Duelos Improváveis - Isadora vs Teodora

em 06/10/16


Não é preciso vasculhar muito nos arquivos do blog para perceber que eu tenho uma pequena inclinação para nomes longos e fortes. E não sou a única, porque a lista de cem nomes mais registados em Portugal está recheada de antropónimos que encaixam neste perfil. Mafalda, Constança, Francisca, Afonso, Rodrigo ou Henrique são nomes fortíssimos mas que, ao remeterem para as raízes lusas, ganham outra vitalidade que os nomes que oponho hoje dificilmente conseguirão alcançar. 
Isadora e Teodora são nomes de origem grega, que partilham a terminação em -ora, que neste caso significa "presente". Isadora [ou Isidora] é, então, Presente de Isis, enquanto que Teodora é Presente de Deus. Já lhes dediquei uma cartinha de amor em 2012 e continuo a gostar mesmo muito deles, mas não são nomes nada apelativos para os portugueses. Isadora foi escolhido para quatro meninas ao longo de 2015, Teodora apenas para duas e, a curto prazo, não vejo forma de esta realidade mudar. E, nos últimos anos, Teodora até tem estado constantemente nas notícias, por causa de Teodora Cardoso, presidente do Conselho de Finanças Públicas.  
No Brasil, Isadora está na moda, quem sabe se impulsionado pelo enorme sucesso de Isabela mas Teodora [ou Theodora] não tem a mesma visibilidade, o que poderá ser explicado pela superior popularidade de Theo, um dos queridinhos do momento! 

O que é que acham destes nomes? Qual deles vos parece mais usável? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem: 



14 comentários:

  1. Não gosto de nenhum. Li algures que o filho da Roberta Medina vai chamar-se Theo. Pelo que sei a Roberta é casada com um português com quem já tem uma filha, Lua.

    ResponderEliminar
  2. Estava falando com uma Isadora ontem (tinha 25 anos). Também conheço uma Isadora de 1 ano que é uma gracinha. É verdade que é bem mais normal aquí no Brasil, mas nao chega a ser uma moda, pelo menos nao na minha cidade.
    Entre os dois nao sei qual escolho. Teodora tem uma opçao de diminutivo lindo - Tea ou Thea - mas acho que Isadora seria mais bem aceito. Hoje voto em Isadora.

    ResponderEliminar
  3. Voto em Isadora, amo!! Acho-o tão fresco e elegante :D E adoro o composto Amália Isadora <3

    ResponderEliminar
  4. O meu voto foi para Teodora acho bonito e elegante.

    ResponderEliminar
  5. Entre esses dois nomes gosto mais de Teodora, acho melodioso, distinto e elegante :)

    ResponderEliminar
  6. Teodora me encanta, agora Isadora não!

    ResponderEliminar
  7. Não fazem meu estilo mas tem uma elegância me faz penssar em duas meninas fortes e linda
    Me agrada mas Isadora mas acho que Teodora vai ficar mas comum aqui no Brasil por causa da novela Haja Coração
    Gostaria de saber sobre o nome Aruna e pares perfeitos para irmãs e irmã gemea.
    Desde de ja agradeco

    ResponderEliminar
  8. Não gosto muito de nomes com terminação ora mas Isadora acho lindo adoro nomes começados por Isa. Teodora é bonito mas soa me mal no ouvido

    ResponderEliminar
  9. Não gosto nem de Teodoro nem de Teodora, agora Isadora até acho querido!

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho um fraquinho por Teodora mas tmb acho Isadora muito querido e diferente.
    Duelo renhido... mas acho que vou votar em Teodora, porque adoro Thea como diminutivo.

    E estranhamente como não gosto da terminação -doro no masculino eu que nem sou muito de gostar de nomes diminutivos gosto imenso de Theo.

    ResponderEliminar
  11. Hmmm, mais uma votação que foi renhida... Acho que depende das minhas "fases" de nomes XD Hoje, sinto-me inclinada para Teodora.

    Para mim, são ambos tão femininos quanto cheios de substância. Isadora lembra-me imediatamente a Isadora Duncan pelo que, quando penso nele, visualizo uma bailarina a fazer exercícios na barra =) A primeira pessoa que me veio à cabeça com o nome Teodora foi a princesa da Grécia... Por isso, aí temos: uma bailarina e uma princesa. É inacreditável que estes nomes não tenham mais registos! XD

    ResponderEliminar
  12. Acrescento apenas que, como diminutivos, gosto de Isa para Isadora, Thea (lendo-se "Têa" ou "Thia") para Teodora e Dora para ambas =) Até podem alternar com Dory - quem sabe, se calhar a criança gosta... E basta nadares, basta nadares... XD

    ResponderEliminar
  13. Acredito que a maioria vá escolher Isadora e que seja mais usável, até porque Isa e Dora são nomes mais comuns, com mais registos e mais presentes atualmente. No entanto, eu prefiro Teodora, acho que é um nome com muito mais força

    ResponderEliminar
  14. Adoro o nome Teodora :) adoro, adoro!
    E agora que sei o significado, ainda adoro mais <3

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)