Manel - OK ou KO?

em 21/09/16


Manuel é um dos nomes mais clássicos, tradicionais e transversais da sociedade portuguesa e apesar de a sua popularidade atual não se equiparar à das primeiras décadas do século passado, continua a ser um dos nomes mais escolhidos para meninos. 
Voltando à questão referida no post sobre os Nomes mais populares na Inglaterra, a respeito do uso de diminutivos como nomes próprios, gostava de saber qual é a vossa opinião sobre Manel, que foi aprovado em Agosto de 2013 e já integra o grupo de cem nomes mais registados por cá. Acham que, de certa forma, é uma evolução, que permite simplesmente passar a grafar aquilo que tanta gente já verbaliza diariamente? E, sabendo que vivemos num país onde ainda impera um certo pedantismo, que valoriza detalhes como cargos e apelidos sonantes, acham que é pertinente pensar que Manel poderá ser demasiado informal? 
Pessoalmente, até preferia que pudéssemos registar Mané em vez de Manel, que não me é nada instintivo, até porque cresci numa zona do país onde muita gente diz Manel a rimar com chapéu. Se não estou em erro, no Brasil, Mané é usado de forma algo  jocosa, mas eu vejo-o apenas como o melhor diminutivo de Manuel! 

22 comentários:

  1. Para mim é KO. Não só acho feio, como penso logo em diminutivo de Manuel - que acho muito bonito. Quem for Manuel pode ser Manel se assim desejar, mas ao contrário já me parece mais difícil. Mais depressa aprovava Mael (não sei se existe) do que Manel.

    ResponderEliminar
  2. KO. Para mim é diminutivo.
    O menino da foto é lindo!!

    ResponderEliminar
  3. Acho ridículo. É como agora aprovarem Antóne, Jaquim, só porque é uma forma de algumas pessoas dizerem o nome. Nem considero diminutivo, porque não é uma letra a menos que diminui o nome.
    Sinceramente? Manel é labrego. KO.

    ResponderEliminar
  4. KO. para mim é diminutivo, não usaria como nome próprio.

    ResponderEliminar
  5. KO. Concordo com a Pilar um Manuel pode ser Manel se assim o desejar o contrário já não vai acontecer.

    ResponderEliminar
  6. KO qb :) Aliás, nesta onda de KO li que a Fanny da Casa dos Segredos está grávida e que se for menino vai ser Sandiego a junção de Santiago+Diego... A ser rapaz será que Sandiego pode vir a destronar Santiago?

    http://www.vip.pt/fanny-rodrigues-se-rapaz-vai-chamar-se

    ResponderEliminar
  7. KO :P Um Manel vai passar a vida a dizer "Manel, sem U"...

    ResponderEliminar
  8. Manel é aceite no registo? Não fazia ideia. Entendo que Manel seja engraçado e até mais fácil em termos de entoação mas faz-me uma certa confusão um Manel de registo.
    Já Sandiego acho hediondo. O que virá a seguir, Sanfrancisco, Santomé, Sanpaulo? Aceito mais facilmente Santiago, que não adoro mas encaro como apelido, logo mais usável.

    ResponderEliminar
  9. KO.
    O rapaz vai passar a vida a ter de corrigir os outros e a explicar que é mesmo Manel, sem U. E as pessoas vão pensar que foi gralha do sr do registo

    ResponderEliminar
  10. Completamente KO, para mim é e sempre será diminutivo, não sou fã de Manuel, mas preferido sem dúvida Manuel a Manel.

    ResponderEliminar
  11. Como alcunha, OK. Como nome, KO =P

    ResponderEliminar
  12. KO como nome... acho que Manuel no papel, e para os amigos e família fica Manel. O filho da Ana Rita Clara ja nasceu! Surpreendeu-me a escolha do nome ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo aviso, ainda não tinha visto! Gostei muito da escolha da Ana Rita! 😁

      Eliminar
  13. Como nome, KO. Manel é um diminutivo curioso hoje em dia, tanto pode soar super labrego na aldeia (como diz o An. das 21:21) como supé beto em Cascais. :P

    ResponderEliminar
  14. Eu não vejo nada de mal em registar Manel. Não conheço nenhum Manuel que seja chamado Manuel. A maioria das pessoas regista Manuel mas nunca chama o filho Manuel. Eu quando vejo Manuel escrito tenho tendência a ler Manel mas talvez isso aconteça porque a maior parte da minha família é alentejana. No entanto, não é um nome que me agrade e não é uma simples letra que vai fazer diferença.

    ResponderEliminar
  15. Manuel (més culte) i Manel (més popular) també són acceptats en català.

    ResponderEliminar
  16. KO. Eu não usaria Manel. Aqui no Brasil chamamos Manuel de Manuel, pronunciamos o U. Não vejo com bons olhos tirar o U, porque parece com Mané e, como Ana Filipa escreveu, aqui no Brasil é usado de forma pejorativa.

    ResponderEliminar
  17. KO.
    Acho horrivel. Parece que falta alguma coisa.

    ResponderEliminar
  18. Manel é excelente!!! Gosto imenso.
    É um OK

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)