Petra

21.1.16


A pedido da Mariana, hoje debruço-me sobre Petra, um nome que me agrada bastante mas que, durante muito tempo, passou despercebido à grande maioria dos portugueses. Não é, claro, um ilustre desconhecido, mas antes um nome pouco cativante. A minha leitura aproxima-se mais da da Mariana, que o descreve como sofisticado e exótico, mas reconheço que não é a opinião mais generalizada, sobretudo depois de ter ficado associado ao conhecido reality show da TVI, o mesmo que o mediatizou a ponto de entrar no top 100, em 2010, passando de 35 para 52 registos num ano! Acontece que esses programas têm vasta audiência mas pouquíssimo prestígio e há nomes que perdem, por aproximação. Felizmente, porém, daqui a uns anos ninguém se lembra disso e Petra poderá brilhar um pouquinho mais! 
O nome Petra está intrinsecamente ligado a Pedro e por terem a mesma origem, partilham também o significado, que varia entre "pedra" e "rochedo". Tal como a Mariana também frisou, Petra é ainda o nome de um território jordão, Património da Humanindade definido pela Unesco. 
Apesar da sua origem latina, é um nome que se encontra com maior facilidade na Europa Central e é o nome de uma das mais recentes campeãs do torneio de Wimbledon, Petra Kvitova. 
Regressando ao seu uso em Portugal, Petra tem-se mantido em redor da centésima posição do ranking, sem ultrapassar a fasquia dos cinquenta registos anuais. Em 2015, ficou na 92.ª posição, sendo alvo de 45 registos. 

24 comentários :

  1. Também não gosto. Sem ofensa. Também me dizem constantemente que não gostam do meu nome. Os gostos são muito diferentes.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do nome! Também o considero exótico e por ser pouco ouvido ainda é mais especial.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nada desse nome.

    http://ocantinhodacate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto, lembra-me petala. E acho muito clichê a associar os nomes a mediatismos, sou imune a essas ideias. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada, Filipa! =D Fiquei encantada por ver que atendeu ao meu pedido... Obrigada, e boa sorte nesta recta final da gravidez!

    Petra está definitivamente na minha lista de favoritos, ainda que uma criança possa não gostar de o ter no meio de tantos nomes com "consoantes líquidas", tais como Leonor, Madalena, Matilde ou Carolina... Por outro lado, quem de nós não desejou ter um nome diferente quando era criança? Ao fim de algum tempo, Petra ficará grata pela sofisticação e distinção do seu nome próprio.

    Apesar do meu amor por nomes compostos, creio que Petra é um daqueles que ficam melhor sozinhos. Quanto aos pares... terá de ser algo igualmente invulgar, ainda que não necessariamente nomes estrangeiros aceites em Portugal. Para uma irmã de Petra sou parcial a Ester, visto que ambos os nomes estão muito associados ao Médio Oriente - o primeiro por uma questão histórica e arqueológica, o segundo por uma questão bíblica e cultural (babilónica, persa e judaica).

    Para um irmão acho mais complicado encontrar pares na lista, ainda que, para mim, Isaac soe bem - para além de manter o "tema" Mediterrânico. Alguém tem sugestões para irmãozinhos e irmãzinhas de Petra? =)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Acho um nome TOP!
    Forte e carismático! Não é um daqueles nomes cheios de mel e enjoadinhos. Até porque o significado é praticamente literal!
    É mesmo bom.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto.

    E conheço uma de 7 anos, maravilhosa, uma das melhores amigas da minha filha. A miúda adora o nome, e é forte, original e divertida, acho que lhe assenta mesmo bem!

