    Saudações =)

    ResponderEliminar
  6. E porque não? Com a variedade que começamos a ter, pode ser que alguns pais abracem esta alternativa às opções mais saturadas... De todas as "Rosas", a única que eu consideraria para uma filha é Rosário, mas gosto de Rosana e gostava de o ver mais popular =)

    ResponderEliminar
  7. Se trocar o s pelo x o nome vira piada.....

    ResponderEliminar
  8. Lembro me de ter uma amiga chamada Rosana na primaria , estamos a falar em meados dos anos 90 e sempre se dirigiam a ela com trocadinhos como Rosana banana , Rosana cara de ...... por isso é um dos nomes agora que estando gravida nunca punha a uma filha minha

    ResponderEliminar
  9. Rosana deve ter origem no persa "Roshania" (brilhante) e não na junção de rosa e ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta! Ainda assim, há autores que alertam para a possível distinção entre Rosana e Roxana [que também é aprovado em Portugal], sobretudo em contexto latino!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)