Flávia

em 31/10/16


Há nomes de origem latina que são um bocado pesados. Depois, há outros que parece que têm mel, tamanha é a sua suavidade. É o caso de Flávia que eu consideraria um par perfeito para Lavínia, por exemplo. O problema? Em Portugal, usou-se com algum relevo na década de 80 e início dos anos 90, o que faz com que pareça algo datado. E essa lição já está bem estudada: nesta coisa dos nomes, o tempo sobrepõe-se sempre à beleza. 

Flávia, tal como Flávio. remete-nos para um gentílico romano, ou seja, era um nome de família. No caso, era o nome de família de um Imperador, Tito Flávio Vespasiano, que comandava o império quando estes encontraram um local, na Galécia, com águas abundantes e quentes. Aquele espaço pareceu-lhes tão relevante que decidiram homenageá-lo com o nome de família do imperador, dando origem a Aquae Flaviae, hoje conhecida como cidade de Chaves. E assim se explica por que motivo os habitantes de Chaves são Flavienses. Quanto ao significado, tudo indica que remete para "amarelo" ou, por associação, para "loiro".  
E voltando ao seu uso em Portugal: os dados que o IRN me forneceu indicam que, em 1990, foram registadas 334 meninas com este nome, o que corresponderia ao 45.º nome mais usado. No ano seguinte, o número desceu para metade mas, em 1993, houve um pico de popularidade e Flávia saltou para a 34.ª posição, chegando aos 432 registos. Possível explicação? Flávia era o nome protagonista da novela brasileira Despedida de Solteiro, transmitida em Portugal pela RTP1. Hoje em dia, tanto Flávia como Flávio estão abaixo dos 20 registos anuais. Em 2015, Flávia ficou-se pelos 14 registos, estando fora do top 100 desde o ano de 2006. 

16 comentários:

  1. Insiro-o na mesma categoria que Cátia. Não gosto de nenhum dos dois.

    ResponderEliminar
  2. Flavia era o nome da minha professora do segundo ano. GOs torcedores muito do nome !

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde poderia-me dizer se é permitido em Portugal o nome Jonathan.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua resposta, estou muito feliz o meu menino vai se chamar Jonathan ♡
      Muitas felicidades para a sua princesa que tem um nome tão lindo ♡

      Eliminar
  4. Acho um nome muito bonito e doce.

    ResponderEliminar
  5. Já Lavínia acho lindo, é dos meus (muitos) preferidos.

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma amiga chamada Flavia Margarida enfim ... ela simplesmente detesta o nome considero o nome suave sim , mas demodé também remete nos demasiado para os finais dos anos 80 , inicios dos anos 90
    Tenho uma menina de quase 3 anos chamada Letícia agora estou a espera da segunda e este sem duvida é um dos nomes que não me imagino jamais a incluir na minha lista de preferidos

    ResponderEliminar
  7. Flávia não figura entre meus favoritos, mas não acho feio. Apenas não me imagino com uma filha com esse nome. Lavínia é bonito.

    ResponderEliminar
  8. Conheço apenas um Flávio e nenhuma Flávia, mas, infelizmente, não consigo gostar... =P Atenção: não tem nada a ver com a minha opinião em relação ao tal Flávio, que até é bastante porreiro!

    Já Lavínia adoro =) Não é apenas antigo: é também uma daquelas pérolas vitorianas, pelo que consigo imaginar uma Lavínia com uma irmã Amélia ou Violeta... Divino!

    ResponderEliminar
  9. Equiparo Flávia a Vanessa, Cátia, Soraia entre outros, não gosto nada, é muito feio. Nunca poria esse nome à minha filha.

    ResponderEliminar
  10. Cátia, Soraia, Vanessa, Bruna, Flávia...not! Coloco todos "no mesmo saco" e não consigo gostar mesmo de nenhum! Não considero Flávia um nome suave, muito pelo contrário!
    A minha filha mais velha tem uma amiguinha no Colégio, cuja a irmã se chama Flávia Denise. É possível pior?

    ResponderEliminar
  11. Consigo ver a delicadeza e tranquilidade do nome, não acho que entre no mesmo grupo de Cátia, Vanessa, Soraia, que são muito fortes, mas tb não é dos meus favoritos. Penso em Flávia e lembra-me atrizes e famosas brasileiras, a ultima vez que ouvi falar de uma Flávia portuguesa, era uma concorrente da Casa dos Segredos.

    ResponderEliminar
  12. Detesto este nome! Todas as pessoas que o possuíam eram más, desagradáveis e pouco confiáveis.

    ResponderEliminar
  13. É o meu nome! Nasci em 1991 e foi meu pai que escolheu o nome. Eu gosto, mas mesmo significando "cabelos loiros", eu sempre fui morena, e sempre achei que o nome combina melhor com mulheres ruivas ou de cabelo mogno/acaju hahaha... E Pô Casório, eu não sou má nem desagradável :(
    :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)