    ResponderEliminar
  8. Mariana C., veja se gosta de algum destes pares :)

    Petra & Alana
    Petra & Alba
    Petra & Alma
    Petra & Ária
    Petra & Aura
    Petra & Belém
    Petra & Chantal
    Petra & Cíntia
    Petra & Cloe/Cloé
    Petra & Concha
    Petra & Cora
    Petra & Dalila
    Petra & Diana
    Petra & Dione
    Petra & Dulce
    Petra & Eloá
    Petra & Eurica
    Petra & Felícia
    Petra & Fiona
    Petra & Guiomar
    Petra & Ingrid
    Petra & Irene
    Petra & Lavínia
    Petra & Liana
    Petra & Lira
    Petra & Lorena
    Petra & Luna
    Petra & Luzia
    Petra & Magna
    Petra & Maia
    Petra & Manon
    Petra & Mara
    Petra & Maude
    Petra & Máxima
    Petra & Miriam
    Petra & Mirto
    Petra & Muriel
    Petra & Nair
    Petra & Noemi
    Petra & Oceana
    Petra & Olímpia
    Petra & Oriana
    Petra & Orquídea
    Petra & Pilar
    Petra & Quar
    Petra & Reina
    Petra & Ribca/Rivca
    Petra & Romana
    Petra & Rosa
    Petra & Rute
    Petra & Safira
    Petra & Salomé
    Petra & Siena
    Petra & Tamar
    Petra & Tiana
    Petra & Zara

    Petra & Abel
    Petra & Aires
    Petra & Álvaro
    Petra & Amadeu
    Petra & Amaro
    Petra & Apolo
    Petra & Aquiles
    Petra & Aramis
    Petra & Ariel
    Petra & Caleb
    Petra & Celso
    Petra & César
    Petra & Cícero
    Petra & Conrado
    Petra & Daniel
    Petra & David
    Petra & Dinis
    Petra & Elias
    Petra & Eneias
    Petra & Enzo
    Petra & Eric/Erik
    Petra & Félix
    Petra & Franco
    Petra & Gabriel
    Petra & Gaspar
    Petra & Gustavo
    Petra & Heitor
    Petra & Hermes
    Petra & Inácio
    Petra & Isaac
    Petra & Jacó
    Petra & Jacinto
    Petra & Jonas
    Petra & Jordão
    Petra & Josué
    Petra & Kevin
    Petra & Lázaro
    Petra & Leandro
    Petra & Levi
    Petra & Lopo
    Petra & Luca
    Petra & Lucas
    Petra & Magno
    Petra & Marco
    Petra & Mendo
    Petra & Moisés
    Petra & Nero
    Petra & Nicolau
    Petra & Noah
    Petra & Octávio/Otávio
    Petra & Oliver
    Petra & Óscar
    Petra & Romão
    Petra & Romeu
    Petra & Salomão
    Petra & Samuel
    Petra & Sancho
    Petra & Simão
    Petra & Tadeu
    Petra & Tiago
    Petra & Tobias
    Petra & Tomás
    Petra & Tristão
    Petra & Ulisses
    Petra & Xavier

    ResponderEliminar
  9. Petra & Dante
    Petra & Noé

    ResponderEliminar
  10. Também sou das que não gosta!

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto, associo Petra a nomes como Bárbara, Caetana, Mercedes, nomes fortes, marcantes e elegantes.

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada pelas sugestões, Maria Pilar =) Confesso que os meus pares favoritos continuam a ser Ester e Isaac. Para mim, pessoalmente, na escolha de pares para Petra ficam bem os pouco compridos e com consoantes fortes - tal como a própria.

    Há um que me agrada muito individualmente mas não como irmã de Petra: Ingrid. Ingrid é um nome escandinavo, que me faz pensar em Vikings, neve e nos "fjords" da Noruega. Petra faz-me pensar na Jordânia, no deserto e em ruínas antigas...

    Normalmente, não consigo dissociar os nomes das suas origens geográficas =P É um problema que eu tenho XD

    Cumprimentos =)

    ResponderEliminar
  13. Também tenho isso em conta! Mas decidi sugerir na mesma porque nem todos têm as mesmas "pancas" que eu :P
    Petra & Ester fica um par bonito, como nunca pensei muito em Petra nunca me ocorreu este par :) Petra & Isaac também é giro!

