Manon

em 07/03/16


Longe vão os tempos em que podíamos reconhecer uma influência francófona nos nomes escolhidos para meninas portuguesas. Hoje, devido ao facto de estarmos muito menos expostos à cultura francesa e à globalização que afectou as escolhas em quase em todo o lado, os nomes ganharam uma dimensão internacional e a origem do nome foi perdendo importância. Ainda assim, há nomes que são impossíveis de dissociar de uma determinada nacionalidade e acho que Manon é um desses casos. 

Em francês, Manon é originalmente um dos diminutivos oficiais de Marie [estabelecendo um paralelo, Ninon é um dos diminutivos de Anne], mas a sua popularidade acabou por lhe garantir um lugar legítimo na lista de antropónimos, sendo hoje uma das escolhas mais comuns para meninas francesas e, em 2015, ficou às portas do top 20 de nomes mais registados em Paris. Estando relacionado com Maria, tem origem em Miriam, e significa "amar" ou "senhora". E para que não restem dúvidas, é aprovadíssimo em Portugal, ainda que  o número de registos anuais seja praticamente inexpressivo - em 2015, foi apenas registado duas vezes. 

Pessoalmente, tenho um fraquinho por nomes franceses, sobretudo pelos mais delicados e femininos; já escrevi sobre o meu amor por Anaís e Manon encaixa na perfeição na ideia de delicadeza, charme e elegância que associo às mulheres francesas.  E se Mia acabou por conquistar muitos portugueses [72.º em 2015], será que Manon pode ser encarado da mesma forma? 


Um beijinho à MadeMOIselle, por tudo e por sugerir o post de hoje! 

11 comentários:

  1. Eu gosto mt de nomes franceses. Maëva sempre foi o meu favorito! Mas como o meu primeiro nome é Eva e o meu marido me chama assim acho que faria mta confusão aqui em casa lol

    ResponderEliminar
  2. Adoro Manon e desconhecia que era aprovado em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Uma das razões para não haver mais nomes diferentes é porque as pessoas não sabem que são aprovados. Devia haver mais publicidade a nomes como este que é tão lindo. É também um nome de um bailado famoso.

    ResponderEliminar
  4. Filipa lanco lhe um desafio, chamo me nelma Tenho 33 anos e sou portuguesa, fale deste nome em pequena odiava hoje adoro porque há muito poucas.

    Quanto manon aparece no canal panda não gosto

    ResponderEliminar
  5. Filipa lanco lhe um desafio, chamo me nelma Tenho 33 anos e sou portuguesa, fale deste nome em pequena odiava hoje adoro porque há muito poucas.

    Quanto manon aparece no canal panda não gosto

    ResponderEliminar
  6. Sempre me fascinou Manon, devido a um dos filmes da minha vida: Manon das Nascentes, que recomendo vivamente. É nome de fada!

    Beijinhos,

    Joana

    ResponderEliminar
  7. Também gosto de Manon! É diferente mas familiar, tem um ar international e foge à repetitiva terminação em -a para meninas... Adora encontrar mais nomes assim!

    ResponderEliminar
  8. Também gosto de Manon! É diferente mas familiar, tem um ar international e foge à repetitiva terminação em -a para meninas... Adora encontrar mais nomes assim!

    ResponderEliminar
  9. Amo este nome é o nome de minha netinha francesa
    Conheço um senhor com este nome além de ter um pássaro com este nome

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)