Nomes nas notícias
- Florêncio & Fermelinda -

em 11/10/16


O nome mais ouvido ontem em Portugal teve de ser Florêncio, à conta do presidente da ANTRAL. Não sendo um nome que se ouça hoje em dia em crianças [em 2015, o mais aproximado foi o registo de um menino com o nome Floriano], é conhecido dos portugueses, inclusivamente na versão feminina, Florência. Em termos de reconhecimento, acho que andará ao nível de Florentino, sendo mais comum do que Floriberto ou Florival, que constam da lista de nomes aprovados pelo IRN. No Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa podemos ainda encontrar os obscuros Flórido, Floro e Florente. Florente nem me é muito estranho, por influência do meu primo Florent, que vive em França e que é carinhosamente tratado por Flo. 
Mas regressando ao senhor Florêncio, estava eu a ler um artigo muito interessante na revista Visão quando os meus olhos param em Fermelinda. À primeira, pensei que pudesse tratar-se de uma gralha e que a senhora se pudesse chamar Ermelinda mas uma pesquisa no Google fez-me chegar à Eng.ª Fermelinda Carvalho. Garantidamente, nunca me tinha deparado com este nome! Conheciam? 


Tudo isto me fez pensar em Flor. Em 2011 e 2012, era um nome muito citado pelos leitores do blog e chegava cá muita gente à procura de informação sobre ele. Além disso, foi a escolha das atrizes Joana Solnado e  Andreia Dinis, o que me fez pensar que podia tornar-se mais popular, mas a verdade é que tal não aconteceu, continuando a rondar os 35 registos anuais. Poderá dar-se o caso de ser demasiado literal?!

6 comentários:

  1. Florêncio ainda vai (e mesmo assim...) mas Fermelinda acho mesmo péssimo! :/

    Não sei se existe mas acho Florentim muito fofo! E gosto de Florentina (e de Florença) :)

    ResponderEliminar
  2. Florência é simples e lindo....gostei

    ResponderEliminar
  3. Por falar em nomes que nunca ouvi, ontem deparei-me com um:
    Imirene

    ResponderEliminar
  4. Hmmm, vivemos numa época de revivalismo e audácia onomástica, mas não sei se chega a tanto! XD

    ResponderEliminar
  5. Eu conheço um Florivaldo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)