    ResponderEliminar
  14. Deixe lá, Maria Pilar - entre as pancas que existem por aí, não é das piores XD

    Claro que, se um dia chegar a minha vez de dar um nome a uma criança, pode ser que tenha de ter em conta a opinião outra pessoa... Vai ser, no mínimo, interessante =P

    ResponderEliminar
  15. Acho um nome horrível,pior só mesmo Morgana.

    ResponderEliminar
  16. Lista de nomes permitindos link para baixar em PDF:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/NomesAdmit.pdf?nocache=1214922851.67

    ResponderEliminar
  17. Não gosto de Petra. É um nome que se encontra com alguma facilidade na Ilha da Madeira, sobretudo no Funchal, e através do qual se consegue perceber facilmente a condição económica da família. É, sem dúvida, um nome que se associa automaticamente a filhinhas de pais ricos!
    Nunca conheci nenhuma Petra nascida numa família humilde, ou que não fosse betinha.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite, Siena =)

    Que saudades do Funchal! A minha primeira "grande" viagem foi à Madeira (com direito a um dia em Porto Santo). Ainda andava no infantário, mas guardo memórias preciosas dessas férias... Por alguma razão, lembro-me vivamente do mercado do peixe XD

    Não sabia que o nome Petra é comum na Madeira - ainda que seja, como a Siena diz, em certos círculos. Talvez ainda lhe falte alguma flexibilidade, mas pode ser essa a característica que atrai muita gente: a "exclusividade" de um nome. Por alguma razão muitas de nós fazem figas para que os seus favoritos não subam no "ranking"... XD Enfim, pode ser que esse desejo de dar à criança um nome pouco popular faça com que venham a nascer Petras em famílias com menos poder económico.

    ResponderEliminar
  19. Mariana C. ainda bem que guarda boas memórias da Ilha da Madeira. Nunca é tarde para voltar à ilha e matar saudades, afinal de contas a Madeira é um cantinho do nosso Portugal que tem tanta beleza por descobrir.
    Quanto ao nome Petra, devo dizer que tem perdido popularidade ao longo dos anos, sendo que as últimas que conheci estão actualmente na casa do 20 anos. Agora as novas gerações de filhas de pais ricos seguem as tendências das Franciscas, Carlotas, Catarinas, Carolinas e Marias, se bem que são nomes que se começam a ouvir em crianças de outras condições sociais, ao contrário do nome Petra.

    ResponderEliminar
  20. Oh Siena Teles, não me tente... Até tenho quem me dê um sofá para dormir na Madeira - estou a ficar sem desculpas! XD

    Tem razão, os outros nomes que mencionou já estão mais "democratizados"... Petra ouve-se pouco. A única solução parece ser usá-lo ainda mais! =P Acredite, nos próximos dez anos os pais vão fartar-se de Leonor, Matilde, Margarida e companhia limitada, e vão procurar inspiração noutras paragens. É nessa altura que vamos assistir a uma crescente popularidade em Antónia, Caetana e, quem sabe, Petra - ou Ester, que também me agrada bastante. Torço para que sim! =)

    Entretanto, continuo solitariamente com a minha campanha pelo nome Hermione... =P Vai fazer falta à nossa geração!

    ResponderEliminar
  21. E eu tenho uma cadela chamada petra. Mas qd tiver uma filha poderá ser petra também. A serio. Filha e cadela com o mesmo nome

    ResponderEliminar
  22. Considero Petra um nome bonito mas demasiado exótico para meu próprio uso (num dos meus filhos).

    Associo a coisas muito positivas. Faz-me lembrar Petra na Jordânia e uma campeã nacional de natação Petra Chaves, hoje mais conhecida por ser irmã da atriz Diana Chaves.

    Beijinhos,
    Paula

    Vida de Mulher aos 40

    ResponderEliminar
  23. Acho Petra um nome incomum, mas muito atrativo. Claro que se um dia tiver uma filha não teria coragem de coloca-la, mais e um belo nome com sonoridade e significado. Um outro que me agrada aos ouvidos e Pérsia, não sei se ai em Portugal ele seria permitido.